Conheça e Entenda o Significado do Símbolo da Arquitetura

O símbolo da arquitetura e urbanismo é constituído por dois dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais: o compasso, localizado na parte de cima do desenho, e o esquadro, posicionado na parte debaixo. Os dois elementos em conjunto, representam o céu e a terra.

Mas, saiba que o significado do símbolo da arquitetura não para por aí.

Por isso, se você é estudante ou profissional de arquitetura e urbanismo e, ainda está curioso para conhecer melhor os mistérios e as curiosidades que envolvem o símbolo da arquitetura, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar várias informações importantes sobre o assunto. Confira!

Qual é o símbolo da arquitetura?

A arquitetura, assim como em outras profissões, também é representada por um símbolo. Mas, afinal como é o símbolo da arquitetura?

O símbolo da profissão arquitetura e urbanismo é constituído por dois dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais da área: o compasso e o esquadro.

Símbolo da arquitetura é formado por dois elementos o compasso e o esquadro. Fonte: Pinterest

1. Símbolo da arquitetura é formado por dois elementos o compasso e o esquadro. Fonte: Pinterest

O compasso é um instrumento muito usado para desenhos geométricos, pois sua estrutura permite formar circunferências perfeitas. Na arquitetura o compasso ajuda na criação de projetos e desenhos técnicos que necessitam de mais criatividade e movimento, afinal, como já dizia Oscar Niemeyer:

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

Já o esquadro é um instrumento em formato de triângulo que permite traçar ângulos retos. Observe que no símbolo da arquitetura um elemento complementa o outro durante a criação do conceito ou partido arquitetônico de um projeto.

Contudo, analisando mais profundamente ambos os elementos, pode-se dizer que o compasso simboliza a construção da perfeição, já que ele serve para desenhar a figura mais perfeita de todos: o círculo. Em muitas literaturas, o compasso presente no símbolo da arquitetura também simboliza o olho de Deus, que vive dentro do coração e do espírito humano. Enquanto, o esquadro que também faz parte do símbolo da arquitetura simboliza as coisas fixas da terra, ou seja, os conhecimentos terrestres e humanos e os alicerces da vida.

Em suma, o símbolo da arquitetura que envolve a união entre compasso e esquadro está associada aos mistérios entre o terrestre e celeste, bem como, a cosmogonia – conjunto de teorias que explicam como o universo surgiu.

Veja também: Lúcio Costa, o arquiteto com um propósito – ordenar o espaço

Quando o símbolo da arquitetura foi criado?

Não se sabe ao certo quem e quando foi criado o símbolo da arquitetura. Contudo, acredita-se que a união entre os dois elementos (compasso e esquadro) tenha surgido por volta do século XVIII.

Porque o símbolo da maçonaria é um esquadro e um compasso?

Muitas pessoas perguntam: Por que o símbolo da maçonaria é o mesmo da arquitetura? 

Segundo alguns pesquisadores, a maçonaria e arquitetura de certa forma estão intimamente associadas. A maçonaria pode-se dizer que é a arte de talhar a pedra bruta, enquanto a arquitetura consiste na arte de conformar o espaço. Logo, ambas partilham de características comuns.

Por sua vez, o esquadro e o compasso que eram tão importantes para as construções se transformaram em símbolos dos maçons nos tempos modernos. O significado da letra G posicionada no centro do símbolo maçônico, até hoje, ainda é um grande mistério.

Escultura em pedra sabão com os dois elementos: o compasso e o esquadro. Fonte: Pinterest

2. Escultura em pedra sabão com os dois elementos: o compasso e o esquadro. Fonte: Pinterest

O que representa a letra “G” do símbolo da arquitetura?

Como o símbolo da arquitetura tem ligação com a Maçonaria, tornou-se comum as pessoas conectarem a letra “G”, localizada no centro do emblema, ao Grande Arquiteto do Universo (GADU) ou ao termo Deus em diferentes idiomas. No entanto, apenas as línguas de origem anglo-saxã tem a palavra DEUS com início G como é o caso do “God” em inglês. Para as línguas latinas essa teoria não faria sentido, já que a letra G não corresponde a uma figura divina.

Segundo registros na história, a letra G só começou a ser mencionada por volta de 1730. Alguns teóricos destacam que a letra G além de estar ligada a GADU, também poderia estar associada com as palavras Gênio, Glória, Gama, etc.

Contudo, a melhor explicação que se chegou até os dias de hoje quanto ao significado oculto da letra é o termo Geometria. Isso porque, a geometria além de ter ligação direta com os dois elementos do símbolo da arquitetura (compasso e esquadro), faz sentido em outras traduções e tem forte relação com os mistérios dos graus da Maçonaria.

O símbolo da arquitetura só teve o acréscimo da letra G na parte central depois de 1850, pois era comum ver o compasso e o esquadro de um lado e a letra G em outro canto separado. A configuração do símbolo de arquitetura se mantém até hoje e se faz presente em diversas cerimônias e atos solenes, tanto da arquitetura quanto da maçonaria.

A letra G posicionada no centro do símbolo da arquitetura

3. A letra G posicionada no centro do símbolo da arquitetura. Fonte: Arquitectura Pura

Qual a pedra da arquitetura?

A Safira na cor azul é a pedra símbolo da arquitetura muito usada nos anéis de formatura.

A Safira na cor azul é a pedra símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

4. A Safira na cor azul é a pedra símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

Se inspire em diferentes modelos de anel símbolo da arquitetura

A pedra safira azul se destaca no anel símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

5. A pedra safira azul se destaca no anel símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

Anel de ouro com símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

6. Anel de ouro com símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

Modelo de anel delicado com símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

7. Modelo de anel delicado com símbolo da arquitetura. Fonte: Pinterest

O símbolo da arquitetura está presente em diferentes pontos do anel. Fonte: Mave Arquitetura

8. O símbolo da arquitetura está presente em diferentes pontos do anel. Fonte: Mave Arquitetura

O símbolo da arquitetura ficou discreto no acabamento do anel de formatura. Fonte: Pinterest

9. O símbolo da arquitetura ficou discreto no acabamento do anel de formatura. Fonte: Pinterest

Modelo de anel masculino com símbolo da arquitetura. Fonte: Rubia Colonial Joias

10. Modelo de anel masculino com símbolo da arquitetura. Fonte: Rubia Colonial Joias

E aí, o que você achou sobre o significado do símbolo da arquitetura e urbanismo? Gostou?! Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que outros estudantes e profissionais da área também conheçam seu simbolismo.