Como e onde usar painéis de madeira: 9 formas de dar um toque profissional na sua obra

Conhecida e admirada por todos, a madeira é um dos materiais mais utilizados e requisitados em projetos residenciais e comerciais.

Além de atribuir beleza aos ambientes, a madeira traz a sensação de aproximação com a natureza e é também utilizada por arquitetos e designers de interiores para “aquecer” os espaços, já que transmitem a sensação de calor e quebram o aspecto frio muitas vezes causado por revestimentos de porcelanato e cerâmica.

Você já sabe quais são as diferenças entre piso de porcelanato e cerâmica? Entenda e descubra as vantagens de desvantagens de cada.

painel-de-madeira-onde-usar

painel de madeira: onde usar?

Porém, por se tratar de um material extraído diretamente da natureza, nem sempre a utilização da madeira natural em um projeto é viável, e muitas vezes seu uso fica longe de ser uma solução econômica ou sustentável.

Visando solucionar essas questões, os painéis de madeira industrializada (também conhecidos como painéis em MDF, MDP e HDF) se apresentam como uma boa opção para quem deseja utilizar os benefícios da madeira e ainda ter vantagens em termos de economia, sustentabilidade e praticidade.

Além disso, os painéis de madeira industrializada tem a vantagem de ser um material leve (muito mais leve que a madeira natural) e de fácil instalação, otimizando o processo e o tempo de obra.

Levando em conta essas e outras qualidades do material, reunimos algumas dicas importantes que vão auxiliar o profissional na hora de escolher e especificar painéis de madeira em seus projetos.

Veja também: 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado

9 dicas de como e onde usar painel de madeira

 

1 – Aplicação de painel de madeira nas paredes internas

 

painel-de-madeira-na-parede

painel de madeira na parede: painel de madeira aplicado com revestimento de parede e mobiliário

Uma das principais aplicações dos painéis de madeira industrializada é no revestimento de paredes, em que atribuem inovação e personalidade aos projetos.

Para a aplicação dos painéis em paredes internas a diversidade de acabamentos é bastante grande (inúmeras são as cores e texturas disponíveis no mercado), desde que não instalados em áreas sujeitas à umidade.

Os painéis de madeira podem ser utilizados tanto em ambientes amplos quanto em espaços mais reduzidos.

No caso de um apartamento pequeno, por exemplo, o painel pode ser usado de modo que a madeira alongue o comprimento da parede e crie a sensação de amplitude do ambiente.

Pode-se também aplicar esse material em painéis para televisão, por exemplo, muito utilizados na decoração de ambientes pela praticidade  e versatilidade: além da questão estética, também serve para esconder toda a fiação da TV e equipamentos, que criam um aspecto de desorganização no espaço.

As cores e texturas dos painéis devem ser escolhidas de acordo com o conceito idealizado para o projeto como um todo, sempre lembrando que conforto e bem-estar são qualidade imprescindíveis a todo o projeto.

Aprenda a utilizar as cores na arquitetura: descubra o efeito de cada cor no ambiente!

2 – Painel de madeira no banheiro e outras áreas molhadas

 

painel-de-madeira-onde-usar-painel-de-madeira-no-banheiro

painel de madeira onde usar: painel de madeira no banheiro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os painéis de madeira industrializada podem ser aplicados em áreas sujeitas à umidade, desde que tenham a especificação adequada para esse uso.

Essa informação é fornecida pelo fabricante. Portanto sempre que for utilizar os painéis de madeira em áreas sujeitas à umidade, como banheiros ou cozinhas, é necessário se certificar de que o acabamento escolhido é específico para esse fim.

Em banheiros e lavabos é interessante o uso da madeira para quebrar um possível aspecto de frieza ocasionado por azulejos, deixando o espaço visualmente mais convidativo e confortável.

Na cozinha, o painel de madeira também é recomendável tanto como revestimento de paredes quanto para complemento de bancadas e armários.

É possível identificar quando o painel é resistente à umidade devido à sua característica física: o miolo do painel apresenta aspecto esverdeado. Ainda assim, sempre certifique-se com o fabricante qual o uso adequado para cada tipo de painel.

Vale ressaltar que mesmo sendo resistente à umidade, deve-se evitar instalar o painel de madeira em locais com infiltrações ou em áreas internas.

Confira também nossas dicas na hora de projetar banheiros e cozinhas:

3 – Proteção ao fogo

 

painel-de-madeira-onde-usar-protecao-ao-fogo

painel de madeira onde usar: painel de madeira com propriedades de proteção ao fogo

Outra informação muitas vezes desconhecida pelos projetistas é que determinados painéis de madeira industrializada possuem características que retardam e evitam a propagação de chamas em caso de incêndio.

