5 dicas sensacionais de como fazer o projeto de banheiro de casal dos sonhos

projeto-banheiro-casal-banheiro-com-bancada-iluminada

Projeto de banheiro de casal: banheiro com bancada iluminada

Realizar um projeto de banheiro de casal implica ao arquiteto ou designer de interiores pensar em uma série de questões que vão além dos aspectos funcionais e estéticos intrínsecos a todo projeto.

O banheiro do casal é um espaço que será compartilhado diariamente por duas pessoas, muitas vezes simultaneamente, por isso é muito importante que ele seja adequado aos dois usuários e supra com conforto e qualidade todas as suas necessidades.

Um banheiro bem organizado, confortável e aconchegante influencia inclusive no humor e no comportamento das pessoas, por isso listamos aqui algumas ideias de projeto que podem fazer toda diferença no convívio do casal.

Antes de começarmos, confira nosso material com mais de 101 banheiros para você se inspirar e deixar o seu banheiro de casal incrível!

101 banheiros

5 ideias para fazer um projeto de banheiro de casal

 

1 – Banheiro com área de banho dupla

 

projeto-banheiro-casal-banheiro-com-ducha-dupla

Projeto de banheiro de casal: Banheiro com área de banho dupla

Uma boa opção para banheiros de casal é disponibilizar duas áreas de banho, podendo ser uma ducha dupla ou um chuveiro e uma banheira separados. Essa disposição possibilita que as duas pessoas tomem banho simultaneamente, proporcionando conforto aos dois e evitando eventuais conflitos de horário. Além disso, cria-se um momento gostoso de intimidade, sem que um atrapalhe o outro.

Porém, banheiro com ducha dupla é uma solução que só se aplica quando a área do banheiro é grande o suficiente para acomodar esses dois elementos.

Ducha dupla, por exemplo, só deve ser instalada quando for possível manter um bom espaço para o banho individual. Por isso, em banheiros pequenos é aconselhável manter apenas um chuveiro, preservando-se o conforto e a segurança do usuário.

No caso de chuveiro e banheira, aconselha-se separar as áreas desses dois elementos para que possam ser utilizados ao mesmo tempo, mas em condições de banho diferentes.

Essa também é uma solução que deve ser aplicada em banheiros com áreas maiores. Em banheiros menores deve ser ponderada a real necessidade da banheira, e se os usuários se sentem confortáveis tomando banho de chuveiro dentro da banheira.

2 – Banheiro com cuba dupla

 

projeto-banheiro-casal-banheiro-com-cuba-dupla

Projeto de banheiro de casal: banheiro com cuba dupla

Outra solução para otimizar o seu projeto de banheiro de casal é dispôr duas cubas na bancada, facilitando seu uso simultâneo, permitindo, por exemplo, que o homem se barbeie enquanto a mulher escova os dentes. Essa também é uma forma de manter a rotina de cada um e evitar possíveis conflitos de uso.

As cubas podem ser executadas de forma esculpida na bancada em pedra ou pode-se usar modelos prontos em louça, disponíveis no mercado em diferentes tamanhos e modelos.

O banheiro com cuba dupla, porém, só é uma solução adequada quando se tem uma boa área disponível para a bancada, pois é uma estratégia que exige mais espaço, já que os usuários devem poder usar as duas cubas ao mesmo tempo e com o mesmo conforto.

Outra questão importante é a disponibilidade de pontos hidráulicos: deve-se contar com dois pontos de água e de esgoto, um para cada cuba.

Para não ocorrer nenhum problema, confira nosso post com alguns pontos para se atentar na instalação de produtos para banheiro.

3 – Banheiro com bancada ampliada

 

projeto-banheiro-casal-gabinete-com-dois-nichos

Projeto de banheiro de casal: gabinete com dois nichos

Em casos de banheiros menores ou de indisponibilidade de pontos hidráulicos, sugere-se substituir a solução da segunda cuba por um espaço de bancada maior, em que seja possível separar os objetos de uso pessoal de cada um de forma bem organizada.

