Entenda porquê liderança e motivação no trabalho são importantes para você

Se você é um arquiteto e atua na área certamente já passou por momentos de bloqueio criativo e teve dificuldades na execução e conclusão de projetos. Porém, fique tranquilo! Nesse artigo, você vai entender a importância de desenvolver motivação e liderança no trabalho para que sua criatividade possa fluir e consequentemente o desempenho do seu trabalho também.

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-bloqueio-criativo

motivação e liderança no trabalho: bloqueio criativo

Talvez você não tenha percebido como esses dois fatores estão conectados e como uma mudança de postura e algum esforço em relação a eles pode fazer você ir muito mais longe. A verdade é que vários fatores durante sua carreira vão lhe desafiar nesse sentido e você não pode deixar que eles vençam.

Pensando nisso, separamos alguns pontos essenciais sobre essa questão para você refletir. Entenda melhor a relação entre esses dois conceitos nos tópicos a seguir:

O que motiva um ser humano?

 

Você sabe o que te motiva? Talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis de responder a nós mesmos — principalmente se estamos nos primeiros anos de nossa carreira. Isso porque para saber a chave dessa questão tão crucial devemos ter um bom autoconhecimento ou ao menos possuir um longo trajeto na profissão que nos tenha amadurecido nesses pontos.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente é porque está com dificuldades de achar esse caminho. Existem várias teorias que abrangem esse tema e a mais famosa delas é a formulada por Abraham Maslow em “Teoria da Hierarquia das Necessidades” (1950).

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-piramide-de-maslow

motivação e liderança no trabalho: pirâmide de maslow

A pirâmide de Maslow, como ficou conhecida, defende que as motivações dos seres humanos se dividem em 5 níveis hierárquicos, que são separados nos seguintes grupos — do mais primário ao mais elevado:

  1. Fisiológicas: comida, água, casa, calor;
  2. Segurança: defesa, proteção, estabilidade;
  3. Associação: relações humanas, comunidade, família;
  4. Estima: respeito, reconhecimento, status;
  5. Autorrealização: criatividade, talento, desenvolvimento.

Ao entender melhor essas etapas, talvez você possa pensar qual a sua motivação atual e como pode transformá-la na mais elevada delas: a autorrealização. Mas, lembre-se: só você pode criar algo que realmente lhe motive a conquistar seus maiores objetivos.

Qual a relação da motivação com a criatividade?

 

Na arquitetura, essa relação é mais que evidente. Isso porque é impossível que se consiga criar e construir sem uma real motivação para aquilo. O profissional da área lida com cores, objetos e trabalha com maneiras de se utilizar os espaços de formas totalmente inovadoras e criativas.

Certamente, para que se consiga realizar tudo isso de modo mais fluido, o fator motivante para esse profissional não é somente o dinheiro. Isso porque há um valor maior e dificilmente mensurável sendo colocado em prova aí: a subjetividade. Desta forma, realizar trabalhos penosos, chatos e tolhidos de liberdade de expressão pode minar completamente o sucesso do projeto.

É muito comum, depois de certo tempo, perceber arquitetos optando por serviços que vão dar um menor retorno financeiro, mas que darão o máximo de autonomia para que seus pontos de vista e ideias possam ser explorados e realizados. Por isso, é muito importante para a sua criatividade que você se sinta constantemente motivado e empenhado a realizar o belo e o novo.

Por que liderança e motivação estão tão conectados?

 

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-trofeu-no-topo

motivação e liderança no trabalho: troféu no topo

Para entender essa relação, devemos, primeiramente, entender os dois conceitos separados. A liderança é a capacidade de inspirar pessoas em um determinado grupo — independentemente de qual tipo seja. E essa característica não está relacionada com altos cargos, apesar de ser esta uma prática indicada.

A motivação, por outro lado, já é algo relacionado a sentidos e propósitos. Essa palavra é derivada do latim “movere” e traduzida quer dizer “movimentar-se em direção a algo”. Isto é, se o indivíduo possui certos objetivos e sentidos de vida, terá também uma determinada motivação para alcançá-los.

A grande conexão entre esses dois pontos está relacionada com a necessidade natural que o líder tem de procurar motivos que possam inspirar outras pessoas. Ele precisa disso para que sua função seja desempenhada com sucesso. Dito de outra forma, não existe liderança sem motivação — e esta é algo que se busca de maneira individualizada e constante.

Portanto, se você encontrar o que te motiva, vai conseguir autorrealizar-se em seus papéis e além de tudo, inspirar outras pessoas, desde seus superiores até seus clientes, o que fatalmente irá refletir no resultado de seus serviços. Por outro lado, se você cometer grandes erros você pode afastar grandes colaboradores para sempre.

Está com dificuldades em se manter motivado? Aprenda o que é autocontrole e saiba como aumentar o seu

Quais as principais características de um líder?

 

Algumas características são muito comuns em líderes e devem ser exploradas caso você queira se manter entusiasmado e produtivo dentro de sua profissão. Confira:

Um fator que poucas pessoas levam em consideração é que tão importante quanto motivar é aprender formas de como não desmotivar sua equipe também.

