Veja as 6 melhores faculdades de design de interiores do Brasil e comece a sua carreira agora!

Sempre sonhou em ser designer de interiores, mas não sabe por onde começar? Apesar de ser um curso relativamente novo, a área já conta com aproximadamente 100 faculdades autorizadas pelo MEC a ministrar a formação superior em design de interiores.

E se você está procurando quais são as melhores faculdades de design de interiores no Brasil, é porque se interessa por essa profissão e acredita que o seu dom profissional está em imaginar, planejar e organizar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade que tragam mais qualidade de vida para as pessoas.

Mas há muito mais por trás desta atividade. O designer de interiores é quem planeja o projeto de decoração de uma casa ou de um escritório, estabelecendo cronogramas, prazos, orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas nas instalações.

O profissional de Design de Interiores não atua somente na na áreas de criação e planejamento de ambientes, mas também no gerenciamento e na execução desses projetos e obras.

Portanto, ele precisa dominar e repassar seu conhecimento com base em pesquisas e sugerir as formas mais adequadas de se organizar ambientes e como eles serão modificados de uma maneira ordenada e prática.

Por fim, alguns designers de interiores também se dedicam a própria criação de produtos para a indústria utilitária, moveleira, luminotécnica e construtiva.

Para se tornar um expert nestes quesitos, fizemos uma lista com as 6 melhores faculdades de design de interiores do Brasil, e ainda incluímos um bônus de um curso de designer de interiores a distância, que você vai conferir no final desta postagem.

Na dúvida entre design de interiores e arquitetura? Este post de nosso blog pode te interessar: Quais as melhores faculdades de arquitetura do Brasil?

Melhores faculdades de design de interiores: que critérios seguir?

 

Talvez por ser um curso regulamentado mais recentemente, ao contrário das faculdades de arquitetura, que contam com diversos rankings divulgados – seja pela Folha de São Paulo ou pelo próprio ENADE -, faculdades de design de interiores não tem uma fonte central em que possamos nos basear para fazer nossa seleção.

Por isso, usamos dados do guia do estudante e pesquisamos algumas faculdades que apresentaram bons critérios de desempenho nos últimos anos, segundo as avaliações do MEC, para fazer nossa lista das melhores faculdade de design de interiores.

Portanto, a ordem em que aparecem não é classificatória. Trata-se de uma relação de boas opções de cursos de designer de interiores no Brasil.

E se você quer se preparar para a vida profissional, além de fazer uma boa faculdade, já comece lendo bons livros e se preparando para o mercado:

Algumas das melhores faculdades de design de interiores no Brasil

 

FaculdadeEstado
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)MG
Universidade Estácio de Sá (UNI ESTACIO)RJ / CE / SP / BA / DF / MA / MG / RR / SC
Universidade Federal da Bahia (UFBA)BA
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICIDSP
Universidade Federal de Goiás (UFG)GO
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)RJ

As melhores Faculdades de Design de Interiores do Brasil têm 4 anos de duração e uma grande carga horária de disciplinas práticas. Muitas faculdades exigem horas de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Está começando na carreira? Confira também algumas dicas de especialistas:

Design de Ambientes na Universidade do Estado de Minas Gerais

 

Considerada uma das melhores Faculdades de Design de Interiores do país, o curso prepara os alunos a solucionar problemas em relação à espaços, aprendendo a ambientá-los de acordo com a demanda e o contexto em projetos conceituais, funcionais e estéticos.

Veja mais: Design de Ambientes na UEMG

Design de Interiores Universidade Estácio de Sá

 

Um curso em que o foco está na atuação prática desde os primeiros semestres. Conta com campi em diversos estados, como no Rio de Janeiro (onde há uma escritório modelo integrado) e em Fortaleza, onde o destaque são os laboratórios.

Veja mais: Design de Interiores UNI ESTACIO

Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia

 

O curso na UFBA ensina o aluno a trabalhar como designer de interiores sem interferir drasticamente na estrutura do espaço arquitetônico. A formação acadêmica compreende a composição do espaço interno em harmonia com o espaço arquitetônico, com base nas melhores práticas do design e da ergonomia, e pode ser aplicada em ambientes residencias, comerciais e públicos.

Veja mais: Belas Artes UFBA

Design de Interiores na Universidade Cruzeiro do Sul

 

Com duração mais curta, de 2 anos, e classificado na categoria de cursos para tecnólogos, este curso para designers de interiores é ideal para quem quer ter uma boa formação na área e conseguir seu diploma mais rapidamente.

A UNICID foca na formação de profissionais que atendam às novas exigências do mercado de trabalho, com auxílio de professores altamente qualificados que prezam pelo ensino da teoria em conjunto com a aplicação prática, dando uma dinâmica intensa ao curso.

Veja mais: Design de Interiores UNICID

Design de Ambientes na Universidade Federal de Goiás

 

Outra universidade federal conta com uma das melhores faculdades de Design de Interiores do Brasil. A UFG investe na formação do discente buscando dar meios aos futuros profissionais de articular uma análise de todos os aspectos que envolvem o design no mundo contemporâneo.

O curso propõe novos questionamentos que compreendem a percepção, a sensorialidade, a emoção, a tecnologia, a segurança e o meio ambiente.

O perfil do curso está muito focado na inovação e em explorar a busca de novos valores, estruturando-se dentro da multidisciplinaridade entre campos distintos de conhecimento.

Veja mais: Design de Ambientes UFG

Curso de Design de Interiores na Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

As melhores faculdades de Design de Interiores do Brasil, como você pode ver, são em sua maioria universidades federais e gratuitas, como a UFRJ, onde o curso tem duração de 4 anos e o Enem como parte da nota para um determinado número de vagas.

É possível pleitear um intercâmbio no exterior em outras Faculdades que tenham parceria na Universidade, ao longo do processo letivo.

Veja mais: Design de Interiores UFRJ

Aliás, se você pensa em fazer seus estudos ou complementar parte deles lá fora, vale ler esta artigo: Intercâmbio de arquitetura no exterior: pago ou com bolsa de estudos?

Curso de design de interiores a distância

 

Se a sua intenção é encontrar um curso de design de interiores à distância, o SENAC oferece um curso técnico muito bem avaliado na área e adequado às exigências do mundo profissional, focado em proporcionar uma rápida inserção no mercado de trabalho.

O SENAC é conhecido como uma instituição de alto nível em diversas áreas e, com certeza, esse nome pode agregar muito em seu currículo.

Saiba mais: Técnico em Design de Interiores a Distância SENAC

O IBDI – Instituto Brasileiro de Design de Interiores, também possui o técnico de Design de Interiores a distância. Ao concluir o curso, você pode filiar-se à ABD e obter seu registro profissional CREA.

Saiba mais: Técnico em Design de Interiores EAD no IBDI

Outra opção também é fazer um curso técnico. Confira as diferenças entre o curso técnico em design de interiores e a faculdade!

Se você deseja mesmo seguir esta carreira, é muito importante ter uma excelente formação profissional. Começar procurando as melhores faculdades de design de interiores já é um passo fundamental.

Mas se quiser mais alguns conselhos, dê uma olhada nestas postagens em nosso blog: