Como criar eventos para atrair clientes: 5 dicas para arquitetos e designers de interiores

Atrair clientes e posicionar-se no mercado é, na maioria das vezes, um grande desafio para qualquer tipo de empresa, principalmente para aquelas de pequeno e médio porte.

Para alcançar o sucesso, é preciso elaborar estratégias e tentar sair da zona de conforto, utilizando técnicas comerciais e muita criatividade.

Uma opção para quem quer inovar é começar a organizar eventos para captar leads, apresentar seu negócio ou serviço de forma primária ou secundária e fechar novos negócios.

Neste artigo, você irá aprender a criar eventos para atrair clientes. Acompanhe!

Veja também: Guia de Eventos de Arquitetura 2018 – confira e programe-se!

Criar eventos para atrair clientes não é um “bicho de sete cabeças”

 

Organizar um evento pode parecer assustador na primeira vez, principalmente quando você atua em áreas distantes da produção sendo um profissional da arquitetura ou design de interiores.

Mas fique tranquilo: a boa notícia é que você só precisa aprender um pouco mais sobre as etapas da organização para começar a criar eventos para atrair clientes!

Se você fez arquitetura ou design de interiores e possui seu próprio negócio, saiba que a divulgação do seu trabalho ou empresa não precisa ficar somente nos panfletos ou recursos digitais.

Já imaginou conversar com pessoas interessadas em seu trabalho em um espaço que reúne profissionais do ramo? Pois é, essa é a principal motivação quando pensamos em criar eventos para atrair clientes.

E, para você tirar essa ideia do papel, vamos às dicas?

1- Planejamento e objetivos: etapa inicial para a organização de um evento

 

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Eventos para atrair clientes: Planejamento e objetivos

Uma coisa é certa: não há nenhum projeto que vire realidade sem planejamento. E colocar as ideias no papel, neste momento, é fundamental.

A organização de um evento precisa de uma atenção especial nesta etapa, pois é o momento onde você pesquisa sua posição no mercado, percebe suas oportunidades e quais são as ameaças existentes.

Pense, primeiramente, em definir qual é o perfil do seu negócio. Em qual tipo de projeto sua empresa ou serviço tem mais especialidade? Qual é o tipo de cliente que você deseja alcançar? Pretende realizar uma ação regional ou expandir para todo o Brasil?

Determine com o maior número de detalhes possível o perfil de evento que você deseja realizar e não se esqueça de ficar de olho nos eventos de concorrentes ou de empresas referências no assunto.

Na etapa de planejamento, você também deverá definir os detalhes técnicos do evento, tais como:

  • Local
  • Data
  • Quantidade de ingressos ou convites a serem disponibilizados
  • Fornecedores necessários (segurança, comidas e bebidas, outros)
  • Identidade do evento (nome, peças gráficas, temática)

É preciso, também, delimitar o perfil do público desejado, que serão as pessoas jurídicas ou físicas que, provavelmente, terão interesse em participar do seu evento.

2- Orçamento e finanças: hora de fazer as contas

 

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Eventos para atrair clientes: Orçamento e finanças

Um dos itens mais importantes para a realização de um evento é o orçamento e a expectativa de retorno dele. Nessa etapa, o essencial é que seja feita uma projeção mais aproximada possível com a realidade, para que você consiga ajustar os investimentos financeiros nas etapas mais necessárias.

Faça uma planilha de borderô financeiro para funcionar como um relatório detalhado sobre toda a movimentação financeira e como ela transcorreu durante o período de planejamento, execução e pós-evento. Esse controle deve ser um fechamento completo, que irá permitir que você e sua equipe possuam uma visão estratégica do objetivo e de qual foi o balanço final do evento.

#Dica: clicando aqui você consegue fazer o download gratuito de uma planilha de Borderô Financeiro para Produção de Eventos produzida pela Sympla!

Não se esqueça de estar preparado para imprevistos, reservando parte do orçamento para emergências.

3- Criatividade: decida o formato ideal para o seu objetivo

 

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Eventos para atrair clientes: Formatos de eventos

Depois de finalizar as etapas anteriores, chega o momento mais criativo da organização de um evento: escolher e construir a temática!

