Descubra como definir seus objetivos financeiros – e o que fazer para alcançá-los

Já sentiu como se suas metas financeiras fossem tão difíceis de realizar que pareciam ideias impossíveis e esmagadoras? É por isso que se faz necessário saber como definir objetivos financeiros para atingir suas metas e não se desmotivar no meio do caminho.

Pense no futuro, o que você quer alcançar? Você pode classificar suas metas em curto, médio e longo prazo, essa é uma boa forma de classificar para não acabar se perdendo nos objetivos. Você deve, ainda, dividir metas para cada categoria levando em conta o tempo que vai ser necessário para atingir aquele propósito em especial.

O primeiro passo está ligado a desenvolver hábitos, pode ser o hábito de economizar para uma poupança, ou colocar dinheiro em algum fundo de investimento, o importante é que esse novo hábito seja consistente e esteja de alguma forma ligado a realizar seus objetivos.

Vamos começar a trabalhar para atingir aquilo que você pretende? Confira nossas sugestões de estratégias e saiba como alcançar seus objetivos financeiros!

Sugestões de estratégias para alcançar seus objetivos financeiros

 

como-definir-objetivos-financeiros-estrategia

como definir objetivos financeiros: estratégia

Pontos que você deve levar em conta

 

  • Alcançar suas metas financeiras será um grande desafio, mesmo que você já seja uma pessoa financeiramente responsável.
  • Ser bem-intencionado pode não te levar muito longe, você precisa ter cuidado para evitar armadilhas e distrações que podem sabotar seus planos.
  • Não complique demais, seja direto na hora de definir e trabalhar em seus objetivos.

Aprendendo a como definir objetivos financeiros

 

Anote seus objetivos e a data em que você planeja realizá-los

 

como-definir-objetivos-financeiros-anotacao

como definir objetivos financeiros: anotação

Já têm algum objetivo em mente? Aposto que sim, mas não deixe ele só flutuando em seus pensamentos.

Agora é hora de começar a anotar, você pode pegar um caderninho para isso, ou usar algum planejador digital com o qual tenha afinidade, assim, fica mais simples de acompanhar o desenvolvimento.

Exemplos de objetivos a curto prazo 

 

Exemplos de objetivos a médio prazo 

 

  • Mudar de carreira ou ser promovido no trabalho

Exemplos de objetivos a longo prazo

 

  • Monitorar seus investimentos e fazer ajustes quando necessário

Priorizar

 

como-definir-objetivos-financeiros-prioridade

como definir objetivos financeiros: prioridade

Agora que você já têm seus objetivos definidos, é hora de considerar quais os mais viáveis e urgentes para não ficar nadando sem rumo em meio a tantas metas.

Seus objetivos financeiros precisam ser definidos como essenciais, importantes e desejáveis, cada uma dessas categorias dentro dos prazos. Isso ajuda a te direcionar com uma escala daquilo que é mais prioritário para seu futuro. 

Veja também: 11 dicas de como estruturar as finanças do seu escritório de arquitetura

Tenha Foco

 

como-definir-objetivos-financeiros-foco

como definir objetivos financeiros: foco

Como já dizia Steve Jobs: “Ter foco é saber dizer não a centenas de outras boas ideias.”

Muitas atividades vão aparecer para você e você deve sempre se perguntar se tem realmente tempo para realizá-las. Ter metas claras e definidas é algo que vai te ajudar a filtrar melhor sua escolha de atividades daqui para frente, essas escolhas vão te ajudar a deixar de lado coisas que te façam perder tempo e te afastar de suas metas.

Talvez até mesmo uma grande oportunidade apareça na sua frente, mas ela é boa a longo prazo? Reflita e use seu raciocínio, não se esqueça que seus planos podem sempre mudar, então tenha foco no que realmente importa.

Seja realista

 

Seu plano, além de flexível, também deve se adequar a sua realidade. Suas metas são muito desafiadoras no momento, como tentar uma poupança alta que está fora das suas capacidades? Ou pagar todas as suas dívidas em um ano?

Que tal pensar em algo mais fácil de ser alcançado ou transferir algumas metas mais desafiadoras para objetivos a longo prazo?

Objetivos exorbitantes podem ser colocados nas metas a longo prazo. Lembre-se: você precisa continuar motivado e não ver seus objetivos se realizando no momento que você queria pode tirar sua determinação. Por isso, seja realista!

