O que são Pisos Ecológicos? Conheça 7 Tipos e Vantagens de Usar no Projeto

Pisos ecológicos são revestimentos fabricados com materiais naturais reaproveitados (madeira de demolição, cortiça, fibra de coco…) ou partindo de componentes reciclados (garrafa PET, borracha reciclável…). Não é à toa que os pisos ecológicos se tornaram uma ótima alternativa para os profissionais que desejam aliar praticidade, conforto, proteção e sustentabilidade em seus projetos.

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos contar tudo sobre os pisos ecológicos. Acompanhe!

O que são pisos ecológicos?

Pisos ecológicos são revestimentos fabricados a partir de materiais naturais reaproveitados (fibra de coco, madeira de demolição, cortiça…) ou partindo de componentes reciclados (borracha reciclável, garrafa PET…).

Logo, tanto o impacto na fabricação, instalação e uso dos pisos ecológicos envolvem o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Como resultado, as construções também se tornam mais verdes e ecoeficientes.

E ao contrário do que muitos pensam, foi-se o tempo em que construir ou reformar com pisos ecológicos era sinônimo de superfícies sem beleza e vida. Agora, os pisos ecológicos, não só minimizam os impactos ao meio ambiente, como também oferecem custo-benefício e opções que proporcionam um projeto moderno repleto de estilo e personalidade.

Veja também: Arquitetura Modular: O Que É e Por Que Usar Esse Modelo de Construção

Pisos ecológicos de borracha para playground. Fonte: Piso Leve

1. Pisos ecológicos de borracha para playground. Fonte: Piso Leve

Veja também: Ecogranito – Veja Como Aplicar o Revestimento Sustentável em Seu Projeto

Quais normas os pisos ecológicos devem atender?

Antes de investir na compra dos pisos ecológicos é importante estar atento quanto aos selos e certificações que o revestimento escolhido apresenta, de maneira a garantir a qualidade e a sustentabilidade do produto.

A norma ABNT NBR 16071, por exemplo, especifica os requisitos de segurança para pisos de borracha a serem utilizados em Playground e em áreas onde é necessária a atenuação do impacto.

O selo RGMat também traz transparência ao produto adquirido. O selo existe desde 2012 e é o primeiro certificado voltado para atestar a sustentabilidade de materiais de construção no Brasil. O objeto do selo é transparecer informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde dos produtos e materiais da construção.

Veja também: Veja 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado

O piso intertravado é um ótimo piso ecológico para quintal. Fonte: Pinterest

2. Pisos ecológicos: o piso intertravado é um ótimo piso ecológico para quintal. Fonte: Pinterest

Além desse selo, outras opções também podem garantir a sustentabilidade e atestar a qualidade, como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do Green Building Council.

Quais as vantagens de investir em pisos ecológicos?

Tanto os modelos de piso ecológico para quintal como as opções de piso ecológico interno oferecem inúmeros benefícios para a construção. Confira abaixo algumas vantagens observadas ao fazer uso dos pisos ecológicos nos projetos.

Sustentabilidade

A marca principal dos pisos ecológicos está no fato de serem produtos sustentáveis. Afinal, são fabricados a partir de materiais de reaproveitamento.

Durabilidade

Muitas pessoas acreditam que os pisos ecológicos apresentam uma qualidade inferior aos demais, contudo, o fato de ser sustentável não está relacionado à baixa qualidade. Um grande exemplo é o bambu. O bambu é rico em fibras e a matéria-prima resultante é mais densa, logo, suas respectivas camadas não sofrem instabilidade estrutural, oferecendo grande resistência e durabilidade à construção.

Veja também: Materiais Biodegradáveis na Arquitetura: Conheça 6 Exemplos Surpreendentes!

Versatilidade

A versatilidade dos pisos ecológicos certamente são de encher os olhos. Por isso, se você está à procura de um piso ecológico para quintal ou piso ecológico interno, fique certo que você irá encontrar o modelo que atenda às suas necessidades e conecta com a arquitetura do seu imóvel, sendo ele residencial, comercial ou empresarial.

Valorização do imóvel

As temáticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental estão cada vez mais em evidência, visto a real necessidade da sociedade em rever suas formas e costumes de se viver e construir. Logo, apostar na instalação e uso de pisos ecológicos além de contribuir com um futuro mais sustentável, os proprietários agregam ainda mais valor ao imóvel.

Pisos ecológicos Piso intertravado ajuda na infiltração da água pluvial. Fonte: Pinterest

3. Pisos ecológicos: o piso intertravado ajuda na infiltração da água pluvial. Fonte: Pinterest

Conheça 7 diferentes tipos de pisos ecológicos

No mercado é possível encontrar diversos modelos de pisos ecológicos, por isso é comum que muitos profissionais fiquem em dúvidas sobre qual tipo usar. Pensando nisso, separamos abaixo as principais opções de pisos ecológicos que podem ser encontrados em lojas físicas e online ou adquiridos diretamente da fábrica de piso ecológico.

