Qual a importância do orçamento de obras? Conheça os principais métodos e benefícios para a sua obra

importancia-do-orcamento-de-obras

a importância do orçamento de obras: ter cuidado é essencial

É muito comum vermos projetos sofrerem com imprevistos, com custos extras e até atrasos para entrega da obra. Muitas vezes isso acontece por dois motivos: falta de planejamento e orçamento, já que poucos entendem a importância do orçamento de obras.

Um estudo realizado pela consultoria Deloitte aponta um desvio médio de 21,7% entre o que foi orçado e o custo real de uma obra. Isso acontece devido a falta de atenção com o orçamento de obra.

Resumidamente, o orçamento de obras consiste em um documento com informações físicas e financeiras da obra. Com ele você irá determinar e estimar custos envolvidos com a execução do projeto, antes mesmo de começar.

Mas afinal, o que o torna tão essencial? Qual a importância o orçamento de obras?

É por meio dele que você conseguirá identificar previamente o custo global do projeto, desta maneira poderá avaliar se ele será viável ou não e ter uma previsão da sua rentabilidade.

Pensando em ajudar você nesta importante etapa do projeto, vamos mostrar como elaborar um orçamento de obras eficiente!

Vamos começar?

A importância do orçamento de obras

 

A etapa de orçamento do projeto deve ser feita de maneira minuciosa e com o máximo de cuidado possível, pois ela pode garantir o sucesso do seu empreendimento. Com o orçamento em mãos é possível tomar decisões mais adequadas para o cumprimento de prazos e custos.

Quando você não sabe a importância do orçamento de obras e não tem um bom levantamento para o orçamento, o custo final do projeto passa a ser uma incógnita e, com isso, se tornar uma desagradável surpresa.

Como o orçamento é um documento gerado antes da execução da obra, as variáveis que o compõem são estimadas e, sendo assim, seu resultado é aproximado em relação àquele que será o custo real, isto é, o custo apurado após a produção efetiva do empreendimento.

Dentre os benefícios que o orçamento de obras pode garantir a você, estão:

  • Mais facilidade no planejamento do projeto;
  • Maior controle da obra como um todo;
  • Redução de custos;
  • Maior poder de negociação com fornecedores;
  • Fazer uso do histórico para evolução de outras obras;
  • Mais credibilidade e confiança perante ao mercado.

Por mais que o orçamento não seja exato, ele deve apresentar um grau de precisão compatível. E essa previsão vai depender fundamentalmente das informações que forem obtidas durante sua elaboração.

Algo que pode te ajudar muito na elaboração do orçamento de obras é:

Uma boa cotação de materiais

 

a-importancia-do-orcamento-de-obras-cotacao-de-materiais

a importância do orçamento de obras: faça uma boa cotação de materiais

Grandes empresas da construção civil costumam elaborar o seu orçamento de obras com a ajuda de uma equipe estruturada e especializada, o que já diminui as chances de erros e imprevistos.

Essas equipes trabalham com softwares de gestão que geram planilhas orçamentárias e utilizam o histórico de antigas compras – de outros projetos – para obter informações valiosas, o que reduz o tempo gasto em cotações.

É extremamente importante que você compreenda que, para um orçamento de obras ser eficiente, é preciso se dedicar a pesquisas minuciosas.

Dentre os principais processos no desenvolvimento de uma orçamento de obras, é a cotação de materiais. É nesta etapa que você precisará se dedicar e pesquisar muito com fornecedores.

Ao iniciar o processo de cotação de materiais para o orçamento de obras, é preciso que você siga alguns pontos:

  • Busque referências no mercado dos fornecedores;
  • Padronize suas consultas e propostas de materiais;
  • Tenha critérios de qualidade e prazo bem definidos;
  • Saiba sempre o que você precisa cotar;
  • Fique atento à validade e armazenamento de materiais;
  • Compre somente a quantidade que precisa para o projeto.

E fique atento!

Durante a cotação deve ser levado em consideração o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), assim você poderá ter uma ideia de como os preços podem variar. Isso contribui para diminuir os riscos e aperfeiçoar a gestão da seu projeto.

Atualmente já existem sites e empresas que auxiliam nesta etapa do projeto, o que pode reduzir as chances de erros e garantir mais assertividade no orçamento de obras. Um bom exemplo disso é o Coteaqui, uma startup de cotação de materiais de construção online.

Outras dicas que você pode se atentar durante o processo do orçamento, são:

  • Não misture orçamentos: o valor de uma construção em São Paulo é muito diferente dos valores aplicados em uma obra para uma cidade do interior de Santa Catarina. Por isso, você deve avaliar os preços de cada localidade para fazer um orçamento de obras correto;
  • Conheça técnicas de formação de preços: se você não sabe como fazer um orçamento de forma adequada, procure auxílio de um software específico ou de um profissional capacitado. Afinal, é fundamental avaliar o preço de cada item e as taxas tributárias envolvidas no gerenciamento de obras.

Métodos para preparar o orçamento de obras

 

Com a grande competitividade no mercado, muitas empresas têm o desafio de buscar e adotar ferramentas que possibilitem um maior controle nos métodos de planejamento e mais precisão no orçamento.

Alguns métodos já são populares no setor, como a Curva ABC, uma metodologia que permite estabelecer um orçamento organizado, com foco na gestão de custo e a possibilidade de mensurar despesas de insumos, mão de obra e equipamentos. Fatores que mais pesam no valor total de uma obra.

E sabe qual é a melhor parte nisso?

A Curva ABC pode ser feita utilizando planilhas ou por meio de um software especializado.

