Como Fazer Iluminação Industrial? Dicas Práticas Para Acertar No Projeto

A iluminação industrial é um estilo de iluminação que remete ao ambiente de fábricas, galpões e armazéns antigos. Pendentes e lâmpadas com fios expostos, luminária trilho e holofotes são alguns dos elementos que podem compor esse estilo de iluminação. Não é à toa que essa variedade de elementos de iluminação industrial conquista cada vez mais espaço na decoração de casas, apartamentos, restaurantes, cafeterias e hotéis no Brasil e mundo afora.

Mas, para conseguir bons resultados no ambiente, é preciso conhecer mais de perto as diferentes oportunidades que a iluminação industrial pode oferecer ao seu projeto. Por isso, no post de hoje, vamos compartilhar dicas e os principais elementos de iluminação industrial que podem fazer parte da decoração. Confira!

O que é iluminação estilo industrial?

O estilo industrial e propriamente a chamada iluminação estilo industrial iniciou por volta da década de 1960, na cidade de Nova York, quando pessoas desabrigadas começaram a ocupar galpões e armazéns industriais.

Naquela época, os moradores que ocupavam esses espaços não faziam reformas em suas estruturas e por sua vez conviviam em ambientes com parede de tijolinho aparente, piso de cimento queimado, iluminação industrial, peças em madeira, estruturas metálicas e demais elementos fabris.

Os anos se passaram e essa forma de morar trouxe vida ao chamado estilo industrial que se revela a partir do revestimento de piso e parede em tijolinho aparente e cimento queimado, móveis em madeira e metal e iluminação industrial.

Veja também: Concreto Aparente: O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usá-lo no Projeto

Projeto com parede de cimento queimado, mesa de madeira e iluminação industrial. Fonte: Casa de Valentina

1. Projeto com parede de cimento queimado, mesa de madeira e iluminação industrial. Fonte: Casa de Valentina

Veja também: Como Calcular Concreto Para Lajes, Vigas e Pilares – Tudo Que Você Precisa Saber

Conheça 6 elementos de iluminação industrial que podem ser usados no seu projeto

A procura pelo estilo industrial vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e caminhando junto com essa tendência, diversos elementos de iluminação industrial foram sendo criados de forma a atender aos mais diversos ambientes e necessidades. Pensando na diversidade de produtos, separamos abaixo alguns dos elementos de como fazer iluminação industrial que podem fazer parte do seu projeto.

1. Lâmpadas de filamento em tubulações

Uma alternativa criativa de iluminação industrial é apostar na instalação de lâmpadas de filamento diretamente na tubulação exposta na parede. As tubulações são normalmente feitas de cano metálico e podem ser pintadas posteriormente com a cor desejada. A iluminação industrial com tubulações aparentes e lâmpadas de filamento podem trazer estilo, por exemplo, para a parede da sala de estar (acima do sofá), na sala de jantar ou no quarto (acima da cabeceira da cama).

Iluminação industrial: as lâmpadas de filamento em tubulações trazem personalidade ao projeto. Fonte: Viviana Reis

2. Iluminação industrial: as lâmpadas de filamento em tubulações trazem personalidade ao projeto. Fonte: Viviana Reis

2. Pendentes metálicos e lâmpadas de filamento com fios aparentes

Se o objetivo é incluir uma iluminação industrial pontual no ambiente, a dica é apostar no uso de pendentes metálicos e lâmpadas de filamento com fios aparentes. 

No projeto, a iluminação industrial com pendentes metálicos ou lâmpadas com fios parecidos podem ser instalados sobre a mesa de jantar, sobre a bancada da cozinha, sobre a mesa lateral da sala ou até mesmo sobre o criado-mudo do quarto. Os cordões de luz também são uma alternativa interessante e trazem um toque intimista principalmente quando instalados no quarto, varanda ou quintal.

Iluminação industrial: as lâmpadas de filamento com fios aparentes deixam a decoração ainda mais estilosa. Fonte: NaMedida

3. Iluminação industrial: as lâmpadas de filamento com fios aparentes deixam a decoração ainda mais estilosa. Fonte: NaMedida

3. Luminária trilho

A luminária trilho é a típica iluminação industrial de fácil instalação que não demanda de quebra-quebra que uma obra ou construção civil normalmente proporciona. A estrutura desse tipo de iluminação industrial consiste basicamente em uma haste metálica responsável por acomodar internamente toda a fiação elétrica, bem como, sustentar os plafons, refletores ou spots de luz com formatos, tamanhos, cores, ângulos e aberturas diferentes.

