7 passos práticos e efetivos para criar nomes criativos de escritório de arquitetura

Você também pode ouvir esse post:

Você já passa o dia todo tendo ideias para agradar os outros, seja no design de interiores, no paisagismo, no projeto de residências, de estabelecimentos comerciais ou escritórios corporativos, entre tantas atividades desenvolvidas por arquitetos.

E na hora de ser criativo para definir o nome do seu negócio, parece que “dá um branco” e você não tem a menor ideia de como criar um nome de escritório de arquitetura.

Siga este roteiro que criamos e você verá como criar um nome criativo para escritório de arquitetura é fundamental para se posicionar no mercado.

Se você está interessado em nomes criativos de escritórios de arquitetura, também vai gostar de outras ações de marketing que funcionam nesse ramo como fazer eu negócio crescer com marketing de conteúdo.

E se quiser ir mais a fundo nesse tema, você ver esse nosso e-book sobre Planejamento de Conteúdo.

Os 7 passos para criar um nome de escritório de arquitetura impactante

 

Antes de começar a fazer sua lista de nomes (haverá tempo para isso mais tarde, calma…) é preciso entender direitinho o que seu negócio faz por seus clientes, o tal posicionamento da marca, que pode ser resumido em diferencial e segmentação, você vai entender na sequência:

1 – Defina o seu diferencial, o que torna seu escritório especial

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-diferencial

nome de escritório de arquitetura: diferencial

Diferencial, em marketing, é um benefício valorizado por seus clientes que uma empresa oferece ao mercado de forma superior a concorrência. É este diferencial que faz seus clientes escolherem seu escritório, e não os outros.

Pode ser a qualidade de seu atendimento, os softwares superiores que usa, a precisão técnica, a beleza estética, o prazo de entrega ser sempre respeitado, o nível dos profissionais e muitos outros.

Defina isso para poder usar em seu nome de escritório de arquitetura, de alguma forma. Um bom método para definir seu diferencial é usar a metodologia do Círculo Dourado.

2 – Segmentação do público-alvo

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-publico-alvo

nomes de escritorio de arquitetura: publico alvo

Se você se dedica ao design de interiores, nem sempre isso significa que seus clientes são exclusivamente proprietários de residências. Hospitais, hotéis, escritórios corporativos etc., também precisam de decoração.

Se você tem foco em projetos comerciais, ou escolas, casas, apartamentos, espaços públicos, paisagismo, e tantas outras áreas da arquitetura, precisa definir com precisão quem são seus clientes, antes de prosseguirmos.

Criar uma buyer persona (uma representação do seu cliente ideal), com um perfil psicológico bem traçado pode ajudar bastante.

Por exemplo, imagine que a Renata, sua persona, tem 30 anos, é empreendedora, tem dois filhos e preocupa-se com o meio ambiente e como isso vai afetar a vida de seus filhos. Que nome de escritório chamaria a atenção da Renata?

3 – Pesquise o mercado

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-pesquisa-de-mercado

nomes de escritório de arquitetura: pesquisa de mercado

Uma excelente ideia, para se inspirar e evitar criar nomes parecidos com alguns que já existem, é pesquisar no mercado, nacional e internacional, nomes criativos de escritórios de arquitetura. Use a internet para isso, comece com os Portfólios de arquitetura da Viva Decora.

Já selecionamos 10 para você, brasileiros e estrangeiros:

Analise as qualidades que cada um desses nomes tem. Sonoridade, tamanho, conexão com a área, brincadeiras com as palavras, impacto, entre outros. Pense em quais dessas características mais se encaixam com o posicionamento de seu escritório e anote para o brainstorming!

Mas antes de colocar a mão na massa, uma dica:

4 – Evite nomes próprios

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-tag-dave

nomes de escritório de arquitetura: tag dave

Depois de toda essa pesquisa, você já deve ter percebido a importância de incluir personalidade ao nome do seu escritório, então evite usar seu próprio nome.

Por que? Porque, antes de você ficar famoso, ele simplesmente não vai dizer nada para seu público. Ele vai ler aquele nome, ou sigla, normalmente um conjunto de letras que são suas iniciais ou de alguns sócios, e nem vai saber exatamente do que se trata.

