Escada Escama de Peixe: Tudo Sobre o Assunto +27 Modelos Para Projetar

A escada escama de peixe é uma variação entre os modelos de escadas existentes no mercado. Sua estrutura conta com uma viga central que sustenta os degraus, mantendo as laterais livres. Esse formato inusitado por sua vez se assemelha a uma espinha de peixe, resultando na origem do seu nome.

No projeto, a escada escama de peixe traz um toque moderno e minimalista, transformando completamente a decoração de um ambiente. Por isso, se você profissional de engenharia, arquitetura ou design de interiores está em busca de uma peça diferenciada para dar acesso a outros andares do seu projeto, a dica é apostar na escada escama de peixe.

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos compartilhar diversos modelos e informações sobre a escada escama de peixe. Acompanhe!

Escada escama de peixe com guarda corpo em vidro. Fonte: Pinterest

1. Escada escama de peixe com guarda corpo em vidro. Fonte: Pinterest

Veja também: Passo a passo! Tire suas dúvidas sobre o cálculo de escada

O que é escada escama de peixe?

A escada escama de peixe, também conhecida como escada com viga central, é uma das variações de escadas que podem ser encontradas no mercado. Sua estrutura é formada por uma viga central que sustenta os degraus, essa característica faz com que as laterais fiquem livres.

No projeto, o design diferenciado da escada escama de peixe traz um toque moderno, minimalista e leve, já que a sua estrutura traz a ideia de que os degraus estão flutuando no cômodo, transformando completamente a decoração do ambiente interno ou externo.

Veja também: Veja como criar um jardim embaixo da escada e inspire-se com 31 exemplos

A escada escama de peixe é também conhecida como escada com viga central. Fonte: Pinterest

2. A escada escama de peixe é também conhecida como escada com viga central. Fonte: Pinterest

Quais as vantagens e desvantagens de usar a escada escama de peixe? 

Antes de definir o projeto com a escada escama de peixe é importante que você avalie as vantagens e desvantagens de incluir esse elemento construtivo no imóvel. Dessa forma, separamos abaixo os prós e contras de usar a escada escama de peixe no ambiente.

Vantagens de usar a escada escama de peixe

  • Estética: a escada escama de peixe de fato traz um visual mais moderno e leve para o cômodo, já que suas laterais livres, trazem a ideia de que os degraus estão flutuando; 
  • Otimização de espaço: no ambiente, como a escada escama de peixe é estruturada por uma viga central todo o espaço embaixo da escada pode ser aproveitado para outros fins, seja para posicionar um móvel ou criar um novo ambiente (jardim de inverno, por exemplo);
  • Versatilidade: a escada de escama de peixe pode ser construída com diferentes materiais (madeira, ferro, alvenaria…), em diferentes formatos (escada reta, em formato L ou U) e com ou sem a presença de guarda-corpo.
Posicione móveis embaixo da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

3. Posicione móveis embaixo da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

Dentre as desvantagens podemos destacar a necessidade de investir em um projeto bem executado, já que a viga central é a responsável por sustentar a estabilidade da escada. Dessa forma, o custo para a construção desse elemento construtivo acaba ficando mais alto, quando comparado a outros modelos de escadas existentes no mercado.

A presença de crianças e idosos no imóvel também deve ser levada em consideração e, em caso positivo, inclua o modelo de escada escama de peixe na presença de um guarda-corpo e corrimão, o que pode encarecer um pouco mais o projeto apresentado ao cliente.

A escada escama de peixe foi projetada em conjunto com os móveis do ambiente. Projeto de Adriana Diegues

4. A escada escama de peixe foi projetada em conjunto com os móveis do ambiente. Projeto de Adriana Diegues

Como acertar no modelo de escada escama de peixe para o seu projeto?

A versatilidade da escada escama de peixe certamente é de encher os olhos, visto que sua estrutura pode ser feita com diferentes materiais se conectando a diferentes propostas decorativas e podendo ser inserida tanto em ambientes internos como externos.

