Faculdade de arquitetura a distância: vale a pena cursar uma? O diploma é válido?

faculdade-de-arquitetura-a-distancia

faculdade de arquitetura a distância

Cursar uma faculdade de arquitetura a distância é uma realidade recente para os brasileiros. Até o início de 2017, não havia no MEC (Ministério da Educação), órgão responsável pela regularização do ensino, um curso sequer disponível.

Atualmente, existem 9 universidades que oferecem o curso de arquitetura e urbanismo a distância no Brasil.

O modelo EAD, sigla para Ensino a Distância, é aplicado desde 1980 no Brasil, com o início dos cursos por correspondência. Com a chegada da internet, a partir dos anos 2000, os cursos EAD se consolidaram graças ao avanço da tecnologia que permitiu integração de conteúdo multiplataforma.

Isso fez aumentar a procura por cursos a distância no país. Segundo o Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), em 2016, 2,98 milhões de alunos foram atraídos pelo ensino a distância durante o ano de 2015.

Pensando em estudar arquitetura e urbanismo em uma faculdade a distância? Confira a opinião do MEC, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e tire suas próprias conclusões.

E se quiser mais informações sobre cursos de arquitetura e urbanismo, confira em nosso blog:

Faculdade de arquitetura a distância x curso presencial

 

faculdade-de-arquitetura-a-distancia-escolha

faculdade de arquitetura a distância: escolha

O MEC é o único órgão federal que emite o credenciamento para os cursos de ensino a distância. Para oferecer cursos superiores não-presenciais, como o curso de arquitetura e urbanismo EAD, a faculdade precisa do credenciamento da instituição, que por sua vez aplica uma avaliação, a mesma usada para cursos presenciais.

O diploma adquirido em uma faculdade de arquitetura a distancia tem a mesma legitimidade que o obtido através de uma instituição de ensino presencial, desde que ambos sejam reconhecidos pelo MEC.

O que as instituições de arquitetura dizem sobre faculdade de arquitetura EAD

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) se posicionaram contra a autorização de cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo EAD.

Ambas as organizações entendem que o modelo de ensino EAD para curso de arquitetura a distância não é compatível com a formação profissional exigida, sendo inadequado e podendo prejudicar um aluno que deseja exercer com qualidade a profissão.

Veja o que comentam oficialmente as duas instituições sobre a autorização para o funcionamento de uma faculdade de arquitetura a distância.

Conforme a carta publicada pela IAB:

Tal formação tem o projeto como estrutura pedagógica, uma vez que o projeto é a atividade matriz dos conteúdos indispensáveis à profissão. E o projeto, como reconhecido internacionalmente, é simultaneamente pesquisa e proposição, fruto de uma elaboração complexa, autoral, assequencial, fundada na reflexão e na interpretação de informações múltiplas e diversificadas 

Já de acordo com a ABEA:

Em Arquitetura e Urbanismo, o espaço físico adequado é parte do processo de ensino e favorece o aprendizado. Se dar sentido a espaços (físicos e reais) é o dever de ofício, como fazê-lo na virtualidade? Como aceitar que a relação professor/aluno presencial não seja importante, que a virtualidade basta? Qual seria, então, o sentido da construção física, real e material dos espaços?

Polêmicas a parte, selecionamos 9 cursos de arquitetura para você pesquisar, analisar as grades curriculares da respectiva faculdade de arquitetura a distância e pensar se vale a pena aprender arquitetura e urbanismos sem sair de casa.

Veja também algumas dicas para quem está iniciando a carreira de arquitetura e urbanismo:

Conheça as 9 faculdades de arquitetura a distância

 

faculdade-de-arquitetura-a-distancia-faculdades

faculdade de arquitetura a distancia: faculdades

Segundo o MEC, há no Brasil apenas 9 faculdades com o modelo de ensino a distância que oferecem o curso de arquitetura e urbanismo EAD.

Na lista, há curso de arquitetura a distância praticamente por todo o Brasil, como no Rio de Janeiro, em Florianópolis, em Santa Catarina, em Alagoas, em Maceió, em Salvador, na Bahia e em São Paulo.

Vale lembrar que o custo dos cursos de arquitetura e urbanismo devem ser checados junto às instituições, bem como a grade curricular e o sistema de ensino, que podem variar de uma faculdade para outra.

Há instituições, por exemplo, que preferem exigir um número mínimo de aulas presenciais por semestre dando ao aluno oportunidades de cursar as aulas práticas exigidas para a obtenção do diploma de graduação em arquitetura e urbanismo.

Veja a lista das instituições que oferecem cursos de arquitetura e urbanismo a distância:

9 faculdades de arquitetura a distância no Brasil:

 

  1. INFINET RJ
  2. Centro Universitário FACVEST
  3. Faculdade Dom Pedro II
  4. Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU MACEIÓ
  5. Centro Universitário SOCIESC
  6. Centro Universitário Maringá – UNICESUMAR
  7. Universidade Anhanguera – UNIDERP
  8. Universidade Brás Cubas – UBC
  9. Centro Universitário UNA

Já pensou em aperfeiçoar sua formação depois de se graduar e fazer uma pós-graduação ou até mesmo um intercâmbio de arquitetura no exterior?

Outra dica é conhecer e investir nos programas de arquitetura mais usados no mercado. Confira mais informações em nosso blog: