Cortina Para Escritório: Confira 4 Modelos Que Fazem Sucesso

Cortina para escritório é um elemento que ajuda a controlar a entrada de luz solar e deixa o ambiente mais confortável, principalmente naqueles horários em que o sol bate com mais intensidade. Além disso, ela também pode reduzir custos com sistemas de climatização e até mesmo melhorar o conforto acústico.

Quando falamos sobre a cortina ideal para escritório, é importante considerar seu formato e a decoração do espaço. Para te ajudar a fazer a escolha perfeita, no post de hoje vamos mostrar os 4 tipos de cortina para escritório mais utilizados e inspirações elegantes. Acompanhe!

Qual a importância da cortina para escritório?

Ninguém gosta de trabalhar em um local muito quente ou com iluminação excessiva, não é mesmo? Por isso, a cortina para escritório é um item essencial, pois traz conforto para o espaço e também agrega valor estético.

Além disso, a cortina para escritório reduz os custos com climatização, mantém a privacidade em reuniões, auxilia na divisão do espaço e manutenção do ambiente.

Cortina para escritório traz privacidade para ambientes (foto: Trio Arquitetura)

Cortina para escritório traz privacidade para ambientes (foto: Trio Arquitetura)

Vale lembrar que, cada vez mais, prédios corporativos estão investindo em vidros refletivos que reduzem a luminosidade no ambiente interno. Trata-se de uma tecnologia excelente, mas que ainda está longe de ser usada em grande parte dos escritórios. Sendo assim, a cortina para escritório ainda é um item que faz sucesso e moderniza-se com frequência.

Por que a persiana é a cortina para escritório mais indicada?

Na teoria, qualquer tipo de cortina pode ser usada em escritórios, mas os modelos com tecido costumavam ser evitados. Eles não são tão práticos em ambientes comerciais, pois ocupam mais espaço, são mais difíceis de limpar e podem até mesmo impactar no conforto térmico dos funcionários.

Quando falamos de tipos de cortina para escritório, a mais indicada é a persiana.

A cortina persiana para escritório pode ser de alumínio, madeira, PVC ou até mesmo de tela solar. Uma das suas principais vantagens é o controle de luminosidade do ambiente, que pode ser ajustável de acordo com o modelo e as necessidades do cliente.

Cortina para escritório: persiana de alumínio clara e bancada amarela (foto: Natalia Pini)

Cortina para escritório: persiana de alumínio clara e bancada amarela (foto: Natalia Pini)

Se a ideia é iluminar o espaço moderadamente, por exemplo, uma cortina persiana para escritório que bloqueia parcialmente a luminosidade é suficiente. Já se o local é uma sala de reunião ou projeção, recomenda-se persianas com tela blackout que bloqueiam totalmente a luminosidade.

Cortina para escritório horizontal persiana branca em sala de reunião (foto: Caio José Andrade)

Cortina para escritório horizontal: persiana branca em sala de reunião (foto: Caio José Andrade)

O controle da entrada da luz solar é feito por meio de uma cordinha que funciona como mecanismo de regulagem. Seu funcionamento é bem simples e facilita o manuseio no dia a dia.

Caso o cliente queira facilitar ainda mais a abertura e fechamento da cortina, é possível escolher modelos com mecanismo de acionamento automático.

Cortina para escritório horizontal persiana branca (foto: WT Studio)

Cortina para escritório horizontal: persiana branca (foto: WT Studio)

A limpeza da persiana para escritório também é prática, pois, ao contrário das cortinas tradicionais, não há a necessidade de retirá-la do local para fazer a higienização.

Outra vantagem da cortina persiana para escritório é a variedade de cores e modelos. Elas combinam com vários tipos de decoração, desde minimalista até clássica.

Mas, afinal, quais são os tipos de cortinas mais usadas no escritório?

Quais são os tipos de cortina persiana para escritório?

Confira agora os 4 tipos de cortina persiana para escritório mais usados no mercado:

Persiana horizontal

A persiana horizontal é um dos tipos de cortina para escritório mais comuns. Ela é indicada para quando a janela estiver voltada para o leste ou oeste, pois seu formato é ideal para quebrar a entrada de luz solar nessa direção.

Cortina para escritório horizontal em sala de reunião (foto: Estudio Sespede Arquitectos)

Cortina para escritório horizontal: persiana em sala de reunião (foto: Estudio Sespede Arquitectos)

Veja também: Veja como a orientação solar pode transformar o seu projeto

Persiana vertical

Caso a janela esteja voltada para o norte ou sul, recomenda-se o uso de persianas verticais. Elas também são indicadas para janelas altas ou portas de vidro, já que seu formato harmoniza mais com esses elementos.

Cortina para escritório: persiana vertical (foto: Fildecor)

Cortina para escritório: persiana vertical (foto: Fildecor)

Persiana rolo

Esse tipo de persiana está fazendo sucesso em escritórios e até mesmo projetos residenciais. Seu grande diferencial é que ela é aberta de baixo para cima — o tecido da peça vai enrolando até o topo da estrutura.

Diante desse contexto, seu manuseio é bem prático e permite controlar com mais liberdade a entrada de luz solar. É possível deixá-la a meia altura, por exemplo.

Cortina para escritório: persiana rolo blackout (foto: Hildebrand Silva Arquitetura)

Cortina para escritório: persiana rolo blackout (foto: Hildebrand Silva Arquitetura)

Outro destaque dessa cortina para escritório é a sua estética, que deixa o ambiente mais aconchegante e clean. Ela é fabricada com tela solar — tecido que permite a entrada de luz natural, mas diminui a incidência dos raios UV —, contribuindo para uma cobertura eficiente e suave.

Persiana romana

Assim como a persiana rolo, esse tipo de cortina para escritório também é fabricado com tela solar. Ela favorece o conforto visual dos funcionários com uma iluminação suave e deixa o ambiente com um ar mais acolhedor.

Cortina para escritório: persiana romana (foto: Luciane Cândido - Arredare Arquitetura, Engenharia e Interiores)

Cortina para escritório: persiana romana (foto: Luciane Cândido – Arredare Arquitetura, Engenharia e Interiores)

Qual a cortina ideal para escritório?

A cortina ideal para escritório precisa ter um tamanho adequado para cobrir as janelas e oferecer uma iluminação natural confortável para o ambiente. Dê preferência para materiais que ofereçam melhor absorção de luz e proteja contra os raios UVA e UVB.

Outra dica na hora de escolher a cortina ideal para o seu projeto de escritório é apostar em tecidos acústicos que trazem maior conforto sonoro ao espaço. Dessa forma, evita-se barulhos externos que prejudicam a produtividade da equipe.

Não podemos esquecer, é claro, da importância de harmonizar a cortina com a decoração do escritório. Os tons neutros são coringas e combinam com vários estilos de ambientes. Caso a proposta do espaço seja algo mais contemporâneo, cortinas coloridas podem valorizar o projeto.

Cortina para escritório persiana branca deixa o ambiente moderno (foto: Carolina Danielian)

Cortina para escritório: persiana branca deixa o ambiente moderno (foto: Carolina Danielian)

Gostou dessas dicas sobre cortina para escritório? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!