Confira abaixo os principais modelos de escada escama de peixe mais procurados no mercado.

Escada escama de peixe de ferro

Dentre as opções, podemos destacar o modelo de escada escama de peixe de ferro. Versão perfeita tanto para ambientes internos quanto externos, sua principal vantagem está na resistência e facilidade de instalação.

A escada escama de peixe pode ser toda estruturada em metal ou o ferro pode estar presente apenas na viga central, sendo complementada por degraus fabricados em outros materiais como a madeira, facilitando a sua inserção em diferentes espaços.

Em projetos que seguem um toque industrial, a escada escama de peixe pode ser toda estrutura em ferro na cor preta. Já em um ambiente mais moderno e despojado a escada escama de peixe de ferro pode ser pintada de outras cores.

Modelo de escada de escama de peixe de ferro. Fonte: Revista Viva Decora

5. Modelo de escada de escama de peixe de ferro. Fonte: Revista Viva Decora

Escada escama de peixe de madeira

Se o seu cliente se identifica com uma decoração mais rústica e prefere materiais mais atemporais, a dica é optar pelos modelos de escada escama de peixe de madeira. A madeira por si só além de trazer aconchego e conforto para a decoração, também é durável e muito resistente. No projeto, a escada escama de peixe de madeira pode apresentar diferentes formatos e pode ter variações de tonalidades, a depender da madeira escolhida.

Modelo de escada de madeira escama de peixe. Fonte: Casa Abril

6. Modelo de escada de madeira escama de peixe. Fonte: Casa Abril

Escada escama de peixe de concreto

Uma alternativa interessante para quem deseja customizar ainda mais o projeto é investir na construção de uma escada escama de peixe de concreto. Esse modelo de escada pode ser feito no próprio canteiro de obras ou seguir uma versão de escada pré-fabricada e apenas ser montada no local desejado do imóvel. 

A principal vantagem da escada escama de peixe de concreto é a possibilidade de construí-la da forma como desejar, podendo pintar ou até mesmo revestir sua estrutura com outros revestimentos e acabamentos.

Veja também: Descubra como fazer escada de concreto e veja 35 exemplos perfeitos

A escada escama de peixe pode compor ambientes internos e externos. Fonte: Pinterest

7. A escada escama de peixe pré-moldada pode compor ambientes internos e externos. Fonte: Pinterest

Escada escama de peixe de porcelanato

Agora se o seu cliente está a procura de uma decoração mais sofisticada e elegante a dica é projetar uma escada escama de peixe de porcelanato. Esse tipo de acabamento é muito procurado quando a escada escama de peixe é projetada em concreto o que facilita a sua customização posterior, incluindo o revestimento desejado.

Modelo de escada escama de peixe de porcelanato. Fonte: Pinterest

8. Modelo de escada escama de peixe de porcelanato. Fonte: Pinterest

Quando usar escada de escama de peixe, reta, em formato L e em formato U?

Mais do que acertar na escolha do material de fabricação é importante que você esteja atento quanto ao formato da escada escama de peixe do seu projeto, de forma que ela se conecte com o restante da arquitetura e atenda as necessidades específicas do seu cliente.

A escada escama de peixe pode apresentar formato reto (mais tradicional), ou ser construída em formato em L ou em formato U. Mas, como acertar no formato ideal?

A escada escama de peixe reta é considerada um dos modelos mais seguros, principalmente se a casa contar com a presença de crianças e idosos. Normalmente esses modelos de escadas contam com guarda-corpo e corrimão, caso exista um vão aberto. Quanto às medidas, segundo especialistas, o corrimão deve ter entre 80 cm a 92 cm de altura, enquanto a altura mínima do degrau deve ser de 17,5 cm para uma pisada de 27,5 cm.