Sistema de Gestão de Custos

 

a-importancia-do-orcamento-de-obras-curva-abc

a importância do orçamento de obras: curva abc

A Curva ABC pode ser uma das metodologias mais eficazes para o desenvolvimento de um orçamento de obra. Caso a opção para esse método seja a utilização de um software, o sistema – dentre outras funções – deve ser capaz de:

  • Projetar a coleta de dados (memorial descritivo, projetos, encarregados, clientes);
  • Capturar informações consultando, inclusive, a base de dados e o histórico gerado;
  • Calcular o percentual de modo automatizado;
  • Estruturar o relatório da curva ABC, com relatórios gerenciais e de engenharia, e o desenho da própria curva.

Na prática, a Curva ABC é quem vai indicar para você quais serão mais utilizados no projeto, o que pode ser priorizado na redução de custos e os impactos dados pela variação de preço de insumos.

Com um ERP (sistema de gestão integrado) especializado para atender as necessidades do setor, é possível eliminar os controles paralelos e concentrar em um único lugar todas as informações com mais acuracidade e organização. Com isso você gera mais inteligência competitiva para a sua empresa.

Ao selecionar um ERP para a sua empresa, você precisa ficar atento à quatro critérios importantes:

  • Ter flexibilidade para simulações: a solução ideal para a confecção de seu orçamento na Construção Civil precisa permitir o registro de vários cenários, para que você possa trabalhar com várias opções até concluir qual será o oficial para a obra em questão;
  • Permitir análises em níveis de agrupamento: uma solução tecnológica de qualidade deve permitir de forma fácil a confecção de planilhas orçamentárias a partir da configuração de composições, etapas e sub-etapas específicas de cada obra;
  • Ter integração com outras áreas da empresa: a solução ideal aumenta a velocidade na montagem do orçamento na Construção Civil pelo reaproveitamento das informações já existentes em sua empresa. Para garantir assertividade no processo orçamentário, e dar uma visão física, econômica e financeira, a integração com as demais áreas é fundamental;
  • Manter histórico de orçamentos de outros projetos: a possibilidade de revisitar orçamentos já concluídos ajuda demais sua empresa a reutilizar experiências já vividas. O reaproveitamento de orçamentos e a integração com as demais áreas contribuem para garantir maior assertividade e velocidade na confecção de novos orçamentos.

Outra opção para elaboração de orçamento de obra, são as…

Planilhas de orçamento de obra

 

Uma outra alternativa para a elaboração do orçamento de obra são as planilhas de orçamento. Com ela você também pode garantir a eficácia na projeção de valores, bem como assegura o desenvolvimento correto do demonstrativo de resultados.

Com a planilha de orçamento de obra é possível:

  • Apontar e organizar todos os custos da sua obra;
  • Controlar e prever os gastos nas obras;
  • Diminuir o tempo gasto fazendo orçamentos;
  • Aumentar os lucros do seu empreendimento;
  • Melhorar o planejamento e a gestão de obra.

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

Ao utilizar a planilha você terá todas as finanças do seu projeto organizadas, o que facilitará nas tomadas de decisões e pode até gerar aumento na produtividade.

Mas, talvez neste ponto, você esteja se perguntando…

Quais os benefícios de um bom orçamento de obra?

 

a-importancia-do-orcamento-de-obras-garanta-o-seu-lucro

a importância do orçamento de obras: garanta o seu lucro

Ter um bom orçamento de obras pode garantir inúmeras vantagens para você e sua empresa. Veja abaixo as 5 principais:

  • Torna o planejamento da obra muito mais assertivo: Com os gastos controlados fica muito mais fácil delegar tarefas e organizar as compras de acordo com o tempo;
  • Permite a criação de uma boa base de insumos e composições: Com a experiência de criar vários orçamentos você consegue perceber padrões. Dessa forma, acaba por criar uma base de insumos e de composições que se repetem nos vários projetos da sua empresa. O importante nesse sentido é definir quando usar essas informações que vêm com a experiência e quando fazer composições novas;
  • Gera um maior controle do projeto: É importante ter controle de tudo que acontece no projeto. O orçamento de obra é a base para que isso aconteça, pois é a partir dele que se tem a noção dos materiais, horas de trabalho, horas/máquina e outros custos que vão incorrer na obra;
  • Garante mais rentabilidade das vendas: Essa vantagem é a mais simples possível: quanto menos você gasta, mais lucro tem. Organizar os custos e evitar compras desnecessárias, equipes paradas, o uso de horas de máquina além do necessário, tudo isso influi no seu lucro direto no final;
  • Resulta em credibilidade e confiança do mercado: Uma empresa bem organizada e com processos bem definidos ganha valor em relação aos concorrentes. Seus fornecedores, trabalhadores e clientes percebem facilmente quando o orçamento é levado com seriedade, pois os trabalhos acabam ficando mais organizados.

Confira também como elaborar um cronograma de obra em 5 passos e nunca mais atrase uma entrega.

Cuidados no orçamento de obra

 

Agora ficou mais fácil compreender a importância do orçamento de obras? Com ele você consegue manter seu trabalho mais organizado, evita desperdícios, tem aumento na produtividade e lucratividade e um diferencial competitivo muito significativo frente ao mercado.

Não trate o orçamento de obra como uma etapa qualquer, se dedique à ele e usufrua os benefícios que ele pode oferecer à você!

Mas lembre-se:

Nenhum projeto é igual ao outro. Por isso é muito importante que você dê atenção exclusiva a cada um deles, para fazê-los da maneira correta. Utilizar antigos orçamentos como base pode ajudar muito, mas apenas para facilitar na pesquisa, nunca use o mesmo!

Agora que você já sabe a importância do orçamento de obras, divida conosco suas experiências e caso o post tenha te ajudado e esclarecido suas dúvidas, curta e compartilhe em suas redes sociais!

Este post foi escrito pelo Sienge, o melhor software para construção civil do Brasil.