Com o seu objetivo e público-alvo em mente, coloque em um papel as diversas possibilidades de formato e temáticas que você possui. No caso de eventos sobre arquitetura e design de interiores, pensamos nos seguintes:

  • Encontro dos profissionais para analisarem as tendências de mercado
  • Simpósio para debater opiniões sobre determinado assunto
  • Congresso de arquitetura acerca de determinado período histórico ou estilo de arquitetura
  • Palestra sobre alguma experiência diferente de determinado profissional
  • Curso individual ou em turmas para aprender determinada técnica
  • Workshop prático sobre determinada técnica
  • Palestra sobre algum case de sucesso diferenciado
  • Feiras de arquitetura para exposição de serviços relacionados para clientes

É claro que os formatos não estão unicamente relacionados aos temas que sugerimos: fique à vontade para deixar a imaginação solta!

E não se preocupe se alguns dos formatos não parecerem, à primeira vista, eventos que atraem clientes. Uma das coisas que mais atrai clientes é a autoridade do negócio perante o mercado – e é fortalecendo sua marca como empresa que promove eventos sobre o tema que, também, se constrói autoridade.

4- Divulgação é a resposta para atrair seu público

 

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Eventos para atrair clientes: Divulgação

É senso comum que quanto mais pessoas souberem sobre o seu evento, mais participantes você terá presente.

Mas a Internet e o Marketing Digital provaram que, se desde o início você estivesse contando para as pessoas certas sobre o seu evento, você teria menos custos e aumentaria suas vendas mais rapidamente.

E é por isso que as etapas de definição do público-alvo e objetivo do evento são tão importantes. Se você escolher os canais errados e atingir pessoas que não se interessam pelo seu evento, irá desperdiçar dinheiro e, provavelmente, terá uma baixa adesão.

Aposte nas redes sociais e elabore um material criativo, com banners coloridos e bem produzidos. Este material poderá ser utilizado em divulgações em blogs e sites, caso você possua parcerias com outras empresas ou serviços.

Acompanhe as tendências e aprenda a linguagem do seu público. Elabore estratégias que aumentem o engajamento e promova compartilhamentos.

Para uma maior eficiência, tente abranger a maior parte de canais de comunicação possíveis, lembrando sempre que estes canais devem estar de acordo com o perfil do seu público, ok? Canais tradicionais como rádio e jornal, panfletos, outdoors, propagandas na TV, brindes, redes sociais, mídias pagas e outros são algumas das opções.

Aproveite para aprender mais sobre divulgação na internet:

5- Vendendo os ingressos: gestão e controle das vendas

 

Vender os ingressos impressos em bilheterias ou logo antes da realização do evento ainda é uma prática comum, mas podemos dizer que está longe de ser uma das melhores opções.

Nessa etapa, acreditamos que a venda de ingressos de forma antecipada e online, através de uma plataforma especializada, é uma forma de oferecer mais comodidade e opções aos seus participantes e de proporcionar a você um controle de vendas e gestão completo.

Este tipo de plataforma permite que você venda através de lotes e aumente o interesse do público quanto ao seu evento, consiga ter um termômetro de demanda, reduza suas filas realizando um check-in ou credenciamento rápido e diversas outras vantagens.

Após a realização do evento, também é possível manter a base de e-mails dos participantes para futuros contatos e, se for o caso, enviar certificados de participação ou conclusão através da plataforma. É super simples!

#Dica: se você se convenceu de que produzir eventos é uma ótima opção para atrair clientes, conheça a Sympla! Lá você poderá criar, publicar, divulgar e começar a vender seu evento.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a produzir um evento incrível e que ele atraia muitos clientes!

Agora que você conferiu como criar eventos para atrair clientes, baixe nosso e-book e veja nossas dicas para surpreender no atendimento:

Atendimento ao Cliente

Este post foi escrito por Cecília Cury, economista, produtora de eventos e responsável pelo blog da Sympla, a plataforma com o maior número de eventos do Brasil.