Como conseguir clientes de arquitetura: aprenda a conhecer seu público e divulgar seu trabalho em 8 passos

Você já tem ou quer abrir um escritório de arquitetura ou design de interiores, sabe que tem talento, seus projetos são elogiados, mas não tem ideia de como conseguir clientes de arquitetura?

Como em qualquer negócio, muita gente começa com o famoso marketing boca a boca: indicações de amigos, parentes ou de clientes que gostam de seu trabalho e indicam outros clientes.

Mas não tem como captar clientes de arquitetura só dessa maneira. O processo seria muito lento e insustentável.

como-conseguir-clientes-arquitetura-frustracao

como conseguir clientes arquitetura: frustração

É fundamental que você apareça, seja notado, mostre seu trabalho.

E, hoje, a internet é uma ferramenta excelente para isso. Inclusive com a vantagem de contar com muito recursos que podem ser usados gratuitamente para desenvolver ações de marketing digital para arquitetos bastante efetivas.

Nesta postagem, vamos apresentar uma série de dicas de como conseguir clientes para arquitetura usando principalmente ferramentas de marketing digital. Mas, antes disso, você vai precisar tomar algumas providências.

Quer começar agora mesmo a divulgar seu trabalho? Cadastre seu perfil, monte seu portfólio gratuitamente no Viva Decora e seja visto por mais de 1,7 milhões de visitantes todo mês.

8 dicas de como conseguir clientes de arquitetura

 

Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda alguns conceitos de marketing importantes. Essa não é sua praia? Bom, se quiser saber como captar clientes de arquitetura, vai ter que começar a se identificar com essa atividade.

Disposto a encarar algumas lições rápidas de marketing? Então, vamos lá!

Quer saber o que é preciso para ser um arquiteto empreendedor? Baixe o infográfico 6P’s do arquiteto empreendedor e descubra.

1 – Proposta de valor

 

Parece uma palavra complicada, mas não é. Valor aqui não significa um montante de dinheiro, mas qual o valor – vantagens e benefícios – que seu cliente encontrará ao se relacionar com seu escritório.

Em palavras mais simples: o que seu escritório de arquitetura faz?

E aqui é muito importante ter foco. Não seja um arquiteto genérico, mais um entre tantos, que faz de tudo, desde design de interiores e projetos residenciais à paisagismos e obras comerciais.

Defina o que você faz melhor, esta deve ser sua proposta de valor.

Esta postagem de nosso blog pode ajudar você com isso: Tenha foco: o segredo de como ganhar dinheiro com arquitetura

2 – Posicionamento

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-posicionamento

como conseguir clientes arquitetura: posicionamento

Posicionamento é ir pouco mais fundo na percepção que seus clientes tem de seu escritório de arquitetura ou design de interiores.

Posicionamento é o lugar que você quer ocupar no coração e nas mentes de seus clientes quando vem seu logo ou ouvem o nome de sua marca.

Assim, digamos que você decidiu que vai se especializar em projetos de pontos comerciais da área de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e bares.

Você pode ser o escritório que faz projetos de grandes redes de franquias, por exemplo: superpráticos, cheios de equipamentos modernos, empregando materiais com excelente custo benefício, layout focado na produção rápida e funcional e fachadas chamativas e coloridas.

Outro posicionamento pode ser de só fazer projetos de excelentes restaurantes que atendem um público diferenciado, de classe, empregando materiais nobres, um design de interiores refinado, móveis de design artístico etc.

Dependendo do que escolher, a abordagem de como conseguir clientes de arquitetura será totalmente diferente.

Veja mais sobre este assunto aqui: Branding e posicionamento de marca: entenda como eles podem aumentar o seu engajamento e bombe nas redes!

3 – Como criar personas?

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-personas

como conseguir clientes arquitetura: personas

Personas são representações fictícias de um cliente típico de uma empresa e que retratam seu perfil sociodemográfico e comportamental, hábitos e valores. Normalmente têm um nome e são usadas para auxiliar nas decisões estratégicas e táticas da área de marketing.

Por exemplo, no caso dos escritório que atende franquias, ele poderia ter várias personas e esta poderia ser uma delas:

Joana Garcia, empresária, adora cozinhar e depois do sucesso de seu pequeno restaurante de comida árabe, desenvolveu uma franquia que já tem 20 lojas. Casada, com 3 filhos, é uma profissional intuitiva, sem formação superior, mas com muita garra e determinação. Adora novela e viajar com a família. Almoça em casa 3 vezes por semana.

