O Que é Planta de Forro? Veja Como Fazer de um Jeito Fácil

A planta de forro serve para indicar tudo que deve ser incluído no forro de um ambiente como sancas, tabicas, instalações embutidas, pontos de iluminação, cortineiro de gesso, entre outros elementos. Ela traz o detalhamento necessário para a execução correta do projeto.

Fazer uma planta de forro e iluminação não é difícil, mas é importante estar atento(a) a alguns fatores para garantir um resultado perfeito. Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos explicar como fazer planta de forro de um jeito fácil. Acompanhe!

O que é forro?

Antes de explicar como fazer planta de forro, vamos relembrar rapidamente o que é esse elemento essencial em todo projeto.

Forro é um material que reveste o teto e promove o isolamento térmico entre a laje e o piso. Além disso, ele permite a criação de efeitos de iluminação, trazendo mais aconchego e beleza para o ambiente. O forro pode ser de madeira, gesso, PVC, mineral, estuque, entre outros acabamentos.

Planta de forro e iluminação: sala de estar com rasgo no forro e iluminação embutida (foto: Bárbara Botelho - Arquitetura e Interiores)

Planta de forro e iluminação: sala de estar com rasgo no forro e iluminação embutida (foto: Bárbara Botelho – Arquitetura e Interiores)

Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra

O que é planta de forro?

A planta de forro serve para indicar tudo que deve ser incluído no forro do ambiente como sancas com LED, tabicas, instalações embutidas, pontos de iluminação, cortineiro de gesso, entre outros elementos. Ela traz o detalhamento necessário para a execução correta do projeto.

O que é planta de forro (foto: indagacao.com.br)

O que é planta de forro (foto: indagacao.com.br)

Qual é a importância de uma planta de forro de gesso?

A planta de forro ajuda a evitar erros e retrabalho na execução do projeto. Quanto mais detalhada ela for, mais rápida será a instalação e, consequentemente, a finalização da obra.

Como fazer planta de forro?

A planta de forro é feita em softwares de arquitetura, como o Revit ou AutoCAD. O processo de criação é bem parecido com o de uma planta baixa, mas em vez de olhar o projeto de cima para baixo, é necessário visualizá-lo de baixo para cima. No Revit, esse recurso chama-se “planta de forro refletido”.

Planta de forro refletido no Revit (foto: DocPlayer.com - Material de Paulo Sena e Tito Sena)

Planta de forro refletido no Revit (foto: DocPlayer.com – Material de Paulo Sena e Tito Sena)

Quando falamos sobre como fazer planta de forro, existe um checklist de pontos que não podem faltar na documentação. São eles:

  • tipo de forro;
  • detalhes de sancas ou rasgos (como cortineiro de gesso, por exemplo);
  • tabicas ou outros elementos propostos, com ampliação e cotas;
  • cotas gerais;
  • indicação da dilatação;
  • nível do forro;
  • rebaixo ou elevação.
O que é planta de forro: tabica (foto: Habitíssimo)

O que é planta de forro: tabica (foto: Habitíssimo)

Lembrando que cada planta de forro de gesso terá um detalhamento diferente de acordo com a necessidade do projeto. Em um ambiente com cortineiro de gesso, por exemplo, ele pode ter iluminação ou não. Além disso, é possível determinar se ele será fixado na laje ou diretamente no gesso. Todas essas informações precisam estar detalhadas na planta de forro e iluminação.

Planta de forro: cortineiro de gesso (foto: Larissa Minatti)

Planta de forro: cortineiro de gesso (foto: Larissa Minatti)

Como fazer planta de forro sem lembrar das luminárias, não é mesmo? É necessário compatibilizar a planta de forro com a planta luminotécnica para conferir se todas as medidas e posições estão de acordo.

Esse processo é essencial, já que as equipes de forro e iluminação precisam trabalhar juntas para garantir um resultado excelente.

Veja também: ArchiCad ou Revit? Confira nossa análise e descubra qual software é melhor para suas necessidades

Como criar uma planta de forro no Revit?

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar uma planta de forro e iluminação no Revit, é só acessar o tutorial no site do software.

Como criar uma planta de forro no Revit (foto: ArchDaily)

Como criar uma planta de forro no Revit (foto: ArchDaily)

Gostou de aprender o que é planta de forro? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!