Vantagens e desvantagens do home office: trabalhar em casa, sonho ou pesadelo?

vantagens-e-desvantagens-home-office-crianca

vantagens e desvantagens home office: com criança

Você já se imaginou trabalhando em casa, sem ter que enfrentar o trânsito nem as delícias do transporte público e, de quebra, se sentir sempre em casa quando está trabalhando?

Por outro lado, já pensou como pode ser complicado auxiliar nos cuidados com um filho chorando com dor de barriga quando você precisa se concentrar em uma tarefa extremamente complexa?

Esses são apenas alguns exemplos das vantagens e desvantagens do home office.

Seja sincero: se pudesse escolher, você optaria por trabalhar em casa?

Confira os prós e os contras e decida.

Existem outras opções de trabalho remoto: Coworking de arquitetura, uma solução inteligente para o seu negócio

coworking

Vantagens e desvantagens do Home Office

 

Com o crescimento dos adeptos do home office, as empresas têm cada vez mais enxergado essa prática uma oportunidade de motivar seus funcionários. Além disso, muitas pessoas optam por essa modalidade de trabalho pensando em ter mais independência e flexibilidade.

Diversas vantagens e desvantagens do home office podem ser elencadas para as empresas, como economia de custos internos, autonomia, dificuldade de concentração e necessidade de estrutura específica.

Saiba mais sobre os dois lados do home office e fique por dentro de dicas de como montar um em sua casa.

Aproveite para saber também Como ser mais produtivo no trabalho e dar conta do recado

Principais vantagens do home office

 

vantagens-home-office-conforto

vantagens home office conforto

Existem diversas vantagens e desvantagens para quem opta por trabalhar em casa. Porém, seja em tempo integral, ou apenas alguns dias da semana, o home office é vantajoso em diversos pontos, como:

1 – Mais flexibilidade

 

Um dos principais benefícios do home office que conquista cada vez mais pessoas é a flexibilidade que ele oferece. Os adeptos podem organizar o tempo e cada atividade como acharem melhor.

Dessa forma, é possível, por exemplo, trabalhar no seu momento mais produtivo ou lidar com imprevistos do cotidiano sem que atrapalhe o trabalho.

2 – Comodidade

 

Outro vantagem do home office é a comodidade que ele proporciona, afinal, trabalhar em casa também significa não se estressar com trânsito ou transporte público lotado. Assim, você poderá poupar esse tempo aumentando ainda mais sua produtividade.

3 – Qualidade de vida

 

Ao unir as vantagens citadas acima, o funcionário que trabalha com home office ganha, também, mais qualidade de vida.

Ele poderá aproveitar melhor o seu dia, o que acarretará em mais produtividade e melhores resultados no trabalho. Além de poder conciliar todas as atividades obrigatórias com as pessoais, o colaborador se sentirá mais motivado.

4 – Economia

 

Outro ponto crucial do trabalho home office é a economia tanto para o empregador quanto para o empregado. Gastos como alimentação, manutenção, transporte, entre outros, podem ser reduzidos eficientemente.

5 – Conforto

 

O conforto é, também, um dos benefícios mais adorados por quem trabalha com home office. Pelo fato de você poder organizar o ambiente como desejar, seu escritório poderá ser bem mais aconchegante e atrativo no dia a dia.

Mas será que só tem o lado positivo no home office?

Desvantagens de fazer home office

 

desvantagens-home-office-com-criancas

desvantagens home office com crianças e desorganização

Quando se fala das vantagens e desvantagens do home office, também é preciso citar os inconvenientes que essa prática acarreta. Por exemplo:

  • Poderá ser mais difícil controlar o seu desempenho no dia;
  • A quantidade de distrações, como TV, lanchinhos e até videogame é bem maior;
  • É preciso equipar o home office com mobiliário adequado, além de ter garantia de internet e equipamentos específicos, como computador;
  • A falta de contato com outros funcionários pode interferir no desenvolvimento profissional e pessoal;
  • O risco de vazamento de informações sigilosas é maior.

Mas com um pouco de disciplina e um ambiente bem montado, tudo isso pode ser contornado.

Mas como você montaria o seu seu Home Office? Que móveis escolheria?

Como montar um home office

 

Decidiu de vez investir no trabalho no conforto do seu lar? Então, o primeiro passo, antes de começar a trabalhar de fato, é entender como montar e escolher os móveis para home office.

1- Priorize o conforto

 

Antes de investir em cadeiras e mesas da última moda, tenha em mente que, antes de mais nada, é essencial pensar em móveis para home office confortáveis e funcionais.

Como você passará boa parte de seu dia no ambiente, optar por mobiliários inadequados podem causar desconfortos, como dor nas costas.

2- Harmonize as cores

 

Quem disse que o home office precisa ser monótono? Não é preciso deixá-lo com cara de ‘’escritório’’, com apenas cores claras e neutras. Você pode personalizar de acordo com seu gosto pessoal, porém, sempre com moderação.

Uma boa ideia é pintar uma das paredes com um tom diferente das outras, dando um ar mais dinâmico para o ambiente. Evite apenas cores muito fortes, que possam distrair ao invés de estimular.

Confira também: a importância das cores na arquitetura e seus significados

3- Pense na iluminação

 

A iluminação é um fator primordial no home office. Você pode optar tanto por lâmpadas brancas e amarelas ou apenas amarelas, mas, opte pela instalação direta da luz, já que a indireta acaba forçando a visão.

Lembre-se, também, de direcionar a luz para o centro da mesa.

4- Organização

 

vantagens-e-desvantagens-home-office-cuidado-com-a-desorganizacao

vantagens e desvantagens home office: cuidado com a desorganização

Por último, mas não menos importante, priorize sempre a organização do home office. Um ambiente desorganizado pode atrapalhar o desempenho no dia a dia de trabalho.

Para facilitar, instale prateleiras, nichos, gavetas e outros móveis para home office para poder organizar todos os itens do escritório de maneira prática e fácil.

vantagens-e-desvantagens-home-office-organizado

vantagens e desvantagens home office: ambiente organizado, bem iluminado e com prateleiras

Quer se certificar que mesmo trabalhando em casa seu trabalho vai render? Confira nossas Dicas de produtividade para arquitetos e designers de interiores

Trabalhando em casa ou no escritório, todo arquiteto ou designer de interiores precisa conquistar cada vez mais clientes.

Já pensou em fazer cursos online e se capacitar em marketing? Conheça o Viva Decora PRO Academy, um site criado especialmente para atender as necessidades de aprendizado de arquitetos e designers empreendedores.

Todos os cursos academy