Onde usar revestimento Ceusa: 5 maneiras diferentes de aplicar para valorizar o ambiente

Fazer um projeto é muito mais do que escolher materiais e móveis. É escolher uma das diversas maneiras de deixar um ambiente e agradável, funcional e com a cara de seu cliente. Nessa hora, a criatividade é muito importante – assim como a ousadia para experimentar com cores, materiais e texturas.

O revestimento cerâmico tem inúmeras possibilidades de aplicação. Só para citar alguns, temos aplicações em fachada, piscina, lareira, churrasqueira, parede, meia parede e chão.

Diante do grande portfólio de produtos da Ceusa, das novidades de revestimentos e seus diversos formatos, há incontáveis formas de inovar e ousar, até mesmo optando por formatos que você nunca imaginaria no seu ambiente.

Inspire-se nas possibilidades e transforme seu ambiente!

Revestimento da fachada

 

Há diversas formas de fugir da tradicional fachada com acabamento só na pintura. A utilização de revestimento em fachada se tornou mais comum devido a valorização do espaço, além da sua alta durabilidade, impermeabilidade e resistência.

onde-usar-revestimento-ceusa-fachada-com-revestimento

onde usar revestimento ceusa: fachada com revestimento

Indicações:

  • Em fachadas são indicados porcelanato 60×60 cm, 80×80 cm, 20,2×86,5 cm, 58,8×119,0 cm, 28,8×119,0 cm, revestimentos 7×24 cm, 43,7×63,1 cm e gres polido 58×58 cm, 58x120cm, e 80×80 cm;
  • É indicado assentamento com junta mínima de 2 mm entre as peças e argamassa especial para grandes formatos de uso exterior, como ACIII ou ACII, de acordo com a indicação do fabricante de argamassa;
  • Deve ter dupla camada de argamassa, na base do assentamento e no verso da peça;
  • Deve ter juntas verticais de 5 mm a cada três metros e juntas horizontais a cada pé direito. As juntas devem ser analisadas pelo engenheiro ou arquiteto responsável pela obra.

Requisitos:

Máximo 9 m para sistema convencional de assentamento. Acima de 9 m, obrigatório o uso de fixação adicional ou aplicação com sistema de fachada ventilada.

Lareira e churrasqueira com revestimento

 

A utilização de revestimento para lareiras e churrasqueiras traz mais aconchego e valoriza muito mais o ambiente, além de ser um material versátil e de alta resistência.

Também oferece grandes possibilidades estéticas pelas inúmeras inspirações tanto em materiais naturais como texturas mais alternativas.

onde-usar-revestimento-ceusa-lareira-revestida

onde usar revestimento ceusa: lareira revestida

onde-usar-revestimento-ceusa-churrasqueira-com-revestimento

onde usar revestimento ceusa: churrasqueira com revestimento

Indicações:

  • Para esses ambientes são indicados porcelanatos 60x60cm, 80x80cm, 20,2×86,5cm, 41x86cm, 58,8×119,0cm, 28,8×119,0cm e revestimentos especiais 43,7×63,1cm;
  • Deve ser assentado com junta de 1mm e dupla camada de argamassa ACIII, conforme indicações do fabricante da argamassa, aplicando na base do assentamento e no verso na peça.

Requisitos:

A churrasqueira deve ter dupla parede sendo uma de tijolos refratários. Na abertura da churrasqueira deve ser feito sistema de vigas distribuição de cargas (verga e contraverga).

Restrições:

  • Não deve ser aplicado na área interna da churrasqueira;
  • Produtos polidos e azulejos não devem ser usados para estes fins.

Piscina revestida

 

Hoje, não são apenas as pastilhas que revestem as piscinas. A demanda de formatos e cores para esta área aumentou consideravelmente, podendo assim explorar ainda mais esse ambiente de lazer.

As tijoletas estão super em alta e são uma opção diferente no uso do interior da piscina, podendo assentar de diferentes maneiras, como escama de peixe, explorando o efeito degradê, por exemplo.

onde-usar-revestimento-ceusa-piscina-com-revestimento-degrade

onde usar revestimento ceusa: piscina com revestimento degradê

Indicações:

  • Na área interna da piscina é indicado porcelanato 60×60 cm, 80×80 cm, 100x100cm, 20,2×86,5 cm, 58,8×119,0 cm, 28,8×119,0 cm e revestimentos especiais no tamanho de 43,7×63,1cm, com exceção dos brilhantes, além dos revestimentos em pequenos formatos como 20×20 e 7x24cm;
  • Nas áreas ao redor da piscina são indicados somente produtos antiderrapantes;
  • Dentro da piscina é indicado assentamento com junta mínima de 3mm e dupla camada de argamassa tipo ACIII, na base do assentamento e verso das peças;
  • A área externa é indicada junta seca com aplicação de rejunte impermeável com acabamento de selante.

Requisitos:

  • A piscina deve estar devidamente impermeabilizada e rejuntada com rejunte impermeável.

Restrições:

  • Na área interna não são indicados revestimentos monoporosos tamanho 43,2×91,0 cm e 33,8×64,3 cm;
  • Na área externa não são indicados porcelanatos com coeficiente de atrito classe I. Há restrição também para produtos com acabamento em ouro.

Revestimento de parede e meia parede

 

Na parede podem ser explorados todos os tipos de formatos, tipologias e texturas. Revestir meia parede traz um ar mais diferenciado e moderno, podendo ser usado até mesmo como cabeceira.

A foto por exemplo, traz o revestimento no tamanho 7x24cm brilhante, algo inusitado e encantador para um quarto.

onde-usar-revestimento-ceusa-quarto-com-revestimento-7x24-na-parede

onde usar revestimento ceusa: quarto com revestimento 7×24 na parede

Outro exemplo é a mistura de dois produtos na parede do quarto, incluindo a madeira colorida como se fosse a cabeceira e mais acima o xadrez, compondo com o mix de estampas.

onde-usar-revestimento-ceusa-mix-de-estampas-na-cabeceira

onde usar revestimento ceusa: mix de estampas na cabeceira

Alguns produtos ainda têm a versatilidade de assentar na vertical e horizontal, e quando possui relevo, ambas as posições trazem efeitos visuais diferentes, como exemplo o produto abaixo no tamanho de 43,7×63,1cm.

onde-usar-revestimento-ceusa-diferentes-posicoes-com-efeitos-diferentes

onde usar revestimento ceusa: diferentes posições com efeitos diferentes

Aprenda a fazer o cálculo de metro quadrado para piso e azulejo na hora de fazer um orçamento de obra!

Chão e parede

 

Uma forma diferente de usar os revestimentos cerâmicos é a composição do piso subindo como um detalhe na parede. Há uma grande variedade de produtos que compõem e possibilitam este uso.

O grande destaque dos revestimentos Ceusa são os amadeirados e com sua cor natural, que se confunde com a madeira real, sendo muito utilizada para chão e também para parede.

onde-usar-revestimento-ceusa-piscina-com-revestimento-amadeirado

onde usar revestimento ceusa: piscina com revestimento amadeirado

onde-usar-revestimento-ceusa-amadeirado-na-parede-e-no-chao

onde usar revestimento ceusa: amadeirado na parede e no chão

Esses são só alguns dos exemplos do que é possível fazer com revestimentos. Inspire-se mais ainda e crie projetos incríveis!

Ceusa Banner 2 - instagram

Esse post foi escrito pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a única empresa que garante assentamento junta seca, com produtos monotom, monocálibre e textura flossy.