O trilho iluminação industrial realça a presença da estante de madeira e ferro. Fonte: Revista Viva Decora 2

4. O trilho iluminação industrial realça a presença da estante de madeira e ferro. Fonte: Revista Viva Decora 2

4. Refletores, holofotes e luminária tripé

Se o seu cliente se identifica com a atmosfera do cinema ou estúdio de fotografia, a dica é investir em uma iluminação industrial ousada composta por refletores, holofotes e luminária tripé. Esses tipos de iluminação industrial projetam uma luz “desenhada”, típica dos cenários de teatro e transformam completamente o ambiente.

Refletores, holofotes e luminária tripé são ótimos elementos de iluminação industrial. Fonte: Pinterest

5. Refletores, holofotes e luminária tripé são ótimos elementos de iluminação industrial. Fonte: Pinterest

5. Abajures e luminárias de mesa metálicas

A iluminação industrial para atividades específicas podem contar com a presença de abajures e luminárias de mesa metálicas. As peças além de trazer proporcionar um visual aconchegante, traz funcionalidade quando colocadas em cima de mesas, escrivaninhas e bancadas.

Iluminação industrial: as luminárias de mesa metálicas favorecem a luz de bancadas, mesas e escrivaninhas. Fonte: Pinterest

6. Iluminação industrial: as luminárias de mesa metálicas favorecem a luz de bancadas, mesas e escrivaninhas. Fonte: Pinterest

6. Luminária neon e letreiro luminosos

Se você está à procura de uma iluminação industrial divertida, descontraída e luminosa, a dica é investir na instalação de luminária neon e letreiros luminosos, pois eles têm a capacidade de transformar qualquer cantinho do projeto. Mas, cuidado com os excessos para que o efeito luminoso não carregue o ambiente.

Para uma iluminação industrial divertida, descontraída e luminosa aposte no uso da luminária neon. Fonte: Pinterest

7. Para uma iluminação industrial divertida, descontraída e luminosa aposte no uso da luminária neon. Fonte: Pinterest

Como usar a luminária trilho na decoração?

Como já mencionado, a luminária trilho na decoração além de ter uma instalação simples e fácil não demanda de quebra-quebra que uma obra normalmente proporciona. Isso porque, sua estrutura é fixada de forma aparente no teto. Mas, afinal, como fazer iluminação industrial com luminária trilho?

No projeto, a luminária trilho combina perfeitamente com diversos ambientes. Na sala de estar, essa iluminação industrial pode percorrer toda extensão do ambiente ou ser fixada próximo a um móvel com o objetivo de realçar sua presença.

Veja também: 5 dicas para criar uma iluminação de sala de TV prática e aconchegante

Iluminação industrial: o trilho iluminação industrial agrega valor na decoração de ambientes integrados. Fonte: Altena

8. Iluminação industrial: o trilho iluminação industrial agrega valor na decoração de ambientes integrados. Fonte: Altena

Na cozinha, a luminária trilho traz beleza, conforto e segurança e muitas vezes é combinada com pendentes industriais. Na imagem abaixo observe que a luminária trilho percorre todo espaço da cozinha e sobre a ilha gourmet dois pendentes metálicos reforçam e proporcionam uma iluminação industrial mais direcionada.

Veja também: Confira 4 dicas para criar iluminação de cozinha perfeita

A luminária trilho percorre por todo o ambiente da cozinha. Fonte: Limão na Água

9. A luminária trilho percorre por todo o ambiente da cozinha. Fonte: Limão na Água

No quarto a luminária trilho pode ser instalada em diferentes pontos e os spots de luz podem estar direcionados para diversos elementos de decoração. No projeto abaixo, a luminária trilho foi instalada no centro do dormitório e os spots de luz foram posicionados de forma diversa. Logo, a iluminação industrial preenche todo o espaço do quarto.

Iluminação industrial: a luminária trilho pode ficar instalada sobre a cama e iluminar pontos distintos no quarto. Fonte: Pinterest

10. Iluminação industrial: a luminária trilho pode ficar instalada sobre a cama e iluminar pontos distintos no quarto. Fonte: Pinterest

No banheiro, iluminação industrial com luminária trilho também traz um charme a parte ainda mais quando combinada com outros elementos que reforçam o estilo industrial como a parede de cimento queimado, destacado na imagem abaixo.

Iluminação industrial: que tal apostar na luminária trilho na decoração do banheiro? Fonte: Pinterest

11. Iluminação industrial: que tal apostar na luminária trilho na decoração do banheiro? Fonte: Pinterest

E aí, o que você achou deste post sobre iluminação industrial? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Confira 9 tipos de iluminação de jardim e crie uma área externa surpreendente!” e garanta segurança, beleza e conforto para a área externa.