Marketing digital para arquitetos e designers de interiores

Anteriormente, as empresas ao promoverem seus produtos, serviços e soluções precisavam estar presentes em canais onde as pessoas consumiam informação e conteúdo. Sejam em jornais, revistas ou TV. É o chamado marketing tradicional.

Essa tática funcionou por bastante tempo, mas atualmente ela não consegue se sustentar sozinha. Por isso vamos te dar dicas de marketing digital para Arquitetos e Designers de Interiores para você conseguir excelentes resultados e alcançar os objetivos que busca.

Para chegar até o seu público ou falar com eles, era necessário um maior investimento, ficando bastante restrito basicamente as maiores empresas ou aquelas que possuíssem capital para realizar ações de marketing e publicidade.

Neste post você verá:

  • Dados sobre a internet no Brasil
  • Fundamentos sobre o marketing digital
  • 9 dicas de marketing digital  para arquitetos e designers de interiores

Com a internet e o Marketing Digital, surgiu pela primeira vez à possibilidade de pequenas, médias empresas e micro empreendedores divulgarem diretamente para um público que realmente lhes interessasse, ou seja, um público com maior probabilidade de se interessar por seus produtos, serviços ou soluções.

Por isso, ações de marketing para arquitetos e designers de interiores, agora são muito mais fáceis de serem desenvolvidas. Através das estratégias e ferramentas digitais, é possível ser muito mais assertivo, seja no intuito de atrair novos clientes,  aumentar o reconhecimento da sua marca através de um bom branding, trazer clientes antigos, anunciar promoções ou fechar uma venda.

Marketing Digital Para Arquitetos
Marketing Digital Para Arquitetos

 

Para tal, várias estratégias no mundo digital e ferramentas estão à disposição para empresas de diversos tamanhos a um custo muito mais acessível.

O Marketing digital na arquitetura oferece inúmeras possibilidades para as empresas. Um dos principais benefícios de investir nesta área é a possibilidade de poder impactar diretamente o público que é interessante para a empresa.

Outro ponto é a possibilidade de mensurar e avaliar os seus resultados, ou seja, medir exatamente quanto do dinheiro investido em propaganda e marketing  retornou para a empresa ou empreendedor em vendas; ponto considerável na hora de se pensar em uma pequena empresa que geralmente não possui um grande orçamento para realizar ações de vendas e marketing.

Outro ponto considerável é que a partir das ferramentas e análises é possível fazer ajustes na estratégia de modo rápido e praticamente sem custos adicionais, diferentemente do que acontecia anteriormente onde havia um investimento de tempo e dinheiro para fazer as correções.

Dados sobre a Internet no Brasil

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Dados da Internet no Brasil

 

Segundo pesquisa feita pela consultoria TNS Research International 90% das pessoas no Brasil pesquisam na internet antes de comprar. Outra pesquisa realizada pela Boston Consulting Group ( BCG) revela que o consumidor não compra nada antes de pesquisar na internet.

Outro ponto bastante interessante no que se refere ao comportamento do brasileiro em relação a internet é o grande consumo de conteúdo em redes sociais. Segundo pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), o brasileiro gasta 650 horas por mês em redes sociais. Segundo a mesma pesquisa a nossa média é 60% maior do que a do resto do PLANETA!

Além disso, o uso das redes sociais no que se refere a jornada de compra do consumidor (é o modelo utilizado para definir em que estágio do processo de compra do cliente se encontra). Segundo Pesquisa divulgado pelo Facebook, as plataformas sociais estão em todos os momentos de compra do usuário, seja para se informar sobre marcas, produtos, serviços, fazer check-in, interagir com a marca, recomendar o produto ou serviço para amigos, postar informações sobre o produto, serviço, dentre outros.

Desta forma, estar presente nestes canais se torna primordial, principalmente porque provavelmente o seu público consome conteúdo dentro deles, e nada mais estratégico do que estar onde seu público está.

Neste sentido, o marketing para arquitetos focado em ações digitais pode criar a oportunidade de seus escritórios serem descobertas pelos usuários, e a partir dai, criar um relacionamento e autoridade perante este público, o que os direciona para dentro de um funil de conversão, de vendas por exemplo.

