12 dicas e benefícios do uso do carpete no ambiente corporativo

Para criar um ambiente com conforto, segurança e sofisticação, o uso do carpete em ambientes corporativos tem sido cada vez mais requisitado.

Por ser um elemento versátil, o carpete garante ao espaço uma temperatura agradável, além de proporcionar melhor acústica, redução dos riscos de queda e ainda favorece a saúde, uma vez que possuem tratamento antialérgico e antimicrobial.

O avanço da tecnologia das fibras sintéticas nesta área auxiliou no desenvolvimento de carpetes mais resistentes e mais duráveis.

Produtos assim ganham destaque na hora de decorar o ambiente de trabalho por esbanjarem bons motivos para investir, entre eles, valor, beleza, segurança, conforto e praticidade.

As opções disponíveis no mercado oferecem novas e arrojadas soluções de piso, projetadas para atender aos desafios singulares dos diferentes segmentos do mercado e de seus possíveis usos para os mais variados tipos de espaços.

Entre as opções de produtos estão carpetes em placa, rolo e tapetes, pisos vinílicos LVT (Luxury Vinyl Tile), nas mais variadas superfícies como: madeira, metal e pedras, além de linhas exclusivas para o segmento de hotelaria.

Se você é arquiteto ou designer de interiores e está pensando em usar carpete em algum dos seus projetos, aqui vão algumas dicas de como escolher o carpete ideal:

Mas primeiro, veja nosso guia completo sobre como escolher o piso certo para cada ambiente e arrase na escolha.

12 dicas do que buscar em um carpete para ambientes corporativos

 

Esteja atendo a funcionalidade

 

A funcionalidade é um elemento importantíssimo na hora da escolha. Neste caso, o carpete em placa é a melhor opção.

A praticidade se dá no momento da limpeza e manutenção do carpete, pois no caso de manchas ou impurezas mais difíceis de limpar, é possível remover a placa afetada e substituí-la sem alterar a configuração do material no espaço.

Busque por conforto

 

É possível sentir a diferença sensorial com o uso de carpetes, o que torna o espaço ainda mais confortável para o dia a dia.

Também é possível abusar das texturas, cores, formatos e desenhos disponíveis, o que possibilita a criação de um design exclusivo para o ambiente.

A temperatura deve ser levada em consideração

 

Para espaços climatizados, o carpete contribui na manutenção da temperatura do ambiente. Por conta das fibras sintéticas em seu material, a superfície mantém o calor, deixando o espaço numa temperatura agradável.

O carpete colabora para a redução do consumo de energia em ambiente climatizados.

A superfície e a base secundária do carpete agem como isolantes térmicos, mantendo a temperatura por mais tempo nas fibras sintéticas.

Dessa forma, o ambiente fica confortável e agradável por mais tempo, algo que nenhum outro tipo de piso pode oferecer.

O carpete cairia muito bem na arquitetura corporativa, onde a climatização do ambiente é um item muito valorizado. Saiba mais em nosso post.

Foque na praticidade

 

A praticidade na hora da instalação também é outro fator de destaque. Podendo ser colocado acima do piso frio desde que ele seja preparado previamente, e ainda facilita a manutenção ou substituição de partes danificadas da peça.

Acústica

 

O efeito de isolamento acústico é muito importante para ambientes corporativos, e o carpete ajuda a abafar sons, transformando salas de reunião e escritórios em espaços mais silenciosos. Reduzindo o ruído de impacto em áreas de circulação quase 10x mais em comparação a um revestimento cerâmico.

Lembre da segurança

 

O carpete é fabricado com materiais que não permitem escorregar, logo, tanto o impacto é reduzido, quanto às chances de alguém cair por conta dele.

Antialérgico

 

Para evitar problemas com sujeiras e poeira, opte pela excelência da limpeza. Os ambientes que utilizam carpete contribuem para a qualidade do ar se for mantida uma programação de limpeza semanal com aspirações.

