Facebook Ads: Como impulsionar seu negócio, atrair mais clientes e levar sua fanpage ao sucesso

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Facebook Ads: aprenda a usá-lo para impulsionar os seus negócios

Contando com mais de 2 bilhões de usuários mundo afora, o Facebook ainda é uma das plataformas de maior alcance que existe.

No Brasil, temos mais de 115 milhões de pessoas acessando a rede, onde 67% delas acessam diariamente, mais da metade da população total.

Esses números enormes acabam criando uma situação difícil para que conteúdos orgânicos sejam visualizados.

O Edge Rank, algoritmo que os organiza, filtra uma grande quantidade de posts, não sobrecarregando o usuário com um excesso de mensagens em sua timeline.

Quem quer impulsionar um post acaba recorrendo a um empurrãozinho pago, e é aqui que entram os Facebook Ads.

Mas afinal, como funciona o Facebook Ads? Há mais de um tipo?

Vamos saber mais sobre eles nas próximas linhas.

Já sabe como criar sua fanpage? Não? Aprenda agora mesmo: Aprenda como criar uma página de sucesso no facebook

Como funciona o Facebook Ads: tudo que você precisa saber

 

O que é Facebook Ads?

 

Os Facebooks Ads são conteúdos veiculados dentro da própria plataforma.

Há diversos tipos à disposição, cada um com a sua finalidade e eficácia.

O resultado depende, naturalmente, do tipo de objetivo buscado.

Tipos de anúncios no Facebook Ads

 

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Como funciona o facebook ads: tela inicial e tipos de anúncio

São 10 tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads, divididos em 3 categorias:

  • Reconhecimento
  • Consideração
  • Conversão

Na categoria Reconhecimento temos dois tipos:

 

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como funciona o facebook ads: anúncio de publicação sugerida

  • O primeiro é o Reconhecimento de marca, desenvolvidos para fazer com que o público preste mais atenção nos anúncios de sua marca;
  • O segundo tipo é o Alcance. Focam em