Plano de estudo para faculdade: a magia de não viver de DP

Não é a toa que a faculdade de arquitetura é conhecida pelos alunos como “aquitortura”.

São 5 anos de trabalhos, projetos e muito, muito estudo. Diante de tantas atividades, fica difícil se organizar e conseguir ter um bom desempenho na faculdade.

Mas não quer dizer que isso seja impossível. Com algumas dicas, foco e motivação, é possível passar por essa fase e conquistar o tão sonhado diploma.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como criar um plano de estudo para faculdade. Acompanhe!

Veja mais posts que vão ajudar nos seus estudos:

O que é um plano de estudo para faculdade?

 

É uma rotina de estudos bem definida em que o estudante vai estabelecer os conteúdos que devem ser estudados, os horários, a quantidade de tempo dedicado para essa atividade, entre outros pontos importantes.

Sabemos que, com a correria do dia a dia, é um desafio conseguir parar e dedicar-se aos estudos além do que é passado na sala de aula. Quando falamos do curso de arquitetura, essa dificuldade é ainda maior, já que grande parte do tempo é dedicado para projetos, maquetes e outros trabalhos práticos.

Mas não adianta: para passar nas provas e tirar boas notas nos trabalhos, é preciso estudar muito. E como começar a montar um plano de estudo para faculdade?

6 passos para fazer um plano de estudo para faculdade

 

1- Descubra quanto “tempo livre” você tem

 

Tempo livre é algo raro na vida de um estudante de arquitetura, mas é nessa hora que você precisa fazer alguns sacrifícios para conseguir seguir em frente no curso. O primeiro passo é pensar sobre o seu dia e identificar quantas horas livres você tem na semana.

Pode ser a hora do almoço, os minutos de trajeto entre os lugares ou aqueles minutos antes de dormir. Anote tudo em algum lugar e vá para o próximo passo.

2- Defina quanto tempo você tem disponível para estudar

 

plano-de-estudo-para-faculdade-tempo

Plano de estudo para faculdade: Tempo

Agora que você já sabe quanto tempo livre tem na semana, defina quantas horas serão dedicadas ao estudo.

Você pode destinar poucas horas por dia ou escolher alguns dias específicos para se dedicar mais. Tudo vai depender da quantidade de material que precisa ser estudado e dos seus objetivos.

Lembre-se que também é importante reservar algumas horas para o descanso ou atividades de lazer. A faculdade de arquitetura exige muito dos alunos, que podem acabar até mesmo adoecendo diante de tantas obrigações. Por isso, faça essa divisão de forma consciente e realista dentro das suas possibilidades.

3 – Estabeleça seus objetivos a curto e longo prazo

 

São várias as necessidades de estudo, que vão desde fazer um trabalho até conseguir um estágio. Para te ajudar na organização do seu cronograma, defina quais são os objetivos de curto e longo prazo. Exemplo:

Curto prazo: passar em uma prova, finalizar um projeto, fazer uma apresentação.

Longo prazo: passar em um concurso público, finalizar um projeto de iniciação científica, fazer o TCC, conseguir o primeiro estágio.

plano-de-estudo-para-faculdade-tcc

Plano de estudo para faculdade: TCC

As faculdades costumam disponibilizar o cronograma de cada matéria logo no começo do semestre, com as datas das provas, trabalhos e indicações de leituras complementares.

Esse documento é muito valioso, pois você pode usá-lo para programar-se mais tranquilamente.

Faça uma lista com todas as matérias e assuntos que você precisa estudar e defina as prioridades. Semanalmente, analise essa lista e identifique as atualizações necessárias.

Sobre o temido TCC, é importante definir o tema o quanto antes. Isso poupa aqueles dias de angústia em que parece que todo mundo sabe o que está fazendo, menos você.

Assim que você tiver o primeiro ok do orientador, comece a estudar bem o calendário, defina os prazos para cada tarefa e não deixe nada para última hora!

Um dos seus objetivos é dominar o SketchUp? Conheça nosso curso gratuito no Viva Decora Pro Academy e dê um UP nos seus projetos:

SketchUP-Basico

4 – Crie blocos de estudo

 

Agora que você já sabe quanto tempo tem disponível e o que você precisa estudar, chegou a hora de dividir esses assuntos em blocos de estudos.

Cada bloco vai ter uma duração diferente de acordo com a sua necessidade. Por exemplo: você tem dificuldades com contas? Crie um bloco de estudos mais longo para essa matéria para entender o cálculo de escadas e a taxa de ocupação.

Naquela semana vai ter uma prova de história da arte e você não faz a mínima ideia do que o professor falou na aula? Organize os blocos para se dedicar mais a essa matéria durante alguns dias.

Uma dica é criar blocos com, no máximo, 45 minutos. Mais do que isso pode te deixar muito cansado e diminuir seu aproveitamento.

Após 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos para levantar, comer alguma coisa ou simplesmente descansar os olhos. Esse método de produtividade é conhecido como Pomodoro.

5- Determine um método de estudo

 

Não existe uma regra única sobre a melhor forma de estudar. Alguns preferem ler o conteúdo, outros têm mais facilidade com vídeos e existem aquelas pessoas que usam diferentes métodos ao mesmo tempo.

Para te ajudar, separamos algumas sugestões, confira:

  • Procure simulados na internet
  • Explique o conteúdo para si mesmo
  • Explique o conteúdo para colegas
  • Leia um texto e reescreva com suas próprias palavras
  • Grife partes importantes de um texto enquanto estiver lendo
  • Faça a reeleitura de um texto no dia seguinte (ler várias vezes seguidas não é tão eficaz como se imagina)
  • Crie mapas mentais

Veja um exemplo de mapa mental para estudantes:

Confira também dicas de livros:

6 – Estipule metas

 

Essa é a parte mais difícil e também uma das mais importantes do seu plano de estudo para faculdade. Não adianta nada fazer um cronograma, separar as matérias, organizar seu tempo e, na hora do “vamo ver”, procrastinar.

Seja comprometido com seus objetivos. É claro que em algum momento pode acontecer um imprevisto, mas se organize para recuperar o tempo perdido. Se não houver foco e disciplina, o sonho do diploma e de uma carreira de sucesso pode ficar cada vez mais distante.

Dá para conciliar trabalho, faculdade e plano de estudo?

 

plano-de-estudo-para-faculdade-trabalho-estudo

Plano de estudo para faculdade: dá pra conciliar com o trabalho?

Se você já faz estágio na área, deve estar se perguntando: “Existe algum plano de estudo para quem trabalha e faz faculdade?”. Sabemos muito bem como essa rotina é puxada e, muitas vezes, alguns alunos preferem até mesmo trancar o curso para dedicar-se ao trabalho.

Em relação ao plano de estudo, os passos são os mesmos que explicamos ao longo do texto, mas é claro que a quantidade de tempo é reduzida. Aqui o aluno deve dar prioridade ao que é mais importante no momento e essa é uma decisão muito pessoal.

Independentemente da sua escolha, lembramos mais uma vez que a conquista dos seus objetivos vai depender da sua organização e foco.

Se você está em busca do seu primeiro estágio na área, confira: Quer começar sua carreira? Crie um portfólio para estudante de arquitetura e abra novas portas!