Conheça os 10 Templos Gregos Mais Famosos +Fatos Curiosos

Os templos gregos são um dos maiores representantes da arquitetura grega. Tem origem no “mégaron”, um espaço que existe nos palácios micênicos, exercendo uma forte influência na arquitetura da Roma Antiga e também nos seus respectivos templos romanos.

A maior parte dos templos gregos que sobreviveram foram construídos durante o Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos 5 e 4 a.C.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso conteúdo até o final. Neste post, vamos descrever qual era a função dos templos gregos, assim como listar os 10 templos gregos mais conhecidos e que se encontram em melhor estado de conservação.

Qual era a função dos templos?

Os templos gregos eram estruturas construídas para abrigar estátuas dos seus deuses, de forma a proteger as imagens das intempéries do tempo (sol, chuva, vento…). E ao contrário do que muitos acreditam, o interior dos templos gregos não serviam para acomodar os fiéis.

Os sacrifícios, rituais e demais cerimônias dedicadas à divindade eram feitos fora dos templos gregos, em especial eram realizados em uma das fachadas do templo grego. Logo, poucas pessoas tinham acesso ao interior do templo grego.

Veja também: Pirâmides do Egito: Tudo Que Você Precisa Saber +7 Curiosidades

Como eram os templos gregos: o templo de Partenon é o templo grego mais famoso que existe. Foto: Terra Santa Viagens

1. Como eram os templos gregos: o templo de Partenon é o templo grego mais famoso que existe. Foto: Terra Santa Viagens

Vale comentar que os gregos não apreciavam que as construções dos templos gregos tivessem a parte da frente e de trás diferente. Dessa forma, se o tempo grego podia ser visto de vários ângulos os gregos construíam um pórtico também na parte de trás. O pórtico traseiro apesar de não contar com uma entrada para o interior do templo, tinha a função de deixar o templo grego visualmente mais simétrico.

Para os gregos, o ambiente onde ficava a estátua do deus era chamada de naus, enquanto que para os romanos era chamada de cella.

Conheça os 10 templos gregos mais famosos do mundo

Como já mencionamos, a maior parte dos templos gregos que sobreviveram foram construídos durante o Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos 5 e 4 a.C. Confira abaixo uma lista com os 10 templos gregos mais conhecidos que se encontram em melhor estado de conservação.

1. Templo de Partenon

O Templo de Partenon é um dos templos da Grécia mais famosos que existem. Criado entre os anos 447 e 438 a.C. na Acrópole, o Templo de Partenon foi construído com mármore branco do Monte Pentélico, de forma a abrigar a estátua, com doze metros de altura, de ouro e marfim da deusa Atena Parthenos feita por Fídias.

Em comparação aos outros templos gregos, o templo de Partenon apresenta cerca de 70 metros de comprimento e 30 metros de largura, rodeado por colunas, sendo 8 nas fachadas principais e 17 nas laterais. O friso do templo Partenon é considerado um dos elementos mais marcantes, pois retrata a procissão das Panateneias (festival religioso mais importante que acontecia em Atenas).

Veja também: Panteão Roma: Conheça o Tesouro da Antiguidade Romana +8 Curiosidades

Templos gregos: a localização do templo de Partenon foi influenciada pela mitologia grega. Foto: El Arte en La Mirada

2. Templos gregos: a localização do templo de Partenon foi influenciada pela mitologia grega. Foto: El Arte en La Mirada

2. Templo de Zeus Olímpico

O Templo de Zeus Olímpico é um dos templos da Grecia e se destaca pelo seu tamanho, embora apenas algumas colunas tenham se mantido conservadas ao longo do tempo. Suas colunas apresentam cerca de 17 metros de altura. A construção desse templo grego foi iniciada por Pisístrato e completada pelo Imperador romano Adriano no século 2 d.C. Na época, o templo contava com 104 colunas, considerado um dos maiores templos gregos.

Templos gregos: o templo de Zeus Olímpico se destaca pelo tamanho. Foto: Amón-Ra Travels

3. Templos gregos: o templo de Zeus Olímpico se destaca pelo tamanho. Foto: Amón-Ra Travels

3. Templo de Poseidon

O Templo de Poseidon, diferente dos outros templos gregos, é cercado pelo mar por três lados. Localizado na extremidade da península da Ática, o Templo de Poseidon foi construído entre 444-440 a.C. Suas colunas tinham 6 metros de altura e a sala de oração contemplava uma estátua de bronze de Poseidon. Vale mencionar, que em 1906, uma escavação arqueológica local revelou muitos artefatos escondidos.

Templos gregos: o templo de Poseidon é cercado pelo mar por três lados. Foto: Receita de Viagem

4. Templos gregos: o templo de Poseidon é cercado pelo mar por três lados. Foto: Receita de Viagem

4. Templo de Hera

O Templo de Hera é um dos templos gregos mais bem conservados do mundo grego. O Templo de Hera, foi construído em pedra calcária, as fachadas têm seis colunas caneladas e 14 colunas nas laterais.