Imagine dizer para o seu cliente que o nome do seu escritório é João Silva Arquitetura porque esse é o seu nome. Sem graça, certo? Agora imagine usar técnicas de storytelling para contar de onde surgiu o nome do escritório, a conexão com a forma de pensar da empresa, sua missão e seus valores. Seu cliente se identificará bem mais dessa forma.

Pronto para colocar a mão na massa?

5 – Brainstorming de nomes para escritório de arquitetura

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-brainstorm

nomes para escritório de arquitetura: brainstorm

Uma das metodologias de geração de ideias mais difundidas e efetivas, o brainstorming, muitas vezes é usado de forma errada. Ele se divide em 2 partes: a primeira é de acúmulo de ideias. A segunda, de refinamento das ideias, afunilamento de opções e definição final de uma (ou algumas) alternativas.

Veja como fazer um brainstorming para criar nomes criativos de escritório de arquitetura:

Fase 1: acúmulo de ideias

 

  1. Prepare uma sala aconchegante, com uma mesa grande, um quadro para anotar as ideias, café, água e umas bolachinhas.
  2. Convide de 6 a 8 pessoas para participar da reunião, podem ser da sua equipe ou outras, que achar que podem contribuir.
  3. Explique o objetivo: criar nomes criativos para escritório de arquitetura:
  4. IMPORTANTE: Explique que esta é uma fase de acúmulo de ideias e é proibido criticar as ideias dos outros, por enquanto.
  5. Todas as sugestões vão sendo colocadas no quadro branco, conforme forem sendo dadas.
  6. As ideias podem ser variações e combinações das anteriores, não tem problema adaptar as ideias dos outros, só não vale criticar.
  7. Depois de umas 2 horas de reunião, faça um intervalo, pode ser o do almoço ou mesmo retornar no dia seguinte, para que as ideas “maturem” na cabeça das pessoas.

Fase 2: seleção das ideias

 

  1. Agora sim, todos reunidos, podem começar uma rodada de discussão e análise das ideias.
  2. Depois de uma hora, mais ou menos, comece a afunilar ideias, por exemplo: corte aquelas que a maioria não gosta.
  3. Depois, eleja os 30 (ou 20) nomes mais legais. Na sequência, corte mais 5 (isso pode ser feito por votações).
  4. Pode ser que nomes novos surjam nessa fase, não tem problema.
  5. Ao final de 2 horas (você pode estender a reunião se quiser, só não canse as pessoas), é preciso ter uma lista de, no máximo, 3 nomes que são consenso para todo o grupo.

6 – Validação da Ideia

 

nomes-de-escritorio-de-arquitetura-validacao-ideia

nome de escritório de arquitetura: validação ideia

Antes de sair por aí encomendando cartões de visita ou criando seu site, teste sua ideia para ver se funciona mesmo.

Hoje em dia existem diversa maneiras de como validar uma ideia de negócio, nome de empresa ou produto, inclusive por meio de pesquisas online.

Mas você pode fazer isso de outras formas também, como reunindo alguns clientes com quem tem proximidade suficiente para isso e pedir sua opinião e feedback sobre o nome de escritório de arquitetura que escolheu.

Pode pedir a opinião de parentes a amigos também, mas lembre-se que o ideal é usar pessoas que seriam parte de seu público-alvo.

7 – Ajeite os últimos detalhes

 

Com o nome definido, há apenas algumas considerações a serem feitas:

  • Confira se não há nenhum nome igual já registrado: evite confusões e dores de cabeça, já que você pode ser forçado a mudar de nome.
  • Pesquise se o nome não é ofensivo em outra língua: se você tem interesse em virar um grande escritório, isso é mais importante ainda!
  • Facilite a escrita e a pronúncia: Na correria do dia-a-dia, com certeza seus clientes e funcionários irão abreviar o nome do escritório. Utilize desde o começo a forma abreviada que você definiu em comunicações internas e externas quando necessário: assim, todos já estarão acostumados e irão utilizar a forma que você escolheu.

Com a ideia validada, agora sim, pense nos materiais de comunicação, começando pelo logo para arquitetura, e já registre a hospedagem e domínio do seu site.

Um nome criativo de escritório de arquitetura já é um primeiro passo para encantar seus clientes, mas se você se aprofundar mais confira nossa metodologia exclusiva do Ciclo do Encantamento e os cursos da Viva Decora Academy voltados para o público profissional!

curso ciclo do encantamento