Tem medo de falar em público? Confira 7 dicas de oratória que farão suas apresentações um sucesso

Oratória é a arte de falar em público de uma forma clara, objetiva e estruturada.

Você é daqueles que treme na hora de fazer uma apresentação ou é dos que fala pelos cotovelos e adora um palco?

Seja sincero: de 0 a 10, qual nota você dá para a sua oratória? Apesar de parecer simples, falar em público é uma tarefa difícil para muitas pessoas. E as razões são diversas, como timidez, dicção falha e até mesmo medo, fobia.

Dicas de oratória: Júlio César discursando

Dicas de oratória: Júlio César discursando

A verdade é que a oratória é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida.

O profissional que consegue dominar a oratória é capaz de persuadir e de transmitir credibilidade para as pessoas que o ouvem.

Aquele que tem boa oratória tem grandes chances de se destacar no mercado. Essa pessoa estará mais preparada para entrevistas de emprego, apresentação de um projeto ou de um relatório na empresa, liderar uma reunião, convencer um cliente, negociar, vender e muito mais.

A boa oratória é uma característica que reflete uma personalidade forte, segura e confiante.

Dicas de oratória: medo de falar em público

Dicas de oratória: medo de falar em público

Mas você sabe o que é oratória? Continue com a gente para descobrir a resposta e conferir 7 dicas de oratória para melhorar a sua maneira de se comunicar e persuadir pessoas.

Falar bem é fundamental, mas contar com um bom projeto também ajuda, confira: Apresente um projeto comercial de arquitetura perfeito e conquiste seu cliente

O que é oratória?

Em 1963, Martin Luther King Jr proferiu um discurso em favor dos direitos civis e da igualdade para os negros nos Estados Unidos.

Mundialmente conhecido como “Eu tenho um sonho”, o apelo do ativista político marcou a história e hoje inspira aqueles que buscam por direitos iguais, se tornando um dos maiores exemplos de oratória.

Portanto, a oratória pode ser definida como a habilidade de falar em público. Mas só isso não basta. Assim como Luther King, é preciso ser assertivo, persuasivo e envolvente.

dicas-de-oratoria-martin-luther-king

dicas de oratória: martin luther king

Veja estas dicas de oratória apresentadas em um TED Talk que já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas:

Como você viu, quem tem o domínio da oratória pode facilmente usá-la a seu favor. Ela é uma ferramenta poderosa para convencer e entreter determinado público, não importando se são uma ou 10 mil pessoas.

Uma oratória bem executada faz valer as ideias do orador. Mas, para envolver o ouvinte e convencê-lo de seu ponto de vista, é preciso compreender algumas técnicas de oratória.

Por isso, separamos 7 dicas de oratória para aprimorar a sua maneira de falar em público. Você conhece ou já empregou alguma delas?

Confira 7 dicas de oratória

Você deve estar se perguntando: como ter uma boa oratória? Bom, há algumas medidas que podem ser adotadas para desenvolver essa habilidade.

1 – Conheça seu público

Você sabe com quem está falando? Conhecer o ouvinte é fundamental para que você possa adaptar o seu discurso à linguagem dele e ter boa oratória.

Em uma apresentação de relatório para os executivos de uma empresa, por exemplo, é melhor adotar uma fala mais formal.

Mas se os seus receptores são adolescentes, pode ser interessante fazer uso de uma linguagem mais informal, despojada e bem-humorada na oratória.

Falando em público, você sabe a diferença entre público alvo e buyer persona?

dicas-de-oratoria-politicos

dicas de oratória: saiba com quem está falando

2 – Conheça o assunto a ser tratado

Você sabe do quê está falando? Ter total conhecimento sobre o assunto abordado é imprescindível para ter uma boa oratória. Porém, o nervosismo pode te atrapalhar e fazer com que você esqueça o que tem a dizer.

Portanto, elabore um roteiro de apresentação contendo os principais tópicos a serem abordados. Isso te dará maior confiança durante a fala e melhor oratória.

3 – Estabeleça contato visual

Olhar para quem se fala é uma das dicas de oratória mais importantes. Ao fazer isso, você transmitirá confiança e fará com que o ouvinte se relacione com o que está sendo dito.

Quando todos olham para o orador e ele não retribui o olhar, a conexão esfria e o interesse se perde.

Mas lembre-se: não encare. O ideal é percorrer o olhar pela plateia para que todos possam se sentir incluídos.

Dicas de oratória: faça contato visual

Dicas de oratória: faça contato visual

4 – Sintetize o que vai dizer

Menos é mais. Sempre.

Fazer uso de um discurso longo e com muitos detalhes (muitas vezes irrelevantes) não é uma boa ideia de oratória. Isso fará com que o público se desinteresse pelo assunto.

O ideal é ser objetivo e claro para ter uma boa oratória. A intenção é fazer com que os ouvintes entendam a mensagem e se convençam do que está sendo dito.

Dicas de oratória: cuidado com discursos entendiantes

Dicas de oratória: cuidado com discursos entendiantes

5 – Evite vícios de linguagem

“Né”, “tá”, “ok”, “daí”, “tipo assim”… Os vícios de linguagem são inúmeros e precisam ser evitados durante a oratória.

Essas palavras não agregam valor a sua apresentação e podem transmitir falta de confiança na fala, tornando-a chata e repetitiva.

6 – Faça uso de recursos audiovisuais

Em uma apresentação ou palestra, é muito comum utilizar slides com imagens ou vídeos que ilustrem aquilo que o orador está expondo.

Esse é um recurso de oratória bastante interessante, pois é capaz de chamar a atenção do público e mantê-los interessados no assunto.

Mas fique atento a um detalhe: jamais leia o seu Power Point. Isso dará a impressão de que você não sabe do que está falando ou que não se preparou devidamente para aquela ocasião.

Os slides são apenas um apoio. Eles não estão lá para fazerem o seu trabalho.

7 – Faça com que seu público te leve pra casa

No sentido figurado, claro. Uma apresentação bem sucedida é aquela que acompanha o público mesmo depois que ele sai do auditório ou da sala de reunião, por exemplo.

Uma boa oratória faz as pessoas refletirem depois sobre o que foi dito, buscando aplicar aquilo na vida cotidiana.

Dicas de oratória: Abraham Lincoln

Dicas de oratória: Abraham Lincoln

Essas foram as nossas 7 dicas de oratória para você se comunicar em público de maneira mais eficiente. Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus colegas.