O Que é Vidro Fantasia? Conheça os Tipos, Benefícios e Aplicações

Vidro fantasia, conhecido também como vidro impresso, é um tipo de vidro texturizado muito usado na decoração de ambientes. No mercado existem diversos tipos de vidro fantasia e as opções variam de acordo com a gravação do desenho que se deseja imprimir no vidro em questão.

Janelas, basculantes, portas, divisórias são alguns dos espaços que podem receber o acabamento em vidro fantasia. Por isso, se você profissional de arquitetura e design de interiores deseja trazer um toque diferenciado para os seus projetos, te convido a ler este conteúdo até o final. Conheça de perto as características do vidro fantasia e descubra porque esse material vem conquistando cada vez mais o público.

A porta dos armários e porta de correr que divide a lavanderia da cozinha é feita de vidro fantasia canelado. Fonte: Pinterest

1. A porta dos armários e porta de correr que divide a lavanderia da cozinha é feita de vidro fantasia canelado. Fonte: Pinterest

O que é vidro fantasia?

Vidro fantasia é um tipo de vidro texturizado produzido a partir de uma tira de vidro fundido entre rolos a 900ºC. Neste processo, desenhos em relevo presentes nos rolos são transferidos ao vidro fantasia. A moldagem é feita a partir de dois cilindros metálicos posicionados na saída do forno por onde passa o vidro fantasia já elaborado.

O rolo superior apresenta uma superfície lisa, enquanto o rolo inferior conta em sua superfície a gravação do desenho que se deseja imprimir no vidro fantasia. Vale comentar, que o espaçamento entre um rolo e outro determina a espessura do produto final.

Assim que o vidro fantasia é impresso e recebe a textura, por ainda não estar complemente rígido, é direcionado para um conjunto de rolos chamado de estenderia. Nesta etapa, ocorre o processo de resfriamento de maneira lenta e gradual de cada vidro fantasia.

Qual a diferença entre vidro fantasia e jateado?

Enquanto o vidro fantasia se trata de um vidro impresso, o vidro jateado se trata de um vidro feito basicamente por meio da técnica que lança grãos de areia contra o vidro em alta velocidade, deixando-o com efeito fosco e opaco.

Veja também: Neuroarquitetura: O Que é e Como Ela Interfere na Criação dos Ambientes

O vidro fantasia é um tipo de vidro texturizado que recebe em sua superfície a gravação do desenho que se deseja imprimir. Fonte: Reflex temper Vidros

2. O vidro fantasia é um tipo de vidro texturizado que recebe em sua superfície a gravação do desenho que se deseja imprimir. Fonte: Reflex temper Vidros

Quais são os tipos de vidro fantasia?

Existem diferentes tipos de vidro fantasia com espessuras e desenhos distintos. Dessa forma, separamos abaixo alguns dos modelos de vidro fantasia mais usados e fáceis de serem encontrados em lojas e departamentos. 

Vidro fantasia mini boreal

O vidro fantasia mini boreal é formado por pequenos desenhos quadriculados que formam sua impressão. Essa característica do vidro fantasia mini boreal faz com que ocorra uma distorção na visão, deixando-o com efeito opaco, garantindo mais privacidade ao espaço.

O vidro fantasia, conhecido também como vidro impresso, se trata de um tipo de vidro texturizado. Fonte: Arch Glass

3. O vidro fantasia, conhecido também como vidro impresso, se trata de um tipo de vidro texturizado. Fonte: Arch Glass

Vidro fantasia mosaico

O vidro fantasia mosaico é muito usado na decoração e sua superfície apresenta desenhos diversos que podem contar com diferentes cores. No ambiente, o vidro fantasia mosaico traz um toque descontraído e alegre, a depender da cor escolhida.

Vidro fantasia mosaico feito com diferentes formas e cores. Fonte: Etsy

4. Vidro fantasia mosaico feito com diferentes formas e cores. Fonte: Etsy

Vidro fantasia canelado

Para que ocorra a texturização do vidro fantasia canelado é preciso que ocorra uma troca de calor entre pontos específicos da sua superfície que permitem o surgimento das “ondinhas” vistas a olho nu. Na decoração, o vidro fantasia canelado além de trazer privacidade, também inibe a entrada direta de luz natural no espaço.

Armário de cozinha feito com vidro fantasia canelado e acabamento em madeira. Fonte: Pinterest

5. Armário de cozinha feito com vidro fantasia canelado e acabamento em madeira. Fonte: Pinterest

Vidro fantasia silesia

O vidro fantasia silesia apresenta uma textura marcante, gravada em formato de losangos. Esse modelo de vidro fantasia funciona muito bem em diferentes cômodos e se torna perfeito para ambientes com toque estilo vintage ou até mesmo retrô.

Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto

Vidro fantasia silesia. Fonte: Revista Vidro Impresso

6. Vidro fantasia silesia. Fonte: Revista Vidro Impresso

Vidro fantasia rideau

O vidro fantasia rideau apresenta uma textura ondulada muito similar a uma “cortina de água”. Na decoração, o vidro fantasia rideau acaba sendo muito usado em ambientes onde se deseja criar ilusões de ótica.

Vidro fantasia rideau. Fonte: Vitrais Álamo

7. Vidro fantasia rideau. Fonte: Vitrais Álamo

Vidro fantasia martelado

O vidro fantasia martelado é um tipo de vidro muito usado nos projetos. Isso porque, sua textura formada por pequenos círculos forma uma camada translúcida, garantindo a privacidade necessária para determinados ambientes. A textura do vidro fantasia martelado se conecta muito bem em projetos que seguem uma proposta vintage e retrô.

Vidro fantasia martelado. Fonte: Vidraçaria Mineirão

8. Vidro fantasia martelado. Fonte: Vidraçaria Mineirão

Quais os benefícios de usar vidro fantasia?

Uma das principais vantagens associadas ao uso do vidro fantasia está na imensa gama de texturas, cores e espessuras que podem ser encontradas no mercado, o que torna o vidro fantasia um tipo de acabamento que facilmente se conecta a diversos estilos de decoração.

Além disso, a depender da textura impressa, o vidro fantasia também pode reter parcialmente a luz natural, mantendo a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade

O vidro fantasia também pode reter parcialmente a luz natural, manter a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade. Fonte: Reflex Tempervidros

9. O vidro fantasia também pode reter parcialmente a luz natural, manter a privacidade dos ambientes sem perder luminosidade. Fonte: Reflex Tempervidros

Onde usar o vidro fantasia no projeto?

O vidro fantasia é extremamente versátil e democrático, podendo ser usado nos mais diferentes pontos da construção. Na arquitetura, o vidro fantasia pode fazer parte do acabamento de portas, janelas, basculantes e coberturas.

No design de interiores o vidro jateado pode fazer parte de divisórias, revestimentos de parede e objetos decorativos. Nos móveis, o vidro fantasia também pode estar presente na estrutura de mesas, racks, aparadores, estantes, nichos, prateleiras, etc.

E aí, o que achou da matéria sobre vidro fantasia? Gostou?! Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Muxarabi: O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usar no Projeto” e descubra como esse elemento arquitetônico pode transformar o seu projeto.