Compreender a mudança como algo constante

 

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-escada

motivação e liderança no trabalho: escada

O primeiro aspecto que deve ser internalizado é a mudança. Em muitos indivíduos, esse é um fator que causa muitos medos e justifica a maioria das ações. Se olharmos pelo ponto de vista de Maslow, certamente as pessoas que mais temem a mudança possuem suas maiores necessidades na etapa da segurança, isto é, buscam estabilidade e proteção.

Porém, um líder precisa ser guiado por muito mais do que isso. Ele não só precisa entender que a mudança é algo constante na vida de alguém que quer inovar e se desenvolver, como também deve buscá-la para que a rotina não lhe faça perder seus propósitos e interesses nos objetivos. Dito de outra forma: para que não perca a motivação e consequentemente pare de inspirar pessoas.

Ter empatia

 

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-empatia

motivação e liderança no trabalho: empatia

Essa característica geralmente é bem natural em um líder, pois ele consegue enxergar nas pessoas algo que nem elas mesmas conseguem dizer — apenas por observar e conseguir se colocar no lugar delas.

Isso faz com que, além de tudo, um bom mestre ajude muitos indivíduos e entenda as diferenças e particularidades de cada um ao seu redor. O que lhe dá capacidade de identificar quais precisam de mais atenção ou aqueles que necessitam de mais cobrança e rigor.  

O mais importante a se ter em mente nessa situação é que, mesmo com todas essas nuances do dia a dia e das dificuldades da convivência humana, e ainda que muitos fatores externos estejam causando desconforto, um bom líder deve se manter automotivado. E a melhor forma de saber isso é conhecendo seu propósito.

Saber usar da melhor forma os recursos que possui

 

Talvez esse seja o ponto que divida bons líderes dos nem tão bons assim. Se manter automotivado em situações ideais de trabalho é bem mais fácil do que em momentos de crise ou de escassez de recursos. Por isso, é nessa situação que conseguimos identificar se um gerente é realmente firme em seus objetivos ou não.

Isto é, de maneira geral, o bom líder trabalha com a realidade dos fatos e não se aborrece diante dela. De maneira prática, isso pode ser refletido na forma com que um chefe administra o ambiente de trabalho ou como se comunica com seus colaboradores — sabendo manter a empolgação e a vontade de crescer mesmo que os tempos estejam difíceis.

Sair da rotina

 

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-aquario

motivação e liderança no trabalho: aquário

Se desafiar e também à sua equipe a estar em lugares diferentes e a pensar fora da caixa é uma forma de manter o elo e o sentido comum em prol dos objetivos. No dia a dia isso pode refletir em propostas que possam abranger desde ações simples como realizar uma reunião ao ar livre ou simplesmente sair do espaço do escritório para um evento.

Sair da rotina é também uma ótima forma de se manter produtivo. Veja nossas dicas para ser mais produtivo no trabalho e dar conta do recado!

Manter-se motivado nos piores momentos

 

motivacao-e-lideranca-no-trabalho-pensamento-positivo

motivação e liderança no trabalho: pensamento positivo

Ao contrário do que a maioria pensa, os momentos difíceis existem para fortalecer os propósitos, não para colocá-los em cheque. Você realmente quer chegar onde sonha? É fato que toda essa certeza é colocada em cheque se tudo ao redor não parecer favorável ou se as contas não fecharem. Porém, o verdadeiro líder consegue sair dessas situações de forma bastante criativa.

Isso porque sua cabeça está plugada no futuro e na fé do que a realidade pode vir a ser, se todos se empenharem. É um duplo desafio, pois, além de buscar o seu propósito em si, ele deve fazer isso de maneira que também contagie sua equipe e todas as pessoas que confiam no que ele pode oferecer.

De forma geral, essa não é assim uma tarefa tão difícil para um líder natural, já que todas essas características estão muito familiarizadas e internalizadas.

Aproveite e veja 7 dicas de como fechar mais projetos de arquitetura mesmo com a crise econômica

Investir no desenvolvimento próprio e de sua equipe

 

Até aqui falamos de pontos muito próprios e que de certa maneira são muito espontâneos em quem deseja estar no papel de um líder. Porém, apenas esses potenciais não podem te levar muito longe se não houver uma busca constante por novos conhecimentos e trocas de experiências, tanto para si quanto para a sua equipe.

Você pode, inclusive, possuir essas características que citamos em potencial, mas só terá ideia desse aspecto de sua personalidade ao participar de workshops ou treinamentos específicos. Por isso, a formação e a especialização na vida de um líder deve ser sempre continuada, para que a chama da motivação se mantenha sempre acesa.

Esses foram os principais pontos a respeito de motivação e liderança no trabalho que podemos destacar para que você consiga encontrar um melhor caminho em sua profissão. Para que assim as pessoas gostem e se inspirem em trabalhar com você e que sua criatividade esteja sempre disponível para inovar e construir grandes espaços — que poderão ser lembrados por toda a história!

Se você gostou do conteúdo e o achou relevante, talvez se interesse em ler também 8 fatores de marketing que influenciam o sucesso do seu escritório.

Esse artigo foi produzido pela equipe do Saia do Lugar, um dos maiores blogs do Brasil em empreendedorismo, marketing, liderança e vendas.