O Que é Junta de Dilatação? Aprenda a Fazer do Jeito Certo

Junta de dilatação é um espaçamento usado em pisos, edificações e outras estruturas de concreto que tem como objetivo permitir a expansão térmica do material, que dilata com o calor e contrai com o frio. Sendo assim, a junta de dilatação evita fissuras, quebras e outros problemas.

Trata-se de uma técnica que todo mundo da área da construção civil deve conhecer, afinal é importante garantir que a obra seja entregue com segurança e dentro das normas. Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar com mais detalhes como usar junta de dilatação e como criá-la. Boa leitura!

Veja também: Concreto Armado – Entenda Quando é a Melhor Escolha Para o Projeto

O que é junta de dilatação?

Junta de dilatação é um espaçamento usado em pisos, edificações e outras estruturas de concreto que tem como objetivo permitir a expansão térmica do material, que dilata com o calor e contrai com o frio. Sendo assim, a junta de dilatação evita fissuras, quebras e outros problemas.

Junta de dilatação em piso foto Blok Impermeabilizantes

Junta de dilatação em piso (foto: Blok Impermeabilizantes)

Trata-se de uma técnica muito utilizada na construção civil, já que traz mais segurança para a edificação e deixa a aparência impecável por mais tempo. Por isso, todo profissional da área deve entender como funciona a lógica do processo.

Detalhando um pouco mais sobre a importância da junta de dilatação, vale destacar que o concreto, o metal, a cerâmica e outros materiais usados na construção civil dilatam com as variações térmicas (calor, frio ou umidade).

Diante desse contexto, a junta de dilatação cria o espaço necessário para que os materiais se expandam sem danificar a superfície.

Junta de dilatação em parede foto Uniontech

Junta de dilatação em parede (foto: Uniontech)

Veja também: Contrapiso – Confira 8 Passos Para Uma Instalação sem Erros

Qual a função das juntas de dilatação?

A junta de dilatação tem como objetivo criar espaços entre as placas de concreto ou revestimentos para garantir que a expansão térmica do material seja possível. Dessa forma, ela evita fissuras, quebras e outros prejuízos para a edificação.

Piso sem junta de dilatação pode ter rachaduras e fissuras foto iStock

Piso sem junta de dilatação pode ter rachaduras e fissuras (foto: iStock)

Quando fazer junta de dilatação?

A junta de dilatação pode ser feita em:

  • edificações;
  • pisos de concreto;
  • muros;
  • garagens;
  • pontes;
  • fachadas;
  • calçadas;
  • entre outros casos.
Junta de dilatação em ponte foto carluc.com.br

Junta de dilatação em ponte (foto: carluc.com.br)

Veja também: Pintura Industrial – Confira Por Que Ela é Essencial na Construção Civil

Junta de dilatação para piso de concreto é essencial

Vamos falar sobre junta de dilatação para piso de concreto? Assim como acontece nas edificações, as variações de temperatura causam a movimentação natural do concreto no piso. Sendo assim, a ausência de juntas de dilatação causa danos no revestimento como rachaduras, fissuras, entre outros.

Quais são os tipos de juntas de dilatação para piso de concreto?

Basicamente, existem 3 tipos de junta de dilatação para piso de concreto. Veja um resumo sobre elas:

Juntas de controle ou retração

Esse tipo de junta de dilatação para piso é aplicada para criar marcas leves no concreto. Se por algum motivo a superfície trincar, será no local onde já foi sinalizado anteriormente.

Juntas de expansão

Nesse caso, a junta é aplicada para separar o piso de outros elementos da estrutura de uma construção como, por exemplo, as vigas e os pilares.

Juntas de construção

As juntas de construção são criadas para demarcar as faixas de concreto, seja no sentido transversal ou longitudinal.

Junta de dilatação em piso foto Vale Pisos Industriais Engenharia - Webnode

Junta de dilatação em piso (foto: Vale Pisos Industriais Engenharia – Webnode)

Quais são os benefícios da junta de dilatação para piso de concreto?

  • impede a infiltração de poeira, óleo, umidade e outros materiais que podem comprometer a durabilidade do revestimento
  • evita o surgimento de fissuras, rachaduras e outras avarias que prejudicam a aparência do piso
  • oferece boa resistência durante qualquer movimentação como compressões, trações ou rotações

Veja também: Piso Industrial – Descubra 4 Tipos Ideais e Como Fazer

Como criar junta de dilatação?

As juntas de dilatação são calculadas no projeto estrutural, que deve ser feito por um profissional para garantir a segurança da obra. O cálculo leva em conta as características dos materiais usados, as ações das cargas estáticas e dinâmicas e ações climáticas, permitindo a dilatação e a retração do concreto, por exemplo.

Mas existem outros cuidados na hora de criar a junta de dilatação e um deles é respeitar a abertura determinada em projeto. Vamos usar como exemplo uma junta de dilatação de fachada.

Para ajudar na abertura, são usados materiais como isopores, chapas de madeira ou qualquer outro elemento que, no momento da execução ou montagem da estrutura, garanta a abertura correta da junta de dilatação.

Outro ponto de atenção está relacionado à prevenção de vazamentos. A junta de dilatação, apesar de ter uma função essencial, representa também uma abertura na superfície que pode absorver água e causar umidade. Por isso, é importante fazer a vedação correta da junta de dilatação.

Para começar, recomenda-se o uso de fita crepe na borda da junta para facilitar a limpeza após a finalização do processo. Também é importante limpar a superfície para tirar resquícios de sujeira, poeira ou gordura para facilitar a aderência.

O primeiro passo da vedação da junta é fazer a impermeabilização com produtos específicos para essa finalidade (prime). Em seguida, é possível aplicar materiais como terusel (para delimitar a profundidade) e mastique, que é um tipo de cola adesiva feito de resina que preenche a junta de dilatação. Para finalizar, é feito o acabamento da fachada, que pode ser com revestimentos ou tinta.

Junta de dilatação aplicação de selante foto CSL Silicones

Junta de dilatação: aplicação de selante (foto: CSL Silicones)

Gostou de aprender mais sobre o que é junta de dilatação? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

comentários em "O Que é Junta de Dilatação? Aprenda a Fazer do Jeito Certo"