Descubra o que é o relatório de acompanhamento de obra e quem é o responsável por ele

relatorio-de-acompanhamento-de-obra

Relatório de Acompanhamento de Obra

Só quem é arquiteto ou trabalha com construção civil sabe todas as etapas necessárias para chegar a uma obra segura, bem estruturada e agradável.

São muitos dias de trabalho, compras de material, relacionamento com funcionários e todos os imprevistos possíveis que podem acontecer no canteiro.

Para que todas as atividades relacionadas a grandes empreendimentos sejam fiscalizadas, o CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) exige um relatório de acompanhamento de obra.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse documento, quem é responsável pelo seu preenchimento e suas vantagens na gestão de uma obra. Acompanhe!

Aproveite para ler mais dicas sobre construção:

O que é um relatório de acompanhamento de obra?

 

O relatório de acompanhamento de obra (RAO), também conhecido com Diário de Obra (DO), Livro de Ordem ou Livro de Ocorrências Diárias, é um documento obrigatório que detalha todas as atividades relacionadas à obra.

Além se ser exigido em obras e serviços de arquitetura e engenharia, ele também está presente nas atividades de outras áreas de atuação, como Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e todas aquelas vinculadas ao CONFEA/CREA .

Explicando de forma mais simples, o relatório de acompanhamento de obra é um registro de tudo o que acontece de relevante em uma obra.

Alguns exemplos comuns é a chegada de novos materiais, atrasos na conclusão de etapas, paralisações por motivo de acidentes, entre outras situações que influenciam no andamento das atividades.

Cada empresa pode customizar o seu relatório de acordo com as suas necessidades. Ele pode ser feito no Excel, Word ou até mesmo em sistemas de gerenciamento de construção civil.

Cada estado tem o seu próprio modelo do documento, que pode ser diferente de acordo com as especificações de cada localidade.

Mesmo com todas as personalizações, algumas informações são obrigatórias no documento, de acordo com a resolução nº 1024 do CONFEA/CREA.

Informações obrigatórias no relatório de acompanhamento de obra

 

  1. Informações do empreendimento, do proprietário, do responsável técnico pela obra e da respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
  2. Data de início e da previsão de entrega da obra
  3. Data de início e da conclusão de cada etapa do projeto
  4. A posição física do empreendimento no dia de cada visita técnica
  5. Orientação de execução, mediante a determinação de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações
  6. Nomes de empreiteiras ou subempreiteiras, caracterizando as atividades e seus encargos, com as datas de início e conclusão, e números das ARTs respectivas
  7. Acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos
  8. Os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológico, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico
  9. As receitas prescritas para cada tipo de cultura nos serviços de Agronomia
  10. Outros fatos e observações que, a juízo ou conveniência do responsável técnico pelo empreendimento, devam ser registrados

Quer estar preparado para todas essas eventualidades e ainda entregar a obra sem atrasos? Veja como fazer um cronograma de obra.

Quem é o responsável pelo relatório de acompanhamento de obra?

 

relatorio-de-acompanhamento-de-obra-quem-faz-o-relatorio-de-acompanhamento-de-obra

Quem faz o relatório de acompanhamento de obra?

Quem preenche esse documento é o engenheiro ou o técnico presente no local.

Aqui vale destacar uma informação muito importante. O acompanhamento de obra realizado por um arquiteto e a fiscalização feita por profissionais na obra são duas coisas diferentes.

O arquiteto analisa se o projeto está sendo executado da forma que ele criou e orienta os profissionais envolvidos caso seja necessário. A quantidade de visitas e a duração delas é um serviço pré-determinado com o cliente no contrato.

Existe uma outra situação que é quando o arquiteto oferece o serviço de acompanhamento da obra.

Nesse caso, sim, o profissional tem um envolvimento maior com a compra de material, contratação de fornecedores, entre outras atividades. Porém em grandes empreendimentos esse atividade é de responsabilidade de engenheiros ou fiscais.

Esses profissionais têm um olhar mais técnico em relação as atividades do local. Eles avaliam materiais, custos, questões de segurança, produtividade dos colaboradores envolvidos e todas as informações relacionadas ao andamento da obra.

Qual é a importância de um relatório de acompanhamento de obra?

 

O objetivo principal do documento é servir como uma espécie de memória da construção. Nele estará a descrição de todas as atividades dos responsáveis técnicos pela obra ou serviço.

Mas a importância do relatório vai além da burocracia. Ter essas informações em mãos pode trazer muitas vantagens para os envolvidos no projeto. Confira quais são:

Confirmação do serviço

 

Antes de tudo, o relatório de acompanhamento de obra serve como comprovação de tudo o que está sendo feito no canteiro de obras.

O responsável pelo preenchimento pode incluir imagens e informações que confirmem o que foi finalizado em cada etapa e a qualidade dos serviços prestados. Essa é uma forma de garantir que não haja um desencontro de informações em nenhum momento.

Gestão de riscos

 

relatorio-de-acompanhamento-de-obra-gestao-de-risco

Relatório de acompanhamento de obra: Gestão de Risco

Toda construção envolve riscos, seja pela falha de itens de segurança, o uso de materiais de baixa qualidade ou até mesmo mão de obra pouco qualificada.

Ter um acompanhamento constante das atividades pode ajudar a identificar situações problemáticas logo no início, evitando problemas futuros.

Economia de custos

 

Durante a obra, é comum que surjam imprevistos que afetem o orçamento do projeto. Por exemplo, materiais mal armazenados podem ser danificados caso enfrentem uma semana inteira de tempestades.

Isso pode ser evitado caso haja uma fiscalização atenta e o registro das informações para que as devidas providências sejam tomadas.

E já que estamos falando sobre gerenciamento de custos, aproveite para baixar nosso material e ter todo o controle do orçamento da obra:

cta-planilha-de-orcamento-de-obra

Relacionamento com o cliente

 

relatorio-de-acompanhamento-de-obra-relacionamento-com-o-cliente

Relatório de acompanhamento de obra: Relacionamento com o cliente

Lidar com as expectativas do cliente também faz parte de um projeto de construção. Qualquer falta ou atraso de informações pode representar reclamações e dor de cabeça para a construtora.

O relatório de acompanhamento de obra é um documento valioso nesse momento, já que as suas informações ajudam o cliente a enxergar toda a evolução do seu empreendimento.

Essa também é uma forma de gerar mais confiança e trazer credibilidade para a construtora.

Agora que você aprendeu o que é um relatório de acompanhamento de obra, que tal aprimorar seus projetos para garantir que eles sejam bem executados? Confira: Tecnologia BIM – faça mais projetos, em menos tempo e com mais qualidade usando o Revit.