Perceba que se trata de um estereótipo de um possível cliente, mas assim, transformado em uma personagem, fica muito mais fácil para você tomar decisões sobre as cinco próximas dicas que vamos passar, relacionadas diretamente a como conseguir clientes de arquitetura pela internet.

4 – Site e portfólio

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-site

como conseguir clientes arquitetura: site

Agora que você tem uma proposta de valor definida, um posicionamento e conhece seu público, precisa criar um site que retrate tudo isso e divulgue seu portfólio.

Seu portfólio também pode ser divulgado em outros sites, como comentaremos adiante, mas ter uma mostra de seu trabalho em seu site vai ajudar bastante.

Veja uma lista de elementos que podem ajudar seu site ter mais sucesso:

  • Uma chamada em destaque que explique seu posicionamento
  • Um texto curto, com umas 16 ou 20 palavras, detalhando sua proposta de valor
  • Depoimentos de clientes satisfeitos
  • Logotipos de empresas conhecidas que são suas clientes
  • Links para notícias sobre seu escritório que saíram na mídia
  • Prêmios recebidos

Se usar um designer profissional para fazer seu site não é viável no momento, existem alternativas para isso, confira:

5 – Escreva em seu blog

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-blog

como conseguir clientes arquitetura: blog

Um blog vai ajudar a atrair clientes se você souber que assuntos escrever. Para isso é preciso usar técnicas de SEO e descobrir quais assuntos suas personas mais procuram nos mecanismos de busca e produzir artigos relativos a esses temas, com informações relevantes e do interesse deles.

Estes artigos vão explicar isso com mais detalhes para você:

6 – Como postar nas redes sociais

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-midias-sociais

como conseguir clientes arquitetura: mídias sociais

Outra forma de atrair clientes de arquitetura para seu site e blog é fazendo postagens nas mídias sociais, divulgando os artigos que escreveu no blog ou outros assuntos.

O Instagram e o Pinterest são duas mídias sociais bastante visuais e muito importantes para arquitetos e designers de interiores, assim como o LinkedIn, para quem tem clientes corporativos.

Veja aqui todas as dicas para se tornar um mestre na divulgação de seu escritório nas mídias sociais:

7 – Apareça em outros sites de sua área

 

Além de divulgar seu portfólio em sites como o do Viva Decora, você também pode tentar escrever artigos em blogs sobre arquitetura ou de associações profissionais e também fazer parceria com fornecedores e escrever no blog deles, em troca deles escreverem no seu.

Bom, mas faltou falarmos de uma coisa muito importante: depois de atrair todas essas pessoas para seu site, como fazer para entrar em contato com elas?

É o que vamos te contar na dica final:

8 – Crie materiais ricos e use um formulário

 

como-conseguir-clientes-arquitetura-ebook

como conseguir clientes arquitetura: ebook

Não tem como conseguir clientes de arquitetura sem ter seus dados de contato, como telefone e e-mail.

O truque para isso é criar um material bem interessante, como um e-book de dicas, por exemplo, e disponibilizar em uma landing page de seu site e blog, para que seus clientes deixem os dados em um formulário, em troca desse material.

Às vezes, só de colocar um formulário de assinatura de newsletter em seu blog, já é possível conseguir dados de clientes.

E com esses contatos em mãos, é hora de prospectar. Baixe nosso infográfico e aprenda a criar uma landing page!

Vamos repassar os pontos principais?

Como conseguir clientes de arquitetura

 

  1. Elabore sua proposta de valor, o que você faz de melhor;
  2. Defina o posicionamento de marca;
  3. Crie personas, representações fictícias de clientes típicos;
  4. Tenha um site e portfólio;
  5. Escreva em seu blog;
  6. Poste nas redes sociais;
  7. Faça parcerias e apreça em outros sites da área;
  8. Crie materiais ricos e use um formulário.

Essas foram as nossas 8 dicas de como conseguir clientes de arquitetura. Mas se você quiser ainda mais detalhes de como fazer esse trabalho, baixe nosso e-book gratuito: O Ciclo do Encantamento e ponha essas e outras técnica em prática agora mesmo, para atrair, encantar e conquistar clientes de arquitetura.