Círculo Dourado: Como grandes líderes inspiram ação nas pessoas

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Você já parou para se perguntar porque a Apple inspira ação em tantas pessoas? Ou porque você acha natural comprar um celular ou relógio da Apple, mas acharia totalmente irracional comprar um celular da Dell?

Ambas são empresas de computadores, certo? Então, porque você se sente confortável e inspirado pela Apple e não pela Dell?

Por sorte, o Simon Sinek também ficou curioso para entender esse fenômeno. Então, depois de muito estudo ele criou o Círculo Dourado. Uma metodologia simples, porém altamente poderosa, baseada apenas em 3 círculos. O porquê, como e o quê.

Está pronto para descobrir como você e/ou sua empresa pode inspirar ação em milhares de pessoas usando o Círculo Dourado de Simon Sinek?

Antes de entrar em cada um dos pontos, vamos entender um pouco melhor quem é Simon Sinek e o porquê essa metodologia está revolucionando o mundo.

Simon Sinek: Quem é?

 

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Simon Sinek – Criador do Círculo Dourado

Simon Sinek é hoje um dos maiores autores do mundo, além de ser um palestrante motivacional e consultor de marketing. Ele é autor de três livros, incluindo o best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, que dá origem a metodologia do Círculo Dourado.

Simon estou direito, mas tem grande conhecimento em biologia, psicologia e antropologia. Ele já deu aulas de comunicação estratégica na Columbia University, uma das melhores faculdades dos Estados Unidos. Além de ter sido consultor de grandes empresas como Disney, Microsoft e até mesmo o Exército Americano.

Agora que você já tem um pouco de contexto e viu que o Simon Sinek é alguém que realmente entende do que está falando, vamos mergulhar na sua teoria.

A teoria do Círculo Dourado de Simon Sinek

 

No começo do texto falamos sobre Apple e Dell. Como empresas que têm acesso aos mesmos talentos, ao mesmo público alvo e algumas vezes mesmo tendo mais recursos que outras não conseguem prosperar?

A Resposta de Simon Sinek para isso é que empresas ou líderes que inspiram multidões de pessoas se comunicam de maneira diferente. Eles têm um propósito, um motivo, uma razão de existir, um porquê bem claro e definido.

circulo-dourado

Círculo Dourado

Como você pode ver, ainda no exemplo a Apple, ela se comunica de dentro para fora. As empresas normais se comunicam de fora para dentro.

As pessoas e empresas de sucesso são justamente aquelas que entendem bem o seu porquê de existir. Preparado para criar o seu?

Veja também: Tipos de arquitetos: qual o seu? Como escolher (ou mudar) sua área?

Círculo Dourado: Como funciona?

 

Vamos novamente para o exemplo da Apple x Dell para ficar mais claro.

Imagine um comercial da Dell:

Nós temos um super notebook, tela plana, i7, 16gb de memória, 1 tera de HD, Windows 10, placa de vídeo 4gb etc…

Com ele você vai poder trabalhar melhor, ter mais velocidade e não perder tempo com lentidão nos programas que você mais usa.

Parcelamos em até 12x. Interessado em comprar?

Hummm… parece até um produto bom, mas será mesmo que essa é a melhor mensagem?

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Imagem de um produto Dell no site da empresa. Não segue o Círculo Dourado.

Imagine agora um comercial da Apple:

Tudo que nós fazemos é porque queremos desafiar o status quo, é porque pensamos diferente, porque somos pessoas que querem mudar o mundo. Se você também tem esse desejo e gosta de produtos que são simples de usar, possuem os melhores designs e atendem suas necessidades, você deveria conhecer nossos computadores.

Está interessado em comprar um?

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Imagem de um produto Apple no site da empresa. Segue o Círculo Dourado.

Bem melhor o exemplo da Apple, certo?

Note que no primeiro exemplo começa com o que você vende, depois como você vende. Muitas vezes as empresas nem chegam ao porquê elas vendem.

Já no exemplo da Apple tudo começa com o porquê. O propósito. Só então se fala no como e depois o quê está se vendendo. Estes são os 3 círculos que formam o Círculo Dourado de Simon Sinek (apresentado em um famoso Ted Talk, que você verá mais adiante).

É exatamente por isso que você se sente a vontade em comprar da Apple e se sente inspirado por ela. E além disso você compraria qualquer produto deles sem achar estranho, pois o porquê deles existirem se relaciona com pensar diferente, com mudar o status quo, então se você se identifica com isso, não importa o produto.

Afinal, não é qualquer empresa que consegue fazer com que pessoas fiquem horas em uma fila e até briguem entre si para comprar um novo modelo de celular.

E não é qualquer líder que consegue reunir milhares de pessoas para ouvir o que ele tem a dizer.

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz”

Simon Sinek

O círculo dourado vale para sua vida. Seja pessoal ou profissional. É mais fácil você se motivar para trabalhar em empresas que tenham um propósito claro, um porquê bem definido.

“Venha trabalhar com a gente: oferecemos vale refeição, alimentação e um salário compatível com o mercado. Quer trabalhar conosco?” – Empresa X.

“Ajudamos pessoas a criarem a casa dos sonhos. Se você também é apaixonado por isso e quer mudar o jeito das pessoas decorarem e criarem suas casas, seu lugar é aqui. Quer trabalhar conosco?” – Viva Decora

Qual parece mais apelativo? Se você tem o mesmo propósito de ajudar pessoas a criarem a casa dos sonhos, que é o nosso porquê, vai ser mais fácil você se motivar e a entender como fazemos e o quê fazemos.

Um outro grande caso de sucesso é o Starbucks. Acho que essa imagem abaixo resume tudo:

starbucks

O poder da marca Starbucks. Também segue o Círculo Dourado.

O porquê do Starbucks e a experiência que ele proporciona justifica todo o fanatismo e admiração dos fãs da marca.

Veja como Lina Bo Bardi conseguiu criar um porquê claro e se tornar uma das maiores arquitetas do Brasil.

Círculo Dourado: Ted Talk Simon Sinek

 

Se você entendeu bem a teoria do Círculo Dourado e quer mais detalhes, esse Ted Talk do Simon Sinek é imperdível. Inclusive é o terceiro vídeo mais visto do site em toda história. Ele mostra outros exemplos e explica a teoria em detalhes:

A teoria do Círculo Dourado é uma excelente inspiração para você criar o posicionamento da sua marca, primeira etapa do nosso Ciclo do Encantamento, e finalmente ter um porquê claro para seus consumidores.

Veja também: 5 talks do TED para ser um profissional melhor

Simon Sinek: Livros

 

E se você desejar conhecer melhor todos os livros do Simon segue abaixo a lista completa. Todos os livros são complementares e altamente recomendados para empresas que querem criar uma mensagem poderosa ou pessoas que querem melhorar sua qualidade de líder.

E agora? Está pronto para usar o Círculo Dourado de Simon Sinek na sua vida e na sua empresa? Afinal, “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o por que você faz”

Veja também: 7 livros que não são de arquitetura, mas que todo arquiteto deveria ler