Storytelling: a incrível arte de contar histórias e envolver pessoas

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o que é storytelling: leitura

Você é daqueles que prefere séries de TV, ir ao cinema ou ler um bom livro? Videogame é mais sua praia?

Independente de sua preferência, todas essas atividades – inclusive o videogame – são formas de se contar uma história e envolver as pessoas.

Já se perguntou porque gostamos tanto de ouvir (e contar) histórias?

O storytelling  é uma técnica que se vale dessa predileção humana e tem sido muito utilizada para dar vida e significado às marcas e engajar seu público. O storytelling procura dar singularidade e significado a um determinado negócio.

Diretamente ligado às estratégias de marketing de conteúdo, ele é capaz de conectar os clientes à empresa e provocar maior engajamento entre o público.

Apesar de o storytelling ser uma prática bastante antiga, datada de antes mesmo do surgimento da escrita, ela se perpetuou durantes todos esses anos e atualmente foi incorporada pelo mundo dos negócios.

A principal vantagem dessa ferramenta é que ela consegue humanizar a comunicação entre a marca e os seus consumidores.

Mas afinal: o que é storytelling? Existe um segredo por trás dessa “história”?

Procurando o significado de outros termos do marketing? Encontre aqui: Dicionário do marketing digital

O que é storytelling?

 

O significado de storytelling é bem simples: “contar histórias”, em tradução livre.

A data de surgimento dessa prática não é precisa. Mas, como dito anteriormente, o ser humano sempre soube se comunicar e, assim, transmitir valores éticos, elementos culturais, regras de comportamento, tradições, etc.

Trazendo esse conceito para os tempos mais modernos, o storytelling pode ser definido também como um conjunto de técnicas narrativas com potencial para propagar ideias de maneira fluida e relevante, que prenda a atenção do receptor e o impacte.

Cada vez mais multimídia, o storytelling está presente no cinema, na TV, no teatro, na música, na literatura, no jornalismo… E por que não no ambiente corporativo?

Duvida? Então veja aqui: Storytelling em vendas, faça de seu cliente um herói

Mas como usar isso na sua empresa? Tem ideia de como se faz isso?

Importância do storytelling para os negócios

 

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o que é storytelling: empresa como mentor

Não é de hoje que as empresas perceberam que o storytelling é uma forma de estreitar o relacionamento com seus públicos e fazer com que as pessoas se identifiquem com a mensagem que aquela organização quer passar.

A técnica pode ser usada com diversas finalidades: estratégia de marketing de conteúdo, promover a integração e a motivação entre os colaboradores, divulgação de algum produto ou serviço, etc.

Cativar a atenção do público tem sido uma tarefa difícil. Do ponto de vista “midiático”, as pessoas estão mais dispersas. Por isso, as abordagens tradicionais já não surtem o mesmo efeito que há algumas décadas.

Dessa forma, o storytelling é importante porque ele é capaz de criar um vínculo entre a empresa e o público-alvo.

É muito mais eficiente contar uma história que ilustre os benefícios e as vantagens de determinado produto ou serviço do que limitar-se a descrevê-lo de maneira “fria” e focada apenas na relação “compra e venda”.

Nesse contexto, o produto ou serviço de sua empresa deve ser colocado para o público como uma “chave”, um “segredo” ou um “amuleto” para mudar a vida dele e transformá-lo em um “herói”, que soube superar seus medos, libertar-se das “trevas” ou do “cativeiro” onde estava e adotar essa nova realidade, conquistando um “final feliz”, graças aos ensinamentos de sua empresa, uma espécie de “mago” ou “mentor” do “cliente-herói”

Achou essa descrição exagerada?

Então confira este vídeo do Banco Itaú, que ilustra tudo isso com perfeição:

As pessoas não compram produtos ou serviços, elas compram um desejo realizado

 

Na verdade, as pessoas não compram o que determinada marca vende, mas sim a razão pela qual ela vende. Compra-se mais pela emoção do que pela razão. E as grandes corporações já entenderam isso.

A Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas refrigerante. Ela vende antes uma ideia, um conceito, um sentimento, algo mais abstrato. Observe que, em suas campanhas publicitárias, a marca costuma contar histórias de amizade, família, amor e como o produto que eles oferecem se relaciona com esses sentimentos.

Nesse caso, e em muitos outros, o público se identifica e cria empatia com a narrativa apresentada. Afinal, o que é storytelling se não uma história bem contada e que consegue inspirar e engajar pessoas, não é mesmo?

Quer utilizar essa estratégia? Confira o Círculo Dourado e como inspirar ação nas pessoas

Em um contexto de redes sociais, um storytelling bem elaborado tem grandes chances de ser compartilhado e ter o seu alcance aumentado.

Ok, mas como fazer um bom storytelling? Existe alguma fórmula de sucesso?

Como fazer um bom storytelling?

 

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o que é storytelling: criar uma estória

Agora que você já sabe o que é storytelling e qual a sua importância para os negócios, que tal descobrir como desenvolver essa técnica e contar uma história cativante?

Toda boa história precisa ser, no mínimo, interessante. Independente da plataforma escolhida (blog post, audiovisual, e-book, podcast, etc), uma narrativa bem sucedida consegue chamar a atenção do receptor, mantê-lo interessado e fazer com que ele sinta empatia por aquilo que está sendo contado.

Não existe uma “receita” para o storytelling. O que manda é a criatividade. Porém, há uma estrutura básica para o desenvolvimento de uma história: ela precisa ter começo, meio e fim.

Além disso, o contador de histórias (storyteller) precisa saber:

  • O que falar?
  • Com quem falar?
  • Por que falar?
  • Onde falar?
  • Quando falar?
  • Como falar?

As respostas para essas perguntas funcionarão como um guia para a escrita. Quer tentar?

4 dicas para fazer um bom storytelling

 

1– Não coloque informações desnecessárias ao andamento da narrativa;

2– Não coloque personagens genéricos e rasos na sua história, pois despertar a empatia do público é fundamental;

3– Priorize por contar histórias reais de sucesso e que inspirem o público;

4– Para envolver e engajar o público, não seja muito direto ao apresentar a história. Mas também evite delongas. Lembre-se da dica número 1.

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Livros sobre storytelling

 

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o que é storytelling: livros

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