Como manter um funcionário e não perder profissionais talentosos para grandes escritórios de arquitetura?

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como manter um funcionário na empresa: tchau

Os pequenos escritórios de arquitetura estão cada dia mais em busca de seu espaço no mercado e, muitas vezes, precisam competir com grandes organizações que contam com o dobre de seus investimentos e com um número muito maior de funcionários. Esse é o cenário enfrentado por escritórios de arquitetura de diversos segmentos, como é o caso dos negócios de decoração e interiores.

O aumento dos consumidores nesse setor trouxe consigo uma maior procura por escritórios de arquitetura que desenvolvam projetos arquitetônicos e, consequentemente um aumento nas demandas dos escritórios de arquitetura que, para acompanhar esse ritmo e oferecer um serviço de qualidade precisam otimizar sua produtividade e qualidade.

Normalmente, para os micro e pequenos escritórios de arquitetura a solução para esse dilema é a contratação de novos funcionários para acelerar sua linha de produção e, assim, conseguir realizar suas entregas no prazo.

Entretanto, muitas vezes adicionar membros à equipe não é suficiente para se aumentar a produtividade e obter melhores resultados nos negócios. As pessoas são peças fundamentais para esse quebra-cabeça, claro, mas mais do que aumentar o time, é importante realizar uma boa gestão de pessoas e conquistar o comprometimento de cada funcionário.

Uma série de medidas devem ser colocadas em prática para que um profissional queira continuar em sua equipe e essa tarefa está cada dia mais difícil, visto que os grandes escritórios de arquitetura estão investindo em novas formas de engajar e beneficiar seus funcionários.

Portanto, para não perder tempo treinando, integrando e oferecendo experiência para colaboradores – que são atividades que demandam tempo e recurso – e, logo depois perdê-los para a concorrência, é necessário investir em recursos que ajudarão a reter os talentos em sua equipe.

Como manter funcionários motivados?

 

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como manter um funcionário na empresa: motivação

A retenção de talentos em micro e pequenas organizações deve ser uma preocupação muito maior, já que elas não conseguem competir com os altos salários oferecidos pelas grandes corporações.

Entretanto, há outros fatores que podem ajudar sua empresa a motivar e atrair talentos. Uma grande vantagem para os pequenos negócios é a facilidade de aproximação com os seus colaboradores. Use isso a seu favor e envolva-os em reuniões decisivas, faça-os se sentirem parte importante das decisões corporativas. Esse envolvimento em diversas áreas do escritório de arquitetura, e não apenas em seu setor, ajudará a deixar os funcionários comprometidos com o seu escritório de arquitetura.

Além disso, é importante levar em conta que o estilo de vido e as ambições das pessoas mudaram, o novo perfil de funcionário exige transformações nas medidas atrativas, como os benefícios oferecidos, apostar em pacotes flexíveis pode ser uma ótima opção.

É fundamental investir em ações que exponham a importância de cada colaborador para o bom funcionamento de toda o escritório de arquitetura. Confira a seguir algumas medidas que vão ajudar na retenção de profissionais talentosos em seu time:

Veja também como parar de desmotivar sua equipe.

6 dicas para manter seus funcionários na empresa

 

1 – Ofereça uma maior autonomia

 

Grandes escritórios de arquitetura lidam com processos burocráticos e uma hierarquização de cargos muito mais restritas do que os pequenos empreendimentos. Portanto, busque oferecer esse incentivo para motivar a maturidade dos colaboradores.

A autonomia de interagir diretamente com clientes, fornecedores e parceiros de negócios pode ser um grande motivador. Além disso, a liberdade de poder tomar decisões diretamente com o próprio dono do escritório de arquitetura gera um maior comprometimento do profissional com os resultados obtidos nos negócios que participou.

Confira também: Entenda porquê liderança e motivação no trabalho são importantes para você

2 – Incentive a criatividade

 

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como manter um funcionário na empresa: criatividade

Atualmente há diversas novas tecnologias e recursos disponíveis para profissionais, como programas e apps, principalmente os mais jovens – que fazem parte de uma geração mais imediatista – buscarem outras formas, mais modernas, de realizarem suas atividades, abrindo mão de ações convencionais que podem atrasar o novo ritmo de produção exigido pelo mercado.

