Pirâmides do Egito: Tudo Que Você Precisa Saber +7 Curiosidades

As Pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos Faraós. Seja pela sua beleza, sua história ou mesmo pelos seus mistérios, uma coisa é certa: elas exercem enorme fascínio e suas construções despertam muita curiosidade nos “quatro cantos do mundo”.

Afinal, apesar dos diversos avanços nos estudos sobre essas robustas estruturas de pedra incríveis, construídas a milhares de anos, ainda restam muitas entrelinhas a serem decifradas sobre as Pirâmides do Egito. Por essa razão, se você tem interesse na área de engenharia e arqueologia e deseja se aprofundar nessas construções históricas, veio ao lugar certo. Confira!

As Pirâmides do Egito exercem enorme fascínio

1. As Pirâmides do Egito exercem enorme fascínio. Fonte: Pinterest

Veja também: Alvenaria – Saiba Tudo Sobre o Sistema Construtivo Mais Usado No Brasil

Como foram construídas as Pirâmides do Egito?

Pode-se dizer que as famosas Pirâmides do Egito foram construídas em um período em que florescia no Egito uma civilização rica e poderosa. Segundo historiadores e pesquisadores, as edificações começaram no Antigo Império (2.686 a 2.181 a.C.) e perduraram até o século IV d.C. Contudo, o auge das construções é destacado entre os períodos da Terceira e Sexta Dinastia (por volta do ano de 2.325 a.C).

Confira abaixo um passo a passo de como possivelmente foram construídas as Pirâmides do Egito.

Como foram construídas as Pirâmides do Egito: Passo a Passo

  1. Para tornar o terreno plano, acredita-se que os egípcios inundavam o local onde seria construída a pirâmide, por meio de um canal desviado do rio;
  2. Seguidamente, era necessário transportar as rochas das pedreiras para o lugar da construção, daí a relevância do Rio Nilo como meio de transportar esses grandiosos e pesados blocos;
  3. Depois, estudos revelam a possibilidade do uso de trenós de madeira puxados por cordas para promover o transporte dessas pedras em terra firme até o local da construção;
  4. Por fim, para erguer essas suntuosas rochas, acredita-se que a civilização egípcia se utilizava de rampas internas e externas às pirâmides, tornando assim possível atingir alturas majestosas.
O auge das construções das Pirâmides do Egito é entre os períodos da Terceira e Sexta Dinastia

2. O auge das construções das Pirâmides do Egito é entre os períodos da Terceira e Sexta Dinastia. Fonte: Pinterest

Veja também: Desvende a incrível história do design de interiores, do Antigo Egito até os dias de hoje!

Mas, afinal, para que serviam as Pirâmides do Egito? As grandiosas estruturas feitas de pedra calcária serviam para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram considerados pela civilização egípcia como sendo a personificação da divindade, escolhidos a dedo para serem mediadores entre os humanos e os deuses egípcios.

Não à toa que após a morte física, os egípcios acreditavam que o espírito do faraó, conhecido como Ka, permanecia no corpo e por sua vez necessitava de cuidados especiais. Daí, o motivo dos cadáveres serem mumificados. Sendo assim, durante as etapas de mumificação, todo o corpo do faraó era tratado com óleos e cuidadosamente envolto por faixas, com o objetivo de que não sofresse com o desgaste do tempo dentro das Pirâmides do Egito.

Além disso, o faraó era enterrado com tudo o que necessitaria depois da morte como alimentos, tesouros e até móveis. Familiares, sacerdotes e até altos funcionários eram também sepultados junto ao faraó nas Pirâmides do Egito.

As Pirâmides do Egito serviam para guardar os corpos dos faraós

3. As Pirâmides do Egito serviam para guardar os corpos dos faraós. Fonte: Pinterest

Veja também: Patrimônio Histórico – O Que É +14 Construções Históricas que Ficam no Brasil

Quem arquitetou a primeira Pirâmide do Egito?

Até 2.950 a.C, o início da Primeira Dinastia, as tumbas também denominadas de “mastabas” eram esculpidas em pedra, apresentavam uma forma piramidal e não eram muito altas. E foi a partir do modelo dessas obras denominadas “mastabas” que, por volta de 2.630 a.C, o rei Djoser foi quem arquitetou a primeira pirâmide do Egito.

Segundo historiadores e pesquisadores, a forma das Pirâmides do Egito foram escolhidas pelos egípcios para facilitar a ascensão do faraó aos céus, onde o mesmo seria acolhido por Rá (divindade mais poderosa da mitologia egípcia). A pirâmide Djoser apresenta seis degraus de pedra que somam 62 metros de altura. Na época, o túmulo de Djoser era o mais alto e foi cercado por templos e santuários para que o rei pudesse desfrutar da sua vida após a morte.

O rei Djoser foi quem arquitetou a primeira pirâmide do Egito

4. Pirâmides do Egito: O rei Djoser foi quem arquitetou a primeira pirâmide do Egito. Fonte: Pinterest

Veja também: Entenda o que é proporção áurea e porque ela mudou a história da arquitetura

Quais são as três Pirâmides do Egito mais famosas?

Segundo registros na história, todas as pirâmides do Egito recebem o nome dos faraós cujos os corpos foram enterrados em seu interior. Logo, essas informações se estendem também às três Pirâmides do Egito mais famosas, as quais foram nomeadas com base nos faraós sepultados no local. Por sua vez, as três Pirâmides do Egito mais famosas são: Pirâmide de Queóps, Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Miquerinos.

