O que dar de presente para arquiteta? Veja dicas cheias de bom gosto e praticidade

Está em dúvida sobre o que dar de presente para arquiteta amiga, irmã ou namorada? Ou até mesmo para a arquiteta que faz projetos para sua casa ou empresa?

Sabemos que os arquitetos são pessoas criativas, de gosto refinado e até um tanto exigentes. Afinal, atuam diariamente com detalhes, possuem apreço pelo o que é belo, mas nem por isso abrem mão da praticidade no dia a dia.

Para acertar em cheio no presente para arquiteta, fizemos uma seleção que vai agradar diferentes gostos, conforme a personalidade de cada uma.

Quer homenagear uma arquiteta que vai abrir um escritório? Dê uma olhada neste post, pode te inspirar a dar presente para ajudá-la a construir esse sonho: Desafios de um escritório de arquitetura pequeno: dicas para montar e tocar o seu

Presente para arquiteta – 7 sugestões: do bonito e útil ao divertido e sustentável

 

1 – Cadeiras design em miniatura

 

presente-para-arquiteta-miniaturas-de-cadeiras

presente para arquiteta: miniaturas de cadeiras

Está ideia é para quem não quer errar no presente para arquiteta.

Além de lindas, as minicadeiras inspiradas nas coleções de arquitetos famosos sem dúvida irão fazer brilhar os olhos da arquiteta que receber esse presente. As cadeirinhas feitas à mão respeitam milimetricamente cada detalhe e são construídas sob a inspiração de ícones como Mies Van de Rohe, Michael Thonet, Harry Bertoia e outros.

Confira mais detalhes de um dos possíveis modelos: Os segredos da Cadeira Barcelona de Mies van der Rohe e outras mobílias do arquiteto

2 – Sustentabilidade – aposte nos artesanatos

 

presente-para-arquiteta-vaso-concreto

presente para arquiteta: vaso concreto

O uso consciente da matéria prima e conceitos de sustentabilidade chamam atenção dos arquitetos. Por que não apostar em objetos decorativos criativos para alegrar o escritório ou sala de estar?

As luminárias de vinil personalizadas (que reutilizam materiais que seriam descartados) são perfeitas para dar de presente para a arquiteta que curte rock, MPB, Jazz ou cultura Pop. Escolha de acordo com os gostos dela.

Itens feitos em concreto (muitos deles reutilizado de sobras de construções) como vasos, luminárias e porta objetos, possuem design arrojado e muito original. Perfeito para arquitetas que admiram em seus projetos as variadas formas geométricas e curtem o estilo industrial.

3 – Lapiseiras – presente útil

 

presente-para-arquiteta-lapiseiras

presente para arquiteta: lapiseiras

As lapiseiras fazem parte do dia a dia do arquiteto e são essenciais para execução dos projetos. Um presente simples, prático e bastante útil.

A marca nesse caso fica de acordo com a preferência, mas o ideal é que a ponta seja metálica para facilitar o traço. A Pentel costuma ser a queridinha entre os professores e profissionais arquitetos, por conta da qualidade e durabilidade.

4 – Livros

 

presente-para-arquiteta-livros

presente para arquiteta: livros

Sempre excelentes opções, os livros podem agradar e ser um ótimo presente para arquiteta. É interessante fazer uma sondagem sobre as leituras preferidas, profissionais arquitetos que inspiram a pessoa e acertar em cheio.

Uma dica é o livro “Manual do Arquiteto Descalço”, de Johan van Lengen, que é visto como uma leitura inovadora. O arquiteto traz a ideia de moradia digna para todas as classes e  maior contato com a natureza.

Lengen, no livro, retorna à antiguidade, pois foi entre os povos simples que surgiram as primeiras referências à arquitetura, quando os tijolos eram amassados pelos pés. O sonho da casa própria, segundo o autor, é uma realidade a ser alcançada e ele dá várias dicas sustentáveis para o uso inteligente e econômico da matéria prima.

Considerado por alguns a bíblia dos arquitetos o livro “Neufert – Arte de projetar em arquitetura” é uma ótima pedida para estudantes. A obra é didática e reúne as principais informações para iniciar um projeto com auxílio de mais de seis mil desenhos e ilustrações.

E quem disse que valem somente livros sobre arquitetura? Como a ideia é também sair do óbvio, o “Diários de Bicicleta” de David Byrne, músico e vocalista do Talking Heads, é outra opção muito legal. O músico descreve as suas viagens feitas com uma bicicleta dobrável.

As variadas perspectivas apresentadas são o que chama atenção no relato. Byrne ressalta a liberdade e a ampla percepção em torno da geografia, comportamento dos habitantes, moda e arquitetura em diferenças culturais. Tudo isso com muito bom humor, o que torna a leitura leve e divertida.

Quer mais dicas de leituras que podem ser um bom presente para arquiteta? Confira aqui:

5 – Quadrinhos com frases inspiradoras e fotos de obras arquitetônicas

 

presente-para-arquiteta-quadro-retro

presente para arquiteta: quadro retrô

Prefere algo mais decorativo e divertido para dar de presente para a arquiteta? Conjuntos de quadros com frases inspiradoras sem dúvida são uma ótima pedida. Há conjuntos de quadros com frases e estampas decorativas de todos os estilos: do minimalista ao retrô, é só escolher.

presente-para-arquiteta-quadro-bordado

presente para arquiteta: quadro bordado

Quer algo mais artesanal? Que tal um quadro com bordados? Delicado e único, o presente com certeza ficará guardado no coração da arquiteta.

Um quadro que remeta à arquitetura também pode ser muito bem-vindo, como quadros de obras arquitetônicas. Ele poderá usar para decorar o escritório ou até mesmo a própria casa. Nesse caso é bacana observar os gostos da pessoa, pois as opções são diversas para dar de presente.

6 – Joias em concreto – moderno e refinado

 

presente-para-arquiteta-bergnerschimidt

presente para arquiteta: bergnerschimidt

Para um presente mais sofisticado, que tal as joias de concreto? Os designers Andrew Goss, Lily Bergner e Elisabeth Schimidt, criadoras da marca Bergner schimidt, tornam o concreto em belas joias cheias de estilo e elegância.

O material que aparenta ser demasiadamente rústico e pesado, recebe uma nova forma delicada e leve com o uso do concreto nobre.

7 – Chocolate Niemeyer – requinte de dar água na boca

 

presente-para-arquiteta-chocolate-niemeyer

presente para arquiteta: chocolate Niemeyer

Com exclusividade, o ícone na arquitetura brasileira Oscar Niemeyer criou para a butique de alta gastronomia Aquim o chocolate inspirado nas curvas tão cultivadas pelo artista. Para garantir a qualidade e sofisticação o chocolate é composto por 77% do melhor cacau da Bahia e sete misturas diferentes para despertar o paladar.

A produção é em pequena escala para manter a essência pura do cacau, sem acréscimos de outros ingredientes, como a baunilha. A embalagem é uma maleta de madeira imbuia com acabamento impecável composta por três barras lindas de dar água na boca.

Afinal, admirar ou degustar? É essa a questão desse lindo e delicioso presente para arquiteta. As butiques da marca ficam localizadas no Rio de Janeiro nos bairros do Leblon e Ipanema. O preço não é tão doce, custando cerca de R$ 1000.

Quer ser mais objetivo e pragmático e dar excelentes ferramentas de trabalho como presente para arquiteta? Pode não ser tão glamuroso, mas com certeza será útil. Confira: Os 12 melhores programas para arquitetura: crie projetos fantásticos para encantar seus clientes