A bancada ampliada também permite um espaço de gabinete maior, aumentando também o espaço disponível para guardar produtos e outros itens.

Sempre que possível, procure separar os itens de uso pessoal em organizadores diferentes. Essa medida pode ser aplicada em nichos de box (quando há espaço disponível para dois nichos no box) ou mesmo no gabinete que fica embaixo da bancada.

É interessante desenhar o gabinete de modo a prover gavetas e portas separadas para cada usuário, onde vão armazenar seus itens pessoais de maneira individualizada. Essa medida ajuda na melhor organização e também na otimização dos espaços.

Para os casais com banheiro mais enxuto, a sugestão é investir em organizadores soltos, separados para os produtos de um e de outro. Os organizadores podem inclusive ser bandejas, colocados sobre a bancada ou dentro do gabinete.

4 – A privacidade deve ser considerada

 

projeto-banheiro-casal-bancada-externa

Projeto de banheiro de casal: exemplo de bancada externa

A privacidade é um dos aspectos mais importantes a se perseguir no projeto de banheiro de casal. Respeitar o espaço do parceiro é fundamental para uma boa convivência diária.

Pensando nisso, algumas medidas podem ser tomadas para possibilitar o uso simultâneo do banheiro sem gerar situações de constrangimento.

Uma boa solução é separar a área do vaso sanitário da área de chuveiro, por exemplo. Essa medida pode ser feita através do fechamento da área do vaso como uma cabine com porta. Para isolar cheiros e sons, recomenda-se que o fechamento da cabine seja piso-teto.

Outra solução interessante, principalmente quando só há um banheiro na casa, é colocar a pia externa ao banheiro, como uma área de lavatório.

Assim, um cônjuge pode usar o vaso ou chuveiro com privacidade enquanto o outro estará livre para usar a pia a qualquer hora, sem impedimentos.

Essa solução também facilita o uso do banheiro quando o casal recebe hóspedes, por exemplo, e só conta com um banheiro em casa.

5 – Iluminação para banheiro de casal

 

projeto-banheiro-casal-iluminacao-para-banheiro-de-casal

Projeto de banheiro de casal: Iluminação ideal para o banheiro

A iluminação é um item importantíssimo no projeto do banheiro de casal, e também deve ser pensada levando em conta a utilização de duas pessoas simultaneamente.

Dessa forma, sugere-se utilizar iluminação linear em toda a área de bancada, e não usar luz focada que privilegie somente alguns pontos do banheiro.

Para ajudá-lo, confira nosso post sobre cálculo luminotécnico e aprenda a calcular a luz ideal para o seu projeto de banheiro de casal.

É importante que a temperatura da luz seja mais fria, na cor branca, pois a luz amarela pode interferir na percepção do usuário no espelho, alterando a cor da maquiagem, por exemplo. Arandelas ou luminárias laterais também auxiliam em tarefas como fazer a barba ou maquiagem.

Além da luz da bancada, o banheiro deve contar com iluminação geral para possibilitar a visão total e limpeza do ambiente. Recomenda-se também iluminar a área do box e criar efeitos de iluminação mais cênicos, que proporcionem aconchego e relaxamento.

Confira nosso post sobre iluminação ideal para banheiro e escolha o melhor tipo de iluminação para seu projeto.

Banheiro de casal, banheiro de dois!

 

Além das dicas acima, recomenda-se usar no projeto do banheiro de casal uma linguagem de cores, materiais e acabamentos com a qual as duas pessoas se identifiquem, preservando sua individualidade e mantendo conforto e bem-estar a ambos.

Também é importante que o projeto do banheiro de casal esteja em consonância com o projeto do quarto e dos demais ambientes da casa.

Gostou das nossas dicas? Então confira os catálogos da Deca, com o que há de melhor em materiais para seus projetos.

cta-lp-catalogos-deca

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.