Maiores Problemas que Acontecem nas Obras e Como Evitá-los?

Como em qualquer coisa na vida, planejar uma obra/construção necessita de muita organização e comprometimento com datas e prazos para que não haja atrasos ou para que tenha tempo de resolver eventuais imprevistos. Confira as principais informações que você precisa antes de iniciar o seu cronograma de obras.

Maiores problemas na obra

Um cronograma é um instrumento de planejamento e vistoria que se assemelha a um diagrama, nele constam as atividades a serem realizadas durante o projeto. Todas as tarefas listadas têm uma data de vencimento, que será usado para marcar a data de execução e/ou conclusão da tarefa.

As atividades organizadas no cronograma localizam-se a todos os trabalhos que precisam ser concluídos em um período de tempo para garantir uma entrega bem definida. Além de datas, outro aspecto muito importante são os horários, que devem ser ordenados para que não atrase a atividade.

Porém, a falta desse cronograma pode acarretar em problemas na obra, visto que os problemas em obras mais comuns na engenharia são devido a falta de supervisão do trabalhador, falha no planejamento e controle e erros no processo orçamentário, entre esses podemos citar também:

Tamanho incorreto da equipe

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas subestimam a necessidade de contratar mão de obra e o número de trabalhadores pode se mostrar insuficiente. Sendo assim, o resultado não poderia ser diferente: certas atividades de construção podem ser atrasadas.

A falta de cronograma pode acarretar em problemas na obra. Fonte: Freepik

1. A falta de cronograma pode acarretar em problemas na obra. Fonte: Freepik

Controle de abastecimento

Para realizar obras e serviços, muitos materiais são essenciais para conclusão. Portanto, esses materiais devem estar sempre disponíveis na programação de dados para que os serviços sejam atendidos de acordo com o cronograma.

Os materiais devem estar disponíveis na programação de dados para que os serviços sejam atendidos conforme o cronograma. Fonte: Freepik

2. Os materiais devem estar disponíveis na programação de dados para que os serviços sejam atendidos conforme o cronograma. Fonte: Freepik

Importância do cronograma de obras

Para evitar atrasos no trabalho, primeiro é necessário compartilhar um horário claro com toda a equipe. O cronograma de obras funciona como uma  representação gráfica de datas, que contém diversas atividades que devem ser realizadas na obra, e seu término corresponde à entrega do projeto. Portanto, todas as etapas e prazos devem ser seguidos de forma decisiva para evitar atrasos na entrega. Além desta outras funções do cronograma de obras, são:

  • Controle de recursos financeiros;
  • Organizar para compra;
  • Previna conflitos entre atividades gerenciar riscos externos e eventos imprevistos;
  • Gerenciar e contratar mão de obra.

Um cronograma detalhado pode especificar melhor os prazos a cumprir, evitar erros e desperdícios, monitorar os serviços com mais precisão e fornecer aos envolvidos uma visão ampla do projeto.

Procure estruturar um cronograma detalhado para especificar melhor os prazos a cumprir. Fonte: Freepik

3. Procure estruturar um cronograma detalhado para especificar melhor os prazos a cumprir. Fonte: Freepik

Quais informações são necessárias para alimentar meu cronograma de obras

De forma simplificada, seu cronograma será descrito como uma planilha, que descreve os serviços prestados para a execução da obra, bem como a estimativa de custo e prazo para conclusão de cada serviço. 

Os serviços são geralmente organizados linearmente de acordo com um cronograma, ou seja, as tarefas iniciais são determinadas primeiro e, em seguida, o processo de conclusão é explicado.

Entre os principais itens que devem estar incluídos no cronograma de obras, podemos citar:

    • Serviços iniciais;
    • Estrutura;
    • Alvenaria;
    • Revestimento;
    • Pintura;
    • Pavimentação;
    • Instalações;
    • Cobertura.
Os serviços são geralmente organizados linearmente de acordo com um cronograma. Fonte: Freepik

4. Os serviços são geralmente organizados linearmente de acordo com um cronograma. Fonte: Freepik

Como evitar problemas na obra?

  1. Crie uma lista das atividades
  2. Estabeleça datas e prazos de entrega para cada etapa
  3. Organize os recursos da obra
  4. Use métodos de acompanhamento para planos de trabalho
Estabelecer datas e prazos de entrega para cada etapa evita problemas na obra. Fonte: Freepik

5. Estabelecer datas e prazos de entrega para cada etapa evita problemas na obra. Fonte: Freepik

Vale ressaltar que, acidentes podem acontecer durante a realização da obra, portanto é importante realizar a análise e inserir no seu cronograma a possibilidade.

Gostou do artigo? Ele foi feito pela equipe da Embracon.