Saiba como funciona a tensão elétrica e como escolher a melhor voltagem de aparelhos

Tensão elétrica é a força que empurra a corrente elétrica. Ela é conhecida popularmente como voltagem. A medida que representa a tensão elétrica é o Volt (V).

Uma dúvida muito comum na hora de comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos é qual voltagem escolher.

Afinal, como evitar o risco de acidentes e curto circuitos? No post de hoje, vamos explicar como funciona a tensão elétrica e dar dicas para evitar problemas com equipamentos. Acompanhe!

O que é tensão elétrica?

Tensão elétrica é a força que empurra a corrente elétrica. Ela é conhecida popularmente como voltagem. A medida que representa a tensão é o Volt (V).

Para entender melhor o que é tensão elétrica, primeiro temos que compreender como funciona uma corrente elétrica.

Tensão: o que é corrente elétrica?

Tensão: o que é corrente elétrica?

A corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons. Mas para que qualquer coisa se movimente, é necessário que exista uma força que estimule a movimentação.

Essa força que impulsiona os elétrons é conhecida como tensão elétrica.

A tensão elétrica também é chamada de diferença de potencial (d.d.p). E por que ela recebe esse nome?

Vamos imaginar uma bateria. Ela tem dois pólos, o positivo (+) e negativo (-). Os dois pólos tem potenciais diferentes, ou seja, o número de elétrons é maior em um dos pólos e menor no outro.

Quando essa bateria é ligada em um receptor (uma lâmpada, por exemplo), a tensão elétrica faz com que os elétrons presentes nos dois pólos se movimentem. Essa movimentação vai gerar a corrente elétrica e, consequentemente, vai acender a lâmpada.

Tensão: exemplo de circuito elétrico básico

Tensão: exemplo de circuito elétrico básico

A diferença de potencial entre dois pontos é definida de modo geral por:

Tensão: fórmula

Tensão: fórmula

onde:

V=Tensão Elétrica[V]
W=Trabalho[J]
Q=Carga[C]

Alguns exemplos de geradores de tensão são as usinas elétricas, as pilhas e baterias.

Tensão: usina elétrica é um exemplo de gerador de tensão

Tensão: usina elétrica é um exemplo de gerador de tensão

Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região.

O equipamento usado para medir a tensão elétrica é chamado de Voltímetro.

Tensão: voltímetro

Tensão: voltímetro

Veja também: Entenda o que é Diagrama Unifilar e por que ele é essencial na instalação elétrica

Quem descobriu a tensão elétrica?

O inventor da tensão elétrica é o físico italiano Alessandro Volta. Por conta disso, a tensão elétrica ficou conhecida popularmente como voltagem. Apesar da merecida homenagem, vale lembrar que o termo voltagem não está correto.

Além de criar a pilha elétrica, o inventor também é o responsável pela descoberta do gás metano.

O inventor da tensão elétrica, Alessandro Volta

O inventor da tensão elétrica, Alessandro Volta

Qual a diferença entre 110 e 220 volts?

A diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V do que em uma de 110V. Isso acontece porque, independentemente da tensão, a potência dos aparelhos sempre é a mesma.

Ou seja: se um eletrodoméstico ou um aparelho tem uma potência alta, a instalação elétrica de 110V precisa de mais corrente elétrica para manter essa potência e o equipamento funcionando.

Para suportar o aumento da corrente, os fios precisam de uma espessura maior. Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, já que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor.

Tensão: qual é a diferença entre 110V e 220V?

Tensão: qual é a diferença entre 110V e 220V?

É essencial entender o que é tensão elétrica e quais aparelhos são compatíveis com cada voltagem. Essa informação garante a durabilidade dos objetos e a segurança dos moradores.

Um equipamento de 110V, ao ser ligado em uma rede de 220V vai sofrer um curto-circuito e queimar, pois não está preparado para a carga elétrica. Essa situação pode causar incêndios e danos a outros aparelhos.

Já se um equipamento de 220V for ligado em uma tensão de 110V, o risco não é tão grande, porém o aparelho terá um desempenho menor ou até mesmo não vai funcionar.

Tensão: aparelho 110V ligado no 220V pode ser danificado

Tensão: aparelho 110V ligado no 220V pode ser danificado

Posso ter as duas voltagens no mesmo projeto elétrico?

Sim! É possível ter as duas voltagens na mesma instalação em tomadas diferentes. Também há a alternativa de mudar a tensão da instalação em um projeto concluído, mas essa opção não é indicada, pois pode sair caro para o projeto e não compensar no dia a dia.

Qual voltagem é melhor?

Não existe um critério que define qual voltagem é melhor, mas o que pode ser considerado é que a rede 110V é mais segura. Levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo. Mas independentemente da tensão, acidentes causados por choque elétrico são graves e podem ser evitados com medidas simples de segurança.

Tensão elétrica: veja dicas para utilizar a voltagem correta no projeto

Tensão elétrica é um assunto que gera muitas dúvidas na hora de escolher os eletrodomésticos e eletroeletrônicos de um projeto. Para te ajudar a evitar erros, separamos algumas dicas úteis.

A primeira dica para não ter problemas com a tensão elétrica é escolher aparelhos bivolts, ou seja que funcionam tanto no 110V como no 220V.

Celulares e computadores são alguns exemplos de aparelhos que funcionam com os dois tipos de tensão elétrica.

Essa é a solução mais prática quando se tem dúvida sobre qual tensão elétrica escolher. Os aparelhos bivolts têm equipamentos flexíveis, que evitam a queima acidental ou um curto circuito.

Outra dica para não causar danos em aparelhos que não são bivolts é usar transformadores que convertem a tensão de 110V para 220V, ou vice-versa.

Eles funcionam de um jeito muito simples: é só conectar o transformador na tomada e conectá-lo no aparelho.

Tensão: transformador de voltagem é solução prática para evitar danos no aparelho e curto circuitos

Tensão: transformador de voltagem é solução prática para evitar danos no aparelho e curto circuitos

Na hora de comprar os aparelhos, caso tenha dúvidas, o ideal é ir até uma loja física para conversar com um especialista. No local você poderá fazer testes e comprovar a compatibilidade dos equipamentos com a tensão da casa.

Agora que você já sabe como funciona a tensão elétrica, confira como garantir um instalação segura na obra: Saiba tudo sobre a NBR 5410 e evite acidentes elétricos