Marketing Digital para Arquitetos e Designers de Interiores: aprenda a se relacionar com o seu público e gerar mais vendas

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Relacionamento com o Cliente

 

1- Faça um diagnóstico da situação da sua empresa em Marketing Digital

 

Para começar a planejar ações de marketing digital para arquitetos, é preciso primeiramente olhar o panorama atual do Marketing Digital da sua empresa e analisá-lo com atenção. Algumas perguntas podem te ajudar a entender o estado atual da sua empresa e ajuda a direcionar um caminho.

Perguntas:

  • Estou presente na internet?
  • Como estou trabalhando o Marketing Digital para o meu negócio?
  • Qual é o meu objetivo com o meu negócio?
  • Como o Marketing Digital pode ajudar a minha empresa a atingir os seus objetivos?
  • Tenho uma rede social?
  • Qual canal é mais importante para o meu negócio?
  • Onde o meu público está?
  • Meu processo de vendas este bem definido?
  • Minhas metas estão sendo alcançadas?
  • Quem é o meu público?
  • Como posso atingir o meu público?
  • Como posso fazer com que o meu público conheça sobre meu produto ou serviço?
  • Utilizo estratégias para ser reconhecido pelo meu público como uma autoridade no mercado em que atuo?
  • Como posso vencer as objeções do meu possível cliente para que ele considere meu produto ou serviço na hora de fechar uma venda?
  • Utilizo um Funil de Vendas para direcionar minhas estratégias para a conversão?
  • Utilizo dados para a tomada de decisão?

2- Objetivo das ações de marketing para arquitetos

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: qual o seu objetivo?

 

Antes de pensar em qualquer ação na internet, é  preciso saber qual o objetivo que se quer atingir e como o Marketing Digital poderá ajudar a alcançá-lo. Um ponto crucial neste sentido é entender que, se você não sabe qual o objetivo que deseja e não tem um plano de marketing, você não sabe sobre o que está correndo atrás.  Se você não sabe sobre o que está correndo atrás, você não sabe como medir seus resultados.

Dentre alguns objetivos que podem ser alcançados com o Marketing Digital temos:

  • Divulgar o meu produto, serviço ou empresa
  • Impactar um público que realmente se interesse por aquilo que eu vendo
  • Construir percepção de marca
  • Criar autoridade no mercado em que auto
  • Atrair novos clientes
  • Conquista de novos clientes

Por exemplo, se você quer dar visibilidade digital ao seu escritório de arquitetura, divulgar seu portfólio em sites especializados pode ser uma excelente ação de marketing para arquitetos. O Viva Decora conta com uma excelente plataforma para você expor seus trabalhos.

Veja também: Ímã Permanente: Tenha mais contatos de potenciais clientes

3- Posicionamento

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: você possui um posicionamento claro?

 

Segundo Philip Kotler, Posicionamento de Mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o Posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.

A primeira coisa que você tem que pensar sobre posicionamento é que de nada adianta você afirmar que a sua empresa é a melhor, se o seu cliente não o considera relevante para o mercado em que você atua. Quando você pensar em posicionamento o foco principal é passar uma mensagem com clareza a tal ponto que o seu público concorde com você no que diz à respeito de sua marca.

Um bom exercício que ajuda a clarear algumas ideias é imaginar o seguinte cenário. Você ou um representante da sua empresa foi convidado para uma palestra em um grande evento. Como você ou a sua empresa gostaria de ser apresentado pelo mestre de cerimônia?

Veja também: Círculo Dourado: Como grandes líderes e empresas inspiram as pessoas

Liste os atributos que você considera importante e pense em como você deve trabalhar na internet de modo que vá de encontro a este posicionamento que você deseja.

Vamos a um exemplo prático de ação de marketing para arquitetos nesse sentido:

Sabemos hoje que as pessoas recorrem à internet antes de realizar uma compra, seja para procurar informações sobre produtos, serviços, marcas, profissionais, etc.  Quando uma pessoa quer saber sobre um produto, serviço ou empresa ela recorre ao Google, sites como o reclame aqui e redes sociais para saber mais sobre as marcas,  depoimentos de clientes que utilizaram um produto ou serviço,  diferentes pontos de vista, etc.