Modelo de escada de madeira escama de peixe e guarda corpo de vidro. Fonte: Revista Viva Decora

9. Modelo de escada de madeira escama de peixe e guarda corpo de vidro. Fonte: Revista Viva Decora

A escada escama de peixe em L, segue por sua vez o formato da letra “L” e ao mudar de direção para algum dos lados, forma um ângulo de 90°. Vale comentar que essa transição pode acontecer gradualmente ou ter a adição de um patamar no trecho de desvio para um dos lados.

Modelo de escada escama de peixe em formato em L. Fonte: Pinterest

10. Modelo de escada escama de peixe em formato em L. Fonte: Pinterest

Já a escada escama de peixe em U, apresenta do decorrer da sua estrutura uma curva acentuada num sentido horizontal em relação ao ponto de partida, dessa maneira os lances são conectados por um grande patamar e seguem direções opostas, desenhando um U.

A escada em U combina com diversos tipos de decoração, desde o minimalista até o contemporâneo. Porém, apesar da sua estrutura mais compacta ela demanda mais espaço no projeto, do que uma escada escama de peixe reta, por exemplo.

Modelo de escada escama de peixe em formato em U. Fonte: Pinterest

11. Modelo de escada escama de peixe em formato em U. Fonte: Pinterest

Confira mais alguns projetos de escada escama de peixe

Decoração clean com escada escama de peixe com degraus de madeira. Fonte: Pinterest

12. Decoração clean com escada escama de peixe com degraus de madeira. Fonte: Pinterest

Crie um lindo jardim de inverno embaixo da escada. Fonte: Pinterest

13. Crie um lindo jardim de inverno embaixo da escada. Fonte: Pinterest

Aproveite o espaço embaixo da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

14. Aproveite o espaço embaixo da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

Escada escama de peixe reta com acabamento em madeira e ferro. Fonte: Pinterest

15. Escada escama de peixe reta com acabamento em madeira e ferro. Fonte: Pinterest

Decoração minimalista com escada escama de peixe de ferro. Fonte: Pinterest

16. Decoração minimalista com escada escama de peixe de ferro. Fonte: Pinterest

O guarda-corpo de vidro traz um toque de requinte para a escada escama de peixe de porcelanato. Fonte: Pinterest

17. O guarda-corpo de vidro traz um toque de requinte para a escada escama de peixe de porcelanato. Fonte: Pinterest

Aposte em diferentes acabamento na escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

18. Aposte em diferentes acabamento na escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

Escada escama de peixe conta com uma viga central que sustenta os degraus. Fonte: Pinterest

19. Escada escama de peixe conta com uma viga central que sustenta os degraus. Fonte: Pinterest

Escada escama de peixe com viga de ferro e acabamento em madeira. Fonte: Pinterest

20. Escada escama de peixe com viga de ferro e acabamento em madeira. Fonte: Pinterest

Escada escama de peixe de madeira e guarda corpo de vidro. Projeto de Arq. Bruna Cruz

21. Escada escama de peixe de madeira e guarda corpo de vidro. Projeto de Arq. Bruna Cruz

Escada escama de peixe em formato de U. Projeto de Alex Bonilha

22. Escada escama de peixe em formato de U. Projeto de Alex Bonilha

Escada escama de peixe em formato U com acabamento em madeira. Fonte: Revista Viva Decora

23. Escada escama de peixe em formato U com acabamento em madeira. Fonte: Revista Viva Decora

A escada escama de peixe mergulha na decoração da sala. Fonte: Pinterest

24. A escada escama de peixe mergulha na decoração da sala. Fonte: Pinterest

A escada escama de peixe traz um toque aconchegante para a decoração. Fonte: Casa Abril

25. A escada escama de peixe traz um toque aconchegante para a decoração. Fonte: Casa Abril

Aposte em um projeto luminotécnico que destaque a presença da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

26. Aposte em um projeto luminotécnico que destaque a presença da escada escama de peixe. Fonte: Pinterest

O jardim vertical preenche toda a lateral da escada de escama de peixe. Fonte: Revista Viva Decora 2

27. O jardim vertical preenche toda a lateral da escada de escama de peixe. Fonte: Revista Viva Decora 2