Conheça os números

 

como-definir-objetivos-financeiros-calculadora

como definir objetivos financeiros: calculadora

Quando se trata de planejamento financeiro, em especial a longo prazo, nunca dá para trabalhar com 100% de certeza, os mercados mudam, uma crise financeira imprevisível pode bater à porta, mas ainda assim devemos exercitar cálculos e valores.

Você deve definir uma quantia para economizar todos os meses daqui para a frente, tendo em vista especialmente seus objetivos mais importantes. Vala destacar que o valor pode sempre ser reajustado para te deixar confortável, porém, ainda assim exige um grau de comprometimento.

Faça uso do seu orçamento

 

Ter um orçamento, mesmo que básico, é altamente necessário para alcançar seus objetivos. Com um orçamento, você consegue acompanhar suas despesas e monitorar seu fluxo de gastos.

E o mais importante, faça um alinhamento deste orçamento com seus objetivos, está tudo encaixado? Você está economizando o suficiente? Quanto tempo vai levar para você chegar lá?

Gaste menos do que ganha

 

É aqui que ter um orçamento vai fazer a maior diferença, agora que já conhece seus gastos é hora de fazer ajustes para se direcionar em atingir seus objetivos.

Entretanto, em todas as opções você deve levar em conta gastar menos do que você faz atualmente. Reduza seus gastos o quanto puder e priorize o pagamento de dívidas. Você não vai alcançar seus objetivos financeiros se ao final de todos os meses tiver um saldo zerado.

Veja também: Os 3 erros mais comuns que destroem a lucratividade de arquitetos e como resolvê-los

Acompanhe seu progresso

 

como-definir-objetivos-financeiros-progresso

como definir objetivos financeiros: progresso

 

Não dá para simplesmente ter todo o trabalho de planejar e definir objetivos financeiros e no fim esquecer suas anotações, não é mesmo? É importante sempre conferir como estão os andamentos das suas metas.

Tente fazer isso esporadicamente e, caso se depare com alguma dificuldade que não pode ser superada imediatamente ou uma mudança de planos, você pode sempre traçar um novo caminho para alcançar certo objetivo. Essa também é uma forma de manter a motivação, imagina como seria bom ver o quanto você já evoluiu naquele período de tempo?

Crie o hábito de analisar periodicamente e anotar seu progresso em cada categoria, pode ser semanalmente ou mensalmente, depende do que você está procurando alcançar, essa é fundamental para rastrear seu crescimento e saber o que está alcançando.

Além disso, esteja ciente de que alguns objetivos podem ser rastreados de outras formas, por exemplo: Se você está tentando passar em um concurso ou vestibular, você não precisa documentar por tempo, uma maneira mais efetiva seria por conteúdo estudado.

Se recompense

 

Seu objetivo principal é a longo prazo? Você não precisa esperar anos e anos para se recompensar, viu?

Então, sempre que concluir uma atividade, tarefa ou algo que te faça chegar mais perto do seu objetivo, se recompense, comemore como se tivesse alcançado o objetivo real. Isso vai te ajudar a ter mais motivação para chegar lá.

Invista na sua educação

 

Tempo e dinheiro, invista esses dois na sua educação financeira que não tem erro! Aumentar seus conhecimentos sobre finanças vai te ajudar a tomar melhores decisões e até a prever cenários para futuros investimentos.

Existem várias formas de investir na educação, você pode frequentar eventos e palestras, ou ler livros. Uma dica é começar pelo livro: Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki.

Para lembrar

 

  • Identifique seus desejos, algo importante e que seja desafiador, mas pode ser cumprido.
  • Priorize para alcançar melhores resultados.
  • Tenha foco para não sair do caminho e realizar suas metas dentro do prazo estipulado.
  • Seja realista, metas exorbitantes podem se tornar pedras no seu caminho e te desanimar.
  • Anote os obstáculos. Determine o que pode te impedir de cumprir seu desejo. Poderia ser uma emoção ou um mau hábito.
  • Planeje sua caminhada.
  • Fique de olho no seu orçamento.
  • E não esqueça de acompanhar seu progresso.

Alcançar seus objetivos financeiros pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas com um bom planejamento e foco no futuro, você alcançará antes mesmo do que imagina. Agora é hora de colocar a mão na massa.

Aprendeu como definir seus objetivos financeiros? Conta para a gente nos comentários! Aproveite e veja também como fazer o controle financeiro do seu escritório de arquitetura e da sua vida pessoal.

Esse post foi escrito por Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills Educação Financeira, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills, o maior portal de finanças pessoais do Brasil.