Hoje as pessoas consideram muito mais importantes os depoimentos de outras pessoas na internet sobre um produto, profissional, marca ou serviço do que aquilo que as marcas dizem sobre elas. Não é à toa que vários sites como o mercado livre, utilizam as estrelinhas dados pelas pessoas que já compraram daquele vendedor para validar seus serviços, atendimentos e credibilidade.

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Marketing Digital Para Arquitetos: Como está sua avaliação perante os consumidores?

 

Bom! A partir deste entendimento, uma loja de decoração ou um profissional de arquitetura e decoração pode produzir conteúdos como vídeos ou mesmo depoimentos escritos de clientes para postar na sua rede social, blog ou site. Isto tende a validar a ideia do posicionamento que você quer criar na mente do seu público-alvo.

4- Conheça o seu cliente

 

Um ponto principal na hora de buscar implementar estratégias de Marketing Digital é ter um bom conhecimento sobre o seu público. Uma boa estratégia de marketing digital precisa ser baseada no público que você deseja atingir. Todas as táticas e o conteúdo que vão compor a sua estratégia digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal.

5- Crie sua Persona

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Qual a sua persona?

 

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Crie personas pensando em pessoas reais, objetivos, desafios, motivações e preocupações delas.

Diferença entre Público-alvo e Persona:

  • Público-alvo: mulheres de 20 e poucos anos, solteiras, que acabaram de sair da faculdade. Pretendem aumentar a sua capacitação profissional.
  • Persona: Ana, tem 22 anos, é recém-formada e autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de cursos de pós-graduação, além de outros que possam ajudá-la a alavancar a sua carreira. Ana está em busca de cursos que sejam interessantes para sua vida profissional.

Se orientar pelo perfil dos seus clientes para desenvolver estratégias assertivas e oferecer produtos ou serviços que eles se interessam é um passo básico para o direcionamento para as suas estratégias e vendas e de ações de marketing para arquitetos, ou quaisquer outros profissionais, na verdade.

De acordo com seu público, você pode criar mais de uma persona e oferecer conteúdo para cada um deles.

Ex: Como a Goldy + Mac direcionou o seu conteúdo baseado em suas diferentes Personas.

Como desenvolver estratégias de marketing digital para arquitetos e designers de interiores baseadas em suas Personas?

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Case de Sucesso Goldy + Mac

 

Arquitetos e decoradores são procurados por diferentes pessoas que possuem diferentes necessidades ou problemas. Aqui o ponto central é pensar sobre aquele cliente com quem você quer falar e na relação com o  produto ou serviço que você oferece.

Qual é o problema que o seu produto ou serviço resolve? Pense sobre isso e direcione conteúdos (vídeos, anúncios, posts, artigos, etc.) para falar com cada um desses clientes.

Ex: casal com filhos, casal sem filhos, mulheres e homens solteiros etc.

Gere sua persona gratuitamente: Gerador de Personas

6- Buscando dados sobre seu público na Rede social

 

A página do seu negócio permite que você conheça um pouco mais sobre o seu público, lá você pode tirar informações adicionais que podem te ajudar a direcionar as suas estratégias. Para descobrir um pouco mais sobre ele vá na sua página> informações> Pessoas.

7- Buscando dados sobre seu público no Google Analytics

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: você está analisando os seus dados?

 

Não há como desenvolver ações de marketing na arquitetura, ou qualquer outra área, sem conhecer seu público.O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

O objetivo principal da ferramenta não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

Esta ferramenta permite a análise de diversos dados que podem auxiliar a sua estratégia de ter melhores resultados com marketing digital.

É possível, por exemplo, saber de onde está vindo o tráfego, quantas pessoas acessaram o seu site em determinado período, conhecer o tempo de permanência dos visitantes no site, principais áreas acessadas (produtos, serviços, etc.), quais as principais palavras-chave no Google que geraram mais visitas para o seu site, quantidade de páginas acessadas por visita, como os visitantes estão descobrindo o seu site (redes sociais, email marketing, busca do Google, etc.), quantas vezes o formulário de contato foi preenchido e muito mais.