Pirâmide de Queóps

Considerada a maior e mais pesada obra já construída pelo homem, a Pirâmide de Quéops, também conhecida como Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide contempla o maior túmulo do mundo com 230 metros de largura na base e 140 metros de altura.

Constituída por cerca de 2,3 milhões de rochas de mais de duas toneladas cada, a Pirâmide de Quéops pode ser contemplada a quilômetros de distância com o brilho do sol. Vale comentar, que a pirâmide de Quéops é a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.

A Pirâmide de Quéops é também conhecida como Grande Pirâmide de Gizé

5. Pirâmides do Egito: A Pirâmide de Quéops é também conhecida como Grande Pirâmide de Gizé. Fonte: Pinterest

Pirâmide de Quéfren

Com 130 metros de altura, a pirâmide de Quéfren é considerada a segunda maior pirâmide na península de Gizé. Segundo relatos na história, Quéfren era filho do faraó Queóps e, por respeito ao pai, optou por fazer sua pirâmide 10 metros mais baixa. 

Ao lado da pirâmide de Quéfren está a Esfinge de Gizé, imponente escultura dotada de cabeça humana e corpo de leão localizada junto às Pirâmides de Gizé, com 200 metros de comprimento e 74 de altura.

A pirâmide de Quéfren é considerada a segunda maior pirâmide na península de Gizé

6. Pirâmides do Egito: A pirâmide de Quéfren é considerada a segunda maior pirâmide na península de Gizé. Fonte: Pinterest

Veja também: A arquitetura romana e seu grande legado para o mundo ocidental

Pirâmide de Miquerinos

A Pirâmide de Miquerinos é a menor desse grupo de três pirâmides e sua construção foi feita para abrigar o corpo sepultado do faraó Miquerinos, cujo reinado se estendeu entre 2.532 e 2.503 a.C.

O faraó Miquerinos era filho de Quéfren e, portanto, neto de Quéops e, por respeito ao pai e avó, a Pirâmide de Miquerinos é a mais baixa de todas, com 65 metros de altura e 105 metros de base.

A Pirâmide de Miquerinos é a menor desse grupo de três Pirâmides de Egito

7. A Pirâmide de Miquerinos é a menor desse grupo de três Pirâmides do Egito. Fonte Pinterest

Conheça 7 curiosidades sobre as Pirâmides do Egito

  1. Há 123 Pirâmides do Egito catalogadas, no entanto, nem todas se encontram de pé ou em bom estado de conservação;
  2. As pirâmides do Egito, por apresentarem uma estrutura que aponta para para cima, simboliza a ascensão dos faraós ao céu;
  3. A pirâmide mais antiga do egito é a do faraó Djoser;
  4. A pirâmide de Quéops é a mais antiga e a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que se encontra praticamente preservada até hoje;
  5. A grandiosidade das pirâmides do Egito e o luxo dos túmulos tem a ver com poder e representam a importância política e religiosa que o corpo ali sepultado representou para a civilização;
  6. Estudos revelam que a maior de todas as pirâmides, a de Quéops, a pedra mais leve pesa 500 kg e a mais pesada, 6 toneladas;
  7. Os egípcios possuíam avançados conhecimentos matemáticos, visto que estudos realizados pelo famoso arqueólogo, William Petrie (1853-1942), indicam, por exemplo, erros de desnivelamento de apenas 15 milímetros na base de 230 metros da pirâmide de Quéops.
Há 123 Pirâmides do Egito catalogadas

8. Há 123 Pirâmides do Egito catalogadas. Fonte: Aventuras na História

Confira mais algumas imagens das pirâmides do egito

A construção das Pirâmides do Egito começaram no Antigo Império

9. A construção das Pirâmides do Egito começaram no Antigo Império. Fonte: Instituto de Engenharia

A Pirâmide de Miquerinos apresenta cerca de 65 metros de altura

10. Pirâmides do Egito: A Pirâmide de Miquerinos apresenta cerca de 65 metros de altura. Fonte: Pinterest

A grandiosidade das pirâmides do Egito e o luxo dos túmulos tem a ver com poder

11. A grandiosidade das pirâmides do Egito e o luxo dos túmulos tem a ver com poder. Fonte: Todo Estudo

A Esfinge de Gizé é uma imponente escultura dotada de cabeça humana e corpo de leão

12. Pirâmides do Egito: A Esfinge de Gizé é uma imponente escultura dotada de cabeça humana e corpo de leão. Fonte: Pinterest

A Pirâmides do Egito simbolizam a ascensão dos faraós ao céu

13. A Pirâmides do Egito simbolizam a ascensão dos faraós ao céu. Fonte: Pinterest

Dentro das Pirâmides do Egito os faraós eram enterrados com tudo o que necessitaria depois da morte como alimentos, tesouros e até móveis

14. Dentro das Pirâmides do Egito os faraós eram enterrados com tudo o que necessitaria depois da morte como alimentos, tesouros e até móveis. Fonte: Pinterest

As Pirâmides do Egito são fascinantes e despertam a curiosidade de muitas pessoas

15. As Pirâmides do Egito são fascinantes e despertam a curiosidade de muitas pessoas. Fonte: Pinterest

A construção das Pirâmides do Egito revelam que os egípcios possuíam avançados conhecimentos matemáticos

16. A construção das Pirâmides do Egito revelam que os egípcios possuíam avançados conhecimentos matemáticos. Fonte: Pinterest