Templos gregos: o templo de Hera é considerado um dos templos mais bem conservados do mundo grego. Foto: Artchist

5. Templos gregos: o templo de Hera é considerado um dos templos mais bem conservados do mundo grego. Foto: Artchist

5. Templo de Hefesto

O Templo de Hefesto é um dos templos gregos que se encontra na cidade de Atenas, no lado nordeste da Ágora. O Templo de Hefesto foi construído entre 449-415 a.C e sua estrutura foi utilizada durante muitos séculos pela igreja ortodoxa grega, por isso ele está muito bem conservado.

Templos gregos: o templo de Hefesto também se encontra na cidade de Atenas. Foto: Michael Dant

6. Templos gregos: o templo de Hefesto também se encontra na cidade de Atenas. Foto: Michael Dant

6. Templo de Concórdia

O Templo de Concórdia foi construído entre 440-430 a.C, no chamado Vale dos Templos em Agrigento (colônia grega na Sicília). Em comparação a outros exemplos de templo grego, o Templo de Concórdia cobre uma área de 843,39m² e tem uma altura de 13,48m. A construção desse templo grego foi dedicado à deusa Concórdia – antiga deusa da união, compreensão e harmonia conjugal.

Templos gregos: o Templo de concódia está localizado no Vale dos Templos em Agrigento. Foto: Hisour

7. Templos gregos: o Templo de Concórdia está localizado no Vale dos Templos em Agrigento. Foto: Hisour

7. Templo de Atenas

Construído em 510-500 a.C, o Templo de Atenas, dentre outros templos gregos dedicados à deusa Hera, é o mais simples. A deusa Hera, filha de Cronos e Réia, era símbolo do casamento, da fertilidade e da proteção feminina.

Templo gregos: o templo de Atenas é o mais simples dos mencionados. Foto: Roma Pra Você

8. Templos gregos: o templo de Atenas é o mais simples dos mencionados. Foto: Roma Pra Você

8. Templo de Afaia

O Templo de Afaia é um dos três templos gregos do chamado triângulo sagrado do Partenon. Um dos elementos mais conhecidos deste templo grego é o seu frontão que contava com diversas esculturas retratando a Guerra de Tróia. Vale mencionar, que algumas destas esculturas encontradas estão em exposição no Museu de Munique. A Afaia por sua vez se tratava de uma deusa local da fertilidade.

Templos gregos: o templo de Afaia continha esculturas retratando a Guerra de Tróia. Foto: Arkiplus

9. Templos gregos: o templo de Afaia continha esculturas retratando a Guerra de Tróia. Foto: Arkiplus

9. Templo de Erectéion

Dentre os demais templos gregos, o Templo de Erectéion se tornou famoso pelas seis esculturas que sustentam o balcão no lado sul: as Cariátides. De longe, apesar das esculturas serem similares, cada uma delas apresenta uma posição, roupas e cabelos diferentes. Vale comentar que uma das esculturas originais está no Museu Britânico, e as outras cinco estão expostas no Museu da Acrópolis, em Atenas.

Templos gregos: o templo de Erectéion é famosos pelas estátuas que sustentam o balcão no lado sul, chamadas de cariátides. Foto: Rafael Dantas

10. Templos gregos: o templo de Erectéion é famosos pelas estátuas que sustentam o balcão no lado sul, chamadas de cariátides. Foto: Rafael Dantas

10. Templo Dórico

Dentre os exemplos de templo grego, temos o Templo Dórico, localizado na antiga cidade de Segesta. O templo construído por volta de 420 a.C, apresenta cerca de 21 X 56 metros e sua construção sugere que sua estrutura nunca tenha sido terminada, já que tem a ausência de cella, ambiente que existia no centro dos templos gregos onde ficava a estátua dos deuses.

Templos gregos: registro do Templo Dórico. Foto: Cafisu

11. Templos gregos: registro do Templo Dórico. Foto: Cafisu

7 fatos curiosos sobre a construção de templos gregos

  • O Pronaos se tratava de um espaço construído, que antecede o Naos, cuja função era promover a reflexão e preparação para os postulantes e neófitos;
  • O Naos ou Cella era o ambiente onde ficava posicionada a estátua dos deuses. O espaço normalmente contava com quatro paredes sem janelas;
  • O Aditon ou Abaton era um espaço do templo ao qual podia ser frequentado apenas pelos sacerdotes, seja para fazer culto ou para as entregas de oferendas;
  • O opistódomo fica do lado oposto ao Pronaos e se trata do local onde era usado como depósito dos tesouros oferecidos à divindade;
  • Os tipos de templos eram separamos com base no número de colunas na fachada, ou seja, 4 colunas (Tetrástilo), 5 colunas (Pentastilo), 6 colunas (Hexástilo), 8 colunas (Octastilo) e 12 colunas (Dodecástilo);
  • A localização do Templo Parternon foi influenciada pela mitologia grega;
  • De longe, apesar das Cariátides dos templos gregos serem similares, cada uma delas apresenta uma posição, roupas e cabelos diferentes.
Templos gregos: templo de Erectéion e as cariátides. Foto: História da Arte

12. Templos gregos: templo de Erectéion e as cariátides. Foto: História da Arte

Agora que você está por dentro dos diversos templos gregos que ainda se encontram em melhor estado de conservação, que tal se aprofundar mais em seu aprendizado? Leia agora mesmo o texto “Desvende a incrível história do design de interiores, do Antigo Egito até os dias de hoje!