Esses painéis podem ser aplicados em áreas internas secas, paredes, tetos, pisos e mobiliário, sendo ideais para áreas comerciais de grande circulação que exigem segurança como teatros, cinemas, escolas, hotéis, shopping e outros.

Para saber se o painel escolhido possui ação retardante ao fogo, deve-se checar a informação junto ao fabricante.

É importante também que o produto tenha selo de aprovação do Corpo de Bombeiros e outros órgãos regulamentadores.

4 – Mobiliário com painel de madeira

 

painel-de-madeira-onde-usar-cabeceira

painel de madeira onde usar: cabeceira em painel de madeira

Outra aplicação muito interessante dos painéis em madeira industrializada é na confecção de itens de mobiliário, como bancadas, balcões, gabinetes, armários, bancos, etc.

Para esse uso, primeiramente deve-se avaliar o ambiente em que será instalado, se está submetido à umidade ou infiltração. Essa informação vai determinar o tipo de painel a se utilizar.

Além de móveis fixos, os painéis também podem ser utilizados em móveis soltos, como tampos de mesas e cabeceiras de camas.

A grande vantagem é que é possível desenhar os itens exatamente da maneira desejada no projeto e escolher a textura e cor mais adequada de acordo com a linguagem de todo o ambiente.

5 – Painel de forro de maidera

 

painel-de-forro-de-madeira

Painel de madeira no forro

É possível também aplicar os painéis em madeira industrializada no revestimento de forros.

Nesse ponto, a grande vantagem em relação ao forro de madeira natural é o peso do material. Por ser muito mais leve, apresenta instalação mais fácil e prática, representando também uma economia no custo final do projeto.

Para a escolha do tipo de painel a se instalar no forro, deve-se seguir o mesmo procedimento já recomendado na especificação de paredes: avaliar as características e funções do ambiente em que será instalado em relação à umidade e infiltração e a necessidade de proteção ao fogo.

6 – Divisórias

 

painel-de-madeira-onde-usar-divisoria

painel de madeira onde usar: painel de madeira como divisória

Além do revestimento de paredes, os painéis de madeira podem ser utilizados como divisórias, aplicados em uma estrutura interna para sustentação. Os painéis são fixados na estrutura por meio de parafusos ou detalhes de encaixes.

A vantagem das divisórias em relação às paredes é que permitem a flexibilidade do espaço, já que são de fácil montagem e desmontagem, possibilitando criar diferentes ambientes. Além disso, características como limpeza na obra e menor espessura também se colocam como vantagens em relação às paredes convencionais.

7 – Batentes e portas com painel de madeira

 

painel-de-madeira-onde-usar-porta-revestida

painel de madeira onde usar: parede e porta revestidos em painel de madeira

Os painéis de madeira podem ser utilizados também para o revestimento de portas e batentes, auxiliando na decoração dos ambientes.

Essa é uma solução de projeto muito interessante porque permite mimetizar as portas com os painéis de madeira que revestem as paredes. Dessa forma, as aberturas “somem”, criando uma continuidade de superfícies, efeito estético muito interessante.

8 – Detalhes de iluminação

 

painel-de-madeira-onde-usar-iluminacao

painel de madeira onde usar: iluminação nos nichos

Você também pode usar os painéis de madeira para criar efeitos de iluminação variados na marcenaria.

O material permite que a iluminação seja toda embutida em prateleiras ou nichos, por exemplo, proporcionando uma atmosfera aconchegante aos ambientes.

Além disso, a iluminação embutida também pode ser explorada em cabeceiras, painéis e espelhos retroiluminados por meio de fitas de luz ou outros tipos de lâmpadas.

Confira o curso gratuito de Lighting Design e vire um especialista na área:

curso-light-design

9 – Paginação de acordo com o tamanho das placas

 

Outra dica na utilização de painéis de madeira é atentar-se para o tamanho das placas disponíveis no mercado.

Por ser um material industrializado, as placas apresentam padrões de tamanho que variam de acordo com o fabricante e o tipo de acabamento recebido. Além disso, os painéis apresentam diferentes espessuras, que variam de 6 a 18mm.

É importante que as dimensões e espessuras das placas sejam consideradas nos projetos de painéis e mobiliários para que se possa programar adequadamente onde acontecerão possíveis emendas e paginações, tornando o resultado ainda mais interessante.

Unindo versatilidade e criatividade, os painéis de madeira podem ser grandes aliados em projetos que buscam valorizar os espaços de maneira mais econômica e ecológica.

Confira também nosso guia completo para escolher o piso ideal para cada ambiente do seu projeto!

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul.