Como combinar piso com revestimento: desvende os segredos para criar ambientes únicos!

Escolher e combinar piso com revestimentos para o lar é uma tarefa difícil e que gera muitas incertezas.

Hoje, os revestimentos trazem mais sensibilidade, mais cor e história à criação de seus produtos, resultando no encantamento na hora da compra do material, esse fator acaba se tornando um desafio, devido tantas opções de materiais com formatos e texturas diferentes.

Por isso, para os profissionais como arquitetos e designers é importante compreender o que o cliente deseja transmitir no seu espaço.

Então, antes de tomar qualquer decisão sobre o projeto, a pesquisa ajudará o profissional a entender qual o resultado que se pode alcançar.

como-combinar-piso-com-revestimento

como combinar piso com revestimento

Durante as paginações é comum ter dúvidas se o mais correto é usar revestimentos para paredes e pisos de mesmo modelo ou modelos diferentes.

Para isso é necessário fazer uma análise de toda a composição, desde os revestimentos até a iluminação dos espaços a serem decorados, para então buscar a melhor maneira de representar o ambiente de acordo com a escolha do cliente.

Com a gama de produtos diferenciados do mercado e a alta definição dos desenhos, não só os básicos ganham destaque, mas cada vez mais os produtos decorados se encontram presentes na decoração.

Neste post, explicamos melhor como combinar piso com revestimento, criando uma harmonia entre cores e texturas, deixando os ambientes mais agradáveis e com a cara do consumidor.

Veja mais dicas que podem te ajudar: 4 ideias de revestimentos para deixar o seu projeto moderno e prático.

Do chão à parede: como combinar piso com revestimento

 

Combinando as cores

 

Seguindo padrões tradicionais, pode-se dizer, resumidamente, que as cores quentes remetem ao aconchego e à estabilidade. Já as cores frias, por suas propriedades calmantes, combinam com ambientes de relaxamento.

Revestimentos nos tons de vermelho, laranja, amarelo e marrom, ou seja, cores quentes são ótimas para ambientes com maior circulação de pessoas, como salas, cozinhas e ambientes comerciais.

Já em lugares muito pequeno acaba trazendo sensação de sufocamento quando há muitas pessoas no mesmo espaço.

como-combinar-piso-com-revestimento-produto-escuro-no-chao

como combinar piso com revestimento: produto escuro no chão em ambiente comercial

Revestimentos com cores quentes tanto no chão quanto na parede ficam ótimos contrastando com revestimento claro. Essa combinação traz sensação de amplitude no espaço.

como-combinar-piso-com-revestimento-produto-escuro-na-parede

como combinar piso com revestimento: produto escuro na parede e claro no chão

As cores frias, no entanto, servem melhor para ambientes como quartos e banheiros. Essas cores claras amplificam o espaço com a luz natural.

como-combinar-piso-com-revestimento-produtos-claros

como combinar piso com revestimentos: ambiente com produtos claros

O branco passa a mensagem de higiene e pureza, clareia ambientes reduzidos ou com pouca iluminação. E o preto é mais recomendado para ambientes de grandes dimensões.

como-combinar-piso-com-revestimento-ambiente-amplo-preto

como combinar piso com revestimento: ambiente amplo com revestimento polido preto

Dizer que o melhor seria que revestimentos de pisos e paredes seguissem um mesmo padrão não é o mesmo que dizer que isso seja uma regra. O mercado disponibiliza de muitos materiais diferentes e muitas vezes combinações inesperadas funcionam e deixam seu espaço simplesmente único.

Quer ver mais sobre o efeito das cores na arquitetura? Descubra o significado de cada uma e como aplicar nos ambientes!

Está gostando das dicas? Aproveite para baixar os catálogo da Ceusa e ver mais exemplos de pisos e revestimentos para o seu projeto:lp-catalogos-ceusa-cta-blog

Combinando tipologias e texturas diferentes em pisos e paredes

 

Além dos contrastes entre chão e parede, é possível combinar cores com acabamentos e texturas diferentes.

Na imagem abaixo, há um revestimento com relevo, indicado tanto para área interna como área externa, combinando com dois polidos no chão. Ou seja, são tipologias diferentes, mas que combinam muito bem em um hall de entrada ou uma sala de jantar, por exemplo.

como-combinar-piso-com-revestimento-detalhes

como combinar piso com revestimento: detalhes

No próximo espaço percebe-se a mistura de revestimentos e tipologias em um mesmo espaço. No chão um polido escuro contrastando com as paredes claras. A madeira como cabeceira, traz uma nova ideia, misturando com revestimento xadrez no restante da parede.

Essas são novas possibilidades de combinações que fogem do tradicional e harmonizam muito bem em um ambiente.

como-combinar-piso-com-revestimento-combinando-as-cores-4

Como combinar piso com revestimento: combinando as cores

Combinar acabamentos e texturas de revestimentos de pisos e paredes tem a ver com uma série de fatores, mas nunca esquecendo a segurança.

Peças lisas e brilhantes facilitam a limpeza e, após molhadas, secam mais rápido. Porém, áreas molhadas, como área externa, borda de piscina, banheiro, cozinha, área de serviço, pode haver risco de escorregamento, sendo os revestimentos rústicos, com granilha ou alto relevo, ideais para esse tipo de espaço.

Veja mais sobre as normas de revestimento cerâmico antes de colocar a mão na massa!

Aproveite e confira também como ser mais criativo usando a paginação de pisos e paredes: 7 formas criativas para aplicar o revestimento

Dentro de casa, há ambientes com mais possibilidades de variação de revestimentos para pisos, como os dormitórios, por exemplo.

O quarto e a sala normalmente são os espaços onde as pessoas tendem a ficar por mais tempo na casa. Então quanto mais aconchegante, melhor.

Os revestimentos amadeirados trazem a sensação de conforto e são perfeitos para essa área da casa. Eles imitam perfeitamente a madeira com seus variados tons e a madeira combina tanto com revestimento ou piso claro quanto escuro.

como-combinar-piso-com-revestimento-melhores-revestimentos-para-pisos

Como combinar piso com revestimento: piso amadeirado + revestimento escuro na parede

Os revestimentos marmorizados, tanto acetinados quanto brilhantes são atemporais e combinam em qualquer espaço.

como-combinar-piso-com-revestimento-branco

como combinar piso com revestimento: banheiro com revestimento branco

Para revestir as paredes, o arquiteto, designer ou o cliente têm a liberdade de fazer a escolha que quiser. Existem os papéis de parede, tecidos de parede, adesivos, pastilhas, pedras, cerâmicas, tintas comuns, massas texturizadas, elementos em 3D e mais.

O importante, neste caso, é escolher o material que vá embelezar melhor a casa e combinar com o estilo de vida de seus moradores.

Ficou mais claro para você como combinar o revestimento do piso e da parede?

Essas são apenas algumas dicas de como combinar seus revestimentos e deixar seu espaço mais harmonioso, mas nada impede você de combinar qualquer ideia diferente do proposto no seu ambiente.

Aposte naquilo que você acredita que seja o ideal para a sua casa desde que se sinta confortável.

Veja mais alguns posts que podem te ajudar:

Banner-ceusa-3

Esse post foi escrito pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a única empresa que garante assentamento junta seca, com produtos monotom, monocálibre e textura flossy.