Esse cuidado torna o piso mais limpo e consequentemente higiênico, contribuindo para uma melhor qualidade interna do ar.

Sustentabilidade

 

Também é bacana investir em produtos com apelo sustentável. Os que são feitos com materiais seguros e saudáveis, energia renovável, gestão da água e reutilização de matéria prima são ecologicamente corretos e promovem o bem-estar no espaço. O carpete tem um tempo de vida maior, e pode ser reaproveitado.

Existem modelos com baixo impacto ambiental em todas as fases de vida, do uso ao descarte.

Prefira produtos com certificação Cradle to Cradle®, a mais importante e completa certificação sustentável, que traz um conceito que inspira inovação contínua em processos e produtos. Permitindo que a próxima geração viva com produtos seguros, saudáveis, sem substâncias químicas perigosas e constantemente reutilizáveis.

Assim como a arquitetura sustentável, que valoriza a construção com materiais que não agridem o meio ambiente. Descubra em nosso post 7 maneiras de aplicá-la em seu projeto e decolar nesse nicho e mercado.

Custo x benefício

 

Com opções mais acessíveis, existem modelos de carpete que podem combinar e decorar melhor o ambiente corporativo, por um preço melhor do que pisos cerâmicos e porcelanatos.

Aproveite e veja a diferença entre porcelanato e cerâmica com as vantagens e desvantagens de cada um.

Procure algo de fácil instalação

 

Por ser um produto versátil, o carpete modular pode ser instalado por cima do piso antigo, sem reforma e quebra-quebra, necessitando apenas de cuidados como nivelação e limpeza. Pela mesma razão, a peça também oferece fácil manutenção, e pode ser trocada por outras placas sem dor de cabeça.

Que tenha uma boa resistência

 

Dê preferência aos carpetes que são fabricados com Nylon 6, que além de oferecer maior resistência, permite que o fio seja reciclado e volte a ser utilizado. Tornando-se uma matéria-prima eficaz e inteligente que promove maior durabilidade do produto. Outra dica é procurar por produtos que possuam garantia vitalícia.

Textura

 

Entre as variedades de carpetes no mercado, escolha aquele que ofereça uma textura mais macia e agradável ao toque. Isso melhora a qualidade do espaço e as condições de caminhar, reduzindo o cansaço ao andar.

Muitas empresas apostam numa textura de trama de forma que o aconchego proporcionado pela peça preencha o ambiente corporativo.

Alguns modelos também exploram o design e a tecnologia anti estática, o que proporciona ainda mais conforto para o espaço corporativo.

Com a variedade de materiais como lã, nylon e poliéster, existem opções com movimento gráfico e equilibrado, cores vibrantes e formas diferentes, em que você mesmo pode criar uma composição atual e descolada em seu local de trabalho.

Carpetes em placa com linhas diagonais e verticais convergentes que se abrem e fecham formam variadas faces neste padrão. Oferece uma proposta de energia cinética é flexível para diferentes áreas.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse tema, será ministrada durante a High Design Expo na área Office Connection, no dia 8 de agosto às 15h, um talk exclusivo com a diretora Global de design da Shaw Contract, Marcy Ewing, que abordará questões sobre como o piso se encaixa no local de trabalho no século 21.

* Para a High Design: Credenciamento gratuito somente para profissionais do setor (arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas, compradores internacionais e investidores)

Agora que você já conhece as vantagens de usar o carpete, que tal aprender a encantar seus clientes e divulgar seu trabalho? Conheça os cursos do Viva Decora PRO Academy, totalmente voltados para arquitetos e designers de interiores que queiram conquistar seus clientes.

curso ciclo do encantamento

Esse texto foi escrito por Luciano Bonini, diretor de marketing LATAM da Shaw Contract, empresa líder norte-americana de carpetes modulares e pisos vinílicos (LVT – Luxury Vinyl Tile) para áreas corporativas, hoteleiras, educacionais e residenciais.