1. Madeira de demolição

A madeira de demolição é obtida através da retirada de madeira presente na estrutura de construções, revestimentos e móveis antigos. Na decoração, os pisos ecológicos de madeira de demolição podem ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas do imóvel. Sua presença confere charme, conforto térmico e acústico. 

Pisos ecológicos de madeira de demolição decoram a sala de jantar. Foto: Casa Cláudia

4. Pisos ecológicos de madeira de demolição decoram a sala de jantar. Foto: Casa Cláudia

2. Pisos de borracha

Os pisos ecológicos de borracha são oriundos da reutilização de pneus e até sobras do material usado nos calçados. E como são duráveis, antiderrapantes e flexíveis acabam sendo muito usados em casas, comércios e espaços corporativos. Além disso, os pisos ecológicos em borracha trazem conforto térmico e acústico ao ambiente e podem ser fabricados em diferentes formatos e cores.

Os pisos ecológicos de borracha são oriundos da reutilização de pneus ou até de sobras de calçados. Fonte: Apartment Therapy

5. Os pisos ecológicos de borracha são oriundos da reutilização de pneus ou até de sobras de calçados. Fonte: Apartment Therapy

3. Piso de cortiça

Os pisos ecológicos de cortiça são feitos a partir de uma casca de árvore que volta a se formar, respeitando o ciclo da vida. Esses pisos ecológicos além de leves, favorecem o isolamento térmico e a absorção de som, também trazem conforto aos pés e são extremamente resistentes a fungos e bactérias. Não é por menos que esses pisos ecológicos são perfeitos para áreas internas.

Os pisos ecológicos de cortiça são termoacústicos. Fonte: Casa Abril

6. Os pisos ecológicos de cortiça são termoacústicos. Fonte: Casa Abril

Veja também: Passo a passo! Tire suas dúvidas sobre o cálculo de escada

4. Piso de bambu

Os pisos ecológicos de bambu são uma excelente alternativa para o seu projeto. Mas, por que o bambu? O bambu, como apresenta um crescimento rápido, pode ser colhido anualmente. Além disso, o bambu é uma espécie que apresenta alta taxa de absorção de carbono. 

No projeto, os pisos ecológicos de bambu são indicados para áreas de alto e baixo tráfego de pessoas, podendo ser incluídos nos ambientes externos dos imóveis, já que são muito resistentes e duráveis.

Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto

Pisos ecológicos o piso de bambu é muito resistente e durável. Fonte: Pinterest

7. Pisos ecológicos: o piso de bambu é muito resistente e durável. Fonte: Pinterest

5. Piso drenante

Os pisos drenantes são pisos ecológicos específicos para áreas externas, como o piso intertravado de concreto. Os pisos intertravados são assim chamados devido à sua formatação sem rejunte. Durante a instalação os blocos de concreto são assentados sobre o solo ou areia, o que facilita a infiltração das águas pluviais, minimizando o acúmulo de água em bueiros e córregos da região. 

Pisos ecológicos intertravados na calçada da praia. Fonte: Pinterest

8. Pisos ecológicos intertravados na calçada da praia. Fonte: Pinterest

6. Lajota ecológica

Para quem busca uma alternativa de revestimento para áreas externas, a lajota ecológica pode ser a solução ideal. Os pisos ecológicos de lajota são feitos a partir da reciclagem de pneus triturados que seguidamente são transformados em revestimentos com textura.

No projeto, como os pisos ecológicos de lajota são muito compactos, coloridos, duráveis e resistentes a impactos são muitos usados em áreas de  playground, rampas de acesso, escadarias públicas e assim por diante.

Pisos ecológicos de lajota são duráveis e resistentes a impactos. Fonte: Ecopex

9. Pisos ecológicos de lajota são duráveis e resistentes a impactos. Fonte: Ecopex

7. Piso de garrafa PET reciclada

Os pisos ecológicos de garrafa PET são fabricados por meio da reciclagem de garrafas recolhidas no meio ambiente. Durante o processo de confecção ocorre a retirada de tampas e rótulos, depois o material passa por uma lavagem onde é descontaminado com água quente e, seguidamente é transformado em flocos plásticos. Por meio da extrusão, os flocos são derretidos e fundidos em formato laminar.

E aí, gostou do nosso post sobre pisos ecológicos? Então, aproveite sua visita em nosso blog e acesse agora mesmo o texto “Calculadora de Piso: Veja Como Agilizar Sua Obra!” e aprenda como calcular o piso de forma manual.