Através desta ferramenta com certeza você poderá tirar um idéia bastante ampla sobre as preferências do seu público e comportamento dele dentro do seu site.

Veja também: Google Analytics – Guia Completo

8- Conteúdo

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Você está produzindo conteúdo?

 

É aquilo que vale a pena contar sobre a sua marca. Para ter sucesso em seu negócio no meio digital a sua empresa precisa ser encontrada por seus clientes, tanto no Google quanto nas redes sociais, e é através do Marketing de Conteúdo que isto acontece.

Lembre-se que o seu conteúdo deve ser direcionado de acordo com o objetivo que você quer atingir, direcione o seu conteúdo baseado no seu Funil de Conversão.

Pontos importantes a serem considerados:

  • O que você quer que o seu conteúdo gere para você?
  • Direcione o seu conteúdo baseado no seu público
  • Pense sobre a dor do seu cliente, qual o seu problema
  • Como seu produto ou serviço resolve o problema dele

Veja também: Geradores de Público: Crie audiência para seu site e blog

Utilize a rede social para direcionar seu conteúdo para as pessoas que possam se interessar por aquilo que você vende

 

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Marketing Digital Para Arquitetos: Você está presente nas redes sociais corretas?

 

Ex: Crio um conteúdo e direcione um anúncio para pessoas que se interessam por arquitetura, construção, decoração de interiores, revista Casa Claudia, revista Casa Vogue Brasil, etc. Porém, não tenho interesse em direcionar o meu anúncio para arquitetos e decoradores pois este não é o público que quero impactar e desta forma estarei gastando minha verba de anúncio de forma não eficiente, ou seja,  com um público que não irá comprar de mim. Desta forma, posso utilizar a rede social para falar exatamente com o público que quero impactar.

  • Direciono meu anúncios para pessoas que possuem interesse em:
  • Excluo do meu anúncio pessoas que trabalham em cargos como:

Você sabe usar o WhatsApp entre suas ações de marketing para arquitetos? Baixe este infográfico e aprenda: Como utilizar o WhatsApp no seu negócio

9- Utilize o buscador do Google para descobrir aquilo que as pessoas buscam sobre a área que você atua

 

Muitas vezes as pessoas ao preencher pesquisas, seja por motivos pessoais ou por quererem se ver livres de julgamentos acabam ocultando dados que podem ser essenciais para o desenvolvimento de estratégias para o seu negócio.

Já este comportamento tende a não acontecer perante o Google. O Google é um banco de intenções humanas. As pessoas perguntam para ele aquilo que elas realmente querem saber e que não perguntariam nem para a mãe deles.

Sabendo que as pessoas recorrem ao Google para fazer perguntas que realmente gostariam de saber, nada melhor do que recorrer a este “oráculo” para descobrir o que as pessoas buscam em relação ao seu setor.

Um exemplo simples e que muitas pessoas desconhecem é utilizar o auto- omplete da ferramenta. Aqui o Google mostra os termos mais procurados pelas pessoas. Porém lembre-se de limpar o histórico.

Ex: ao digitar persiana rolô, veja que o Google sugere: persiana rolô para varanda, persiana rolô sob medida etc.

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Marketing Digital Para Arquitetos: pesquisa persiana rolô

 

Este artigo não esgota o tema  propondo apenas algumas considerações básicas para o desenvolvimento de algumas estratégias. O que pode-se considerar é que cada vez mais o Marketing Digital tem um papel estratégico para as marcas e empreendedores na hora de direcionar ações cada vez mais eficazes, branding, criar relacionamento com o seu público, vendas etc.

Veja também: 12 ferramentas gratuitas de SEO para arquitetos e melhore seu posicionamento no Google

Esse post foi escrito por Juliane Sousa, coordenadora dos cursos on-line de Marketing do Instituto de Formação Humanas com Tecnologia – IFHT/ UERJ. Professora do curso on-line de Facebook para Negócios.