Precisando de leads? Descubra o que é e como criar uma landing page!

como-criar-uma-landing-page-pagina-de-pouso

como criar uma landing page: página de pouso

Quem quer vender seus produtos ou serviços pela internet deve estar sempre atento às tendências do marketing digital. Uma das estratégias de maior impacto é a utilização de landing pages – ou “páginas de pouso”, em uma tradução um pouco estranha, mas que já vai fazer sentido.

Se você quer divulgar seu escritório de arquitetura e design de interiores, usar landing pages para capturar dados de potenciais clientes, como nome e e-mail é uma forma bastante eficiente de atingir esse objetivo.

Neste artigo, você aprenderá como criar uma landing page, descobrirá quais são os seus elementos essenciais, as suas funções e também algumas ferramentas para criá-las. Antes disso, no entanto, vamos nos concentrar na definição do próprio conceito de landing page.

Entenda os benefícios desta estratégia de marketing e aprenda como criar uma landing page de sucesso para o seu negócio.

Marketing digital nas mídias sociais também é bastante eficiente, confira: Como divulgar seu negócio nas redes sociais? Siga essas 5 dicas e promova seu trabalho!

O que é uma landing page?

 

De forma bastante simplificada, a landing page é a página que “recebe” os visitantes que clicaram em algum link patrocinado ou banner específico, ou mesmo em uma Call to Action em um artigo de seu blog.

Um exemplo prático: uma empresa deseja aumentar o número de assinantes de sua newsletter. Para isso, ela cria uma landing page onde oferece conteúdo exclusivo sobre um assunto determinado, na forma de e-books, infográficos ou inscrições em webinars, por exemplo.

Nesta landing page, o visitante deverá preencher seus dados em um formulário para que possa ter acesso a estes materiais ricos (entre outros) ou assinar a newsletter.

Esta é apenas uma das potencialidades das landing pages, que podem se adaptar tanto ao perfil quanto aos produtos ou serviços de cada empresa. Assim, para escritórios de arquitetura e design você deve pensar em conteúdos que sejam do interesse do seu público, como dicas de decoração, por exemplo, ou como fazer uma reforma em sua casa.

Antes de aprender como criar uma landing page, vamos pensar nos elementos que a compõem para que se torne realmente efetiva na captação de contatos.

Existem diversas outras formas de divulgar seu negócio na web. Veja nosso post sobre como ser um influenciador digital e como isso irá aumentar suas vendas.

Quais são os elementos essenciais de uma landing page?

 

Regra de ouro: evite conteúdo desnecessário. A sua landing page não precisa ter uma quantidade imensa de texto, imagens coloridas, etc. O que ela precisa é direcionar o seu visitante para uma ação específica, previamente determinada por você.

Como criar uma landing page de sucesso, então?

Elementos essenciais de uma landing page:

 

  • Um layout simples, limpo e que vá direto ao ponto. Um bom menu de navegação diz ao seu potencial cliente o que ele precisa fazer e não oferece distrações;
  • A oferta, que é o motivo pelo qual o seu visitante foi atraído até você;
  • O call to action, que literalmente direciona o seu visitante para a ação. É um botão de “clique aqui” ou “faça o download agora”, por exemplo.
como-criar-uma-landing-page-exemplo

como-criar-uma-landing-page: exemplo

Você pode acessar essa landing page sobre o ebook de planejamento de conteúdo e ver como funciona!

Quais são as principais ferramentas para criar landing pages?

 

Se você quer saber como criar uma landing page, precisa entender que este processo costuma envolver conhecimentos de programação.

Não permita que isto o desanime: se você deseja criar uma landing page “por si mesmo”, saiba que existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo imensamente – mesmo que você não seja programador.

Principais ferramentas para criar landing pages:

 

como-criar-uma-landing-page-ferramentas

como criar uma landing page: ferramentas

  • Unbounce: esta ferramenta possui múltiplas funcionalidades. Ajuda a criar páginas com um design limpo e tem várias opções de customização. Os planos de utilização variam bastante de preço.
  • Instapage: este é um software simples, intuitivo e de excelente desempenho. Por lá, você terá cerca de cem modelos de layout à sua disposição. Embora seja muito prático, ele é grátis apenas nas primeiras duas semanas de utilização.
  • Klickpages: se você está com o orçamento limitado, pense no Klickpages. Por ser uma plataforma brasileira, os seus planos costumam ser mais acessíveis.
  • Lander: esta é uma ferramenta que oferece templates prontos e customização facilitada. O serviço é gratuito por duas semanas e o usuário pode escolher entre os planos Básico, Profissional, Pro e Pro Plus.
  • Leadpages: tem a vantagem de não construir apenas landing pages, mas oferece maneiras de integrá-las com pop-ups ou colocar botões em e-mails, para aumentar o fluxo de visitantes.

Se estas possibilidades estão um pouco fora do alcance por enquanto, confira a seguir uma sugestão de como criar uma landing grátis – e, de quebra, conheça uma funcionalidade que pode ser bastante útil para os seus negócios!

Seu escritório tem um bom conteúdo? Confira este artigo: Site e Blog – A importância do conteúdo digital para sua empresa

Como criar uma landing grátis

 

Pesquisamos bastante e chegamos a conclusão de que ferramentas para criar landing pages grátis de qualidade são um pouco raras, exatamente pela relevância desse tipo de páginas.

Mas tratamos de fazer a lição de casa e achar algumas alternativas para você.

4 alternativas de como criar uma landing page grátis

 

como-criar-uma-landing-page-economia

como criar uma landing page: economia

  • KickoffLabs: é uma ferramenta paga, mas você pode conseguir alguns templates gratuitos neste link, Kickofflabs Landind Page Templates. É só se cadastrar na ferramenta para um trial de 30 dias.
  • Launchcrock: Nossa primeira sugestão para quem deseja criar uma landing grátis de forma prática é o Launchrock, um criador com uma interface fácil de desvendar e design responsivo. Em sua versão completamente gratuita, ele não é tão completo quanto as ferramentas já citadas, mas ajuda muito a começar.
  • MailChimp: sim, esta famosa ferramenta de disparo está cada vez com mais recursos (alguns já a consideram uma ferramenta de automação de marketing)  e um deles são templates grátis para criar landing pages, confira aqui: Landing Pages MailChimp.
  • Wix: a ferramenta de criação de sites com opção de plano gratuito também conta com templates de landing pages. O problema é que a sua URL contará com o nome do wix, por exemplo: nomedousuario.wixsite.com/nomedosite/url-página – o que não é muito legal. Veja as opções aqui: Templates de Landing Page do Wix.

Aos entusiastas de boas ideias, sugerimos também o Hello Bar. Ele não cria uma landing page, mas oferece à sua empresa a possibilidade de criar uma barra com chamadas para assinar sua newsletter, por exemplo, na parte superior do site.

Por meio dela, é possível chamar a atenção dos visitantes e direcioná-los para a sua landing page.

Preparado para criar sua landing page?

Baixe este infográfico e descubra mais dicas de como criar a landing page perfeita: Elementos essenciais de uma página de cadastro