Ao oferecer espaço para os funcionários desenvolverem sua criatividade e habilidades, é possível revolucionar tarefas tradicionais, além de que novas ideias podem surgir e serem úteis para os negócios.

Que tal fazer um exercício de criatividade com os funcionários?

3 – Aposte no ensino informal

 

Treinamentos são muito úteis e importantes para contar com uma equipe sempre preparada para desenvolver suas funções e aprimorar seus conhecimentos. Mas, muitos escritórios de arquitetura não conseguem realizar treinamentos técnicos de alta qualidade devido aos altos custos.

Portanto, para que seus funcionários não fiquem estacionados, é essencial incentivar em outras formas de aprendizagem. O ensino informal é uma opção, incentive sempre que eles busquem por conhecimento prático e rápido para melhorarem suas habilidades. Uma forma de realizar essa prática é permitir que eles se envolvam em projetos de outras áreas do escritório de arquitetura e acompanhe o trabalho de superiores, assim poderão aprender novas atividades e adquirir conhecimento de forma facilitada.

Caso não haja essa possibilidade, uma outra alternativa é oferecer cursos online para os seus funcionários.

4 – Evite a hierarquização de cargos

 

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como manter um funcionário na empresa: integração entre equipes

Manter a equipe toda próxima a seus líderes é uma forma de garantir a proximidade com o negócio e ajuda a alcançar grandes resultados. Invista em manter processos abertos para todos os colaboradores, compartilhe informações e permita que todos tenham a liberdade de dar sugestões. Além de manter a transparência sobre todas as decisões tomadas pela liderança.

Estimular essa proximidade e criar um ambiente familiar faz com que os funcionários confiem mais em seus chefes e os respeitem. Além disso ajuda a desenvolver a cultura corporativa e melhorar o relacionamento interno entre equipes e chefes. Isso pode ser um grande diferencial para estimular a participação de cada profissional.

5 – Explore o potencial de cada um e realize feedbacks

 

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como manter um funcionário na empresa: reconhecimento

Cada colaborador pode oferecer habilidades distintas e preciosas para o bom funcionamento de seu negócio. Portanto, não deixe que seus funcionários fiquem presos apenas em suas tarefas predefinidas. Estimule e explore os talentos de cada um propondo novos desafios e favorecendo o desenvolvimento de suas competências.

A criação de equipes multidisciplinares pode ajudar nessa tarefa. Permita que os colaboradores transitem e participem de diferentes projetos. A delegação de novas responsabilidades pode estimular o colaborador e o fazer sentir desafiado a melhorar cada dia mais.

Para mantê-lo engajado é essencial também que o escritório de arquitetura realize feedbacks para passar para cada profissional sua evolução e desenvolvimento. Os gestores devem realizar pequenas reuniões periódicas para apontar quais foram os pontos fortes e fracos de cada funcionário, passar novas metas e direcioná-lo da melhor forma possível para que, assim, toda a equipe consiga se aprimorar cada dia mais.

6 – Estimule a comunicação interna

 

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como manter um funcionário na empresa: comunicação

Manter todos o seu time sempre bem informado sobre a situação dos negócios é essencial. Busque informá-los sobre questões econômicas, políticas, desenvolvimento e sobre os últimos resultados obtidos.

Além disso, a comunicação entre equipes é fundamental para manter a integração e alinhamento de todos para garantir os melhores serviços. Portanto, estabeleça rotinas de comunicação e incentive o uso de ferramentas, como e-mails, chats, newsletter, entre outras, para que todos acompanhem os últimos acontecimentos.

É importante manter a proximidade com os funcionários e sempre identificar suas insatisfações, necessidades e expectativas em relação a seu futuro no escritório de arquitetura. Manter-se a par da situação permite que você identifique problemas, antes mesmo que eles aconteçam e possa fazer as mudanças necessários para não perder membros importantes de sua equipe.

Afinal, para reter profissionais competentes e talentosos em seu time, independentemente se sua organização é do segmento de decoração ou não, é fundamental que seu escritório de arquitetura valorize cada um deles e realize uma boa gestão para oferecer o melhor ambiente de trabalho e as melhores oportunidades possíveis.

Gostou? Confira também o post sobre gestão de escritórios de arquitetura e design: do cronograma ao capital humano

Este artigo foi escrito por Bernardo Jaber da Xerpa, uma plataforma online de Recursos Humanos.

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