4 dicas para estudantes de arquitetura que querem se preparar entrar no mercado

Todo arquiteto ou profissional de interiores sabe que o início da carreira é um período difícil e cheio de obstáculos. O dilema é clássico. Para ser aprovado em uma vaga, escritórios querem profissionais com experiência. Só que, para conseguir experiência, os profissionais precisam ser aprovados em uma vaga. Sem experiência, não existe vaga. Sem vaga, não existe experiência.

E, então, o arquiteto ou designer recém-formado entra em um círculo vicioso comum para tantas profissionais. É por isso que trouxemos estas dicas para estudantes de arquitetura já se preparem e adquirirem experiência antes de começarem a procurar um emprego.

Quer cursar arquitetura mas não tem certeza? É recém formado e está começando a estruturar sua carreira? Confira nosso guia de carreira de arquitetura.

Se você está em busca de uma cadeira em um escritório de arquitetura ou de design de interiores, não desanime. O primeiro passo pode ser difícil, mas é possível ser dado. Confira as dicas para estudantes de arquitetura abaixo e saiba como driblar a pouca experiência e conquistar um posto.

4 dicas para estudantes de arquitetura se prepararem para o primeiro emprego

 

1. Compense a falta de experiência

 

dicas para estudantes de arquitetura

dicas para estudantes de arquitetura: compense com outros fatores

Você pode não ter trabalhado por anos em um escritório. No entanto, durante a faculdade, pode compensar a inexperiência.

Quer um exemplo? Procure se envolver com a rotina acadêmica da universidade onde estuda, com grupos de estudo, com projetos de extensão.

Um estágio é uma forma de se aproximar do mercado de trabalho e começar a conquistar os requisitos buscados por escritórios. Concursos universitários são outras oportunidades para tornar seu currículo mais interessante. Para compensar a falta de experiência, basta aproveitar as oportunidades de quando você é estudante.

2. Trabalhe para você mesmo

 

dicas para estudantes de arquitetura

dicas para estudantes de arquitetura: trabalhe para você mesmo

Não conseguiu um estágio ou um emprego? Comece a fazer trabalhos para você mesmo, como projetar de casa e desenhar móveis que um dia podem ser apresentados como portfólio.

Claro, é sempre bem-vinda a avaliação de outro profissional para guiá-lo em sua evolução. Ouça as dicas que arquitetos tem para te dar. O importante é não parar caso a primeira oportunidade demore mais do que o previsto.

Veja também: Segredos de como montar um escritório de arquitetura

3. Invista em cursos

 

dicas para estudantes de arquitetura

dicas para estudantes de arquitetura: invista em cursos

Não pare de se capacitar. Esta é uma das melhores dicas para estudantes de arquitetura: o conhecimento é seu maior tesouro como profissional, invista em cursos de línguas, de especialização, de arte.

Um intercâmbio de arquitetura também é uma boa opção. Seja estratégico em suas escolhas e siga em frente. É preciso ser constante e entender que o crescimento profissional é um processo, o que nos leva à última dica.

Veja também: 7 livros que não são de arquitetura, mas que todo arquiteto deveria ler

4. Dê o primeiro passo

 

dicas para estudantes de arquitetura

dicas para estudantes de arquitetura: de o primeiro passo

Às vezes, o primeiro emprego que você conseguirá não é o emprego dos seus sonhos. Mas não desanime. Compreenda que é preciso começar de alguma forma. Veja as oportunidades do mercado de trabalho de arquitetura.

Comece debaixo e vá crescendo. Pequenas oportunidades podem abrir portas e oferecer o conhecimento de que você necessita para se tornar um profissional melhor e ser aprovado em uma empresa dos seus sonhos.

Veja também: Famosos arquitetos brasileiros: como se unir a este grupo?