Descubra como tirar a umidade de ambientes fechados usando os materiais certos em seus projetos

Morar em um país tropical tem diversas vantagens.

Mas é sempre bom lembrar que o clima tropical, além de muitos dias ensolarados, também conta com temporadas de chuva e muita umidade relativa do ar.

Além disso, os terrenos costumam ser bastante úmidos e permeáveis, o que leva o arquiteto a tomar alguns cuidados, desde o momento do projeto até a execução da obra.

Neste post, você vai entender como tirar a umidade de ambientes fechados, tanto de maneira preventiva, com algumas recomendações e cuidados que devem ser dados aos moradores do imóvel, até depois que o projeto for entregue.

O piso certo, com a porosidade correta, também é uma maneira de diminuir a umidade do ambiente, confira: Guia completo de como escolher o piso ideal para cada ambiente do seu projeto.

O que causa a umidade em ambientes fechados?

 

A questão é que, principalmente no período de inverno, ou quando o clima baixa de temperatura, paredes e chão da sala, dos quartos e outros cômodos da casa podem começar a apresentar umidade.

Geralmente isso acontece em ambientes fechados, sem ventilação ou com pouca saída de ar, mas também atinge áreas externas.

Uma das razões é a entrada de água da chuva, que atinge a área da fachada ou da cobertura de uma área construída. Isso é o que vai acarretar a umidade mais para frente.

A boa notícia para quem busca como tirar a umidade de ambientes fechados é que há soluções confiáveis para acabar com o problema.

Vale lembrar que ambientes muito úmidos podem provocar, inclusive, problemas de saúde, ou despertar algumas complicações, principalmente respiratórias.

Quais são os tipos de umidade em ambientes fechados?

 

Antes de conhecer algumas formas de como evitar umidade na parede e em ambientes fechados, vamos entender os quatro tipos de umidade em edificações.

Os 4 tipos de umidade

 

  1. Umidade por intemperismo: causada pela infiltração da água das chuvas em fissuras na estrutura ou devido a um projeto inadequado de escoamento das águas nos telhados e coberturas.
  2. Umidade por infiltração: a umidade que vem do solo e do lençol freático, atingindo as paredes. É mais comum em subsolos, adegas, porões e outros ambientes abaixo do nível do solo.
  3. Umidade por capilaridade: capilaridade é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em “tubos” extremamente finos. Paredes e vigas são porosas, isto é, como se tivessem milhares de “pequenos tubos” dentro delas. Se a parede ou a viga estiverem diretamente ligadas ao solo, a capilaridade pode fazer a umidade subir até elas.
  4. Umidade por condensação: é causada pelo vapor de locais como cozinhas e banheiros, que invade os ambientes, se impregna nas superfícies e deixa paredes e tetos mais escuros e manchados.

Agora que conhecemos seus tipos, vamos ver como tirar a umidade de ambientes fechados de forma preventiva.

Como tirar a umidade de ambientes fechados: 4 medidas efetivas

 

1- Ventilação e luz solar

 

como-diminuir-a-umidade-de-ambientes-fechados-ventilacao-luz-solar

Como diminuir a umidade de ambientes fechados: ventilação e luz solar

A primeira solução a ser empregada por quem quer saber como diminuir a umidade de ambientes fechados é traçar, já na concepção do projeto, pontos importantes para a entrada de luz solar e de ventilação adequada.

Somado a uma construção em que as aberturas fiquem estrategicamente posicionadas para o sol, com intenção de receber a luz natural, é importante planejar o melhor aproveitamento das janelas. A ideia é atuar de forma preventiva para evitar que a umidade aconteça.

2- Argamassa impermeabilizante

 

como-diminuir-a-umidade-de-ambientes-fechados-Argamassa-impermeabilizante

Como diminuir a umidade de ambientes fechados: argamassa impermeabilizante

Uma das principais dicas realmente eficientes de como diminuir a umidade em ambientes fechados é usar argamassa impermeabilizante.

Esse material é indicado para solucionar umidade provocada por infiltrações e capilaridade.

A argamassa impermeabilizante deve entrar na parede. Portanto, se a umidade já estiver instalada, será preciso retirar o revestimento na área úmida e aplicar o produto na alvenaria, tanto faz se for em área externa ou interna.

Usar as quantidades certas de materiais é sempre uma vantagem, veja em nosso blog: Dificuldade em calcular o rejunte de sua obra? Aprenda como fazer e escolher a cor que mais combina com o seu revestimento.

3- Chapa Drywall Resistente à Umidade (RU)

 

como-diminuir-a-umidade-de-ambientes-fechados-chapa-drywall-Resistente-a-Umidade-RU

Como diminuir a umidade de ambientes fechados: Chapa Drywall Resistente à Umidade (RU)

Famosa pelo nome de “chapa verde”, a chapa RU (Resistente à Umidade) é outra solução para combater o excesso de água presente em paredes e no teto.

Utilizada na construção civil, a chapa verde é muito indicada para banheiros, lavabos, cozinhas e também áreas de serviço.

Na fórmula de sua composição há hidrofugantes, elementos que repelem a água, como silicone, capaz de proteger contra gotejamentos, respingos ou borrifos e vapor condensado.

Curiosidade: Como surgiu o drywall? Veja como a destruição do centro de uma cidade levou à inovação.

4- Tinta impermeabilizante

 

como-diminuir-a-umidade-de-ambientes-fechados-Tinta-impermeabilizante

Como diminuir a umidade em ambientes fechados: tinta impermeabilizante

As tintas impermeabilizantes são soluções acessíveis e econômicas, voltadas mais para prevenir e resolver problemas de umidade por intemperismo, que ocorre com entrada de chuva pelas brechas em fachadas e coberturas.

Com a fórmula impermeabilizante, a tinta entrega propriedades bloqueadoras contra a umidade na área coberta.

O valor da tinta impermeabilizante normalmente ultrapassa o preço de tintas premium, sendo quatro vezes mais caras. Entretanto soluciona a umidade, sem interferências profundas em obras, evitando quebra-quebra.

Agora que você sabe quais são os tipos e como tirar a umidade de ambientes fechados, veja outras informações importantes sobre o uso de drywall:

A equipe técnica Knauf está à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre os sistemas de Drywall Knauf. Entre em contato pelo telefone 0800 704 9922 ou pelo e-mail sak@knauf.com.br.

Este texto foi escrito pela Knauf, referência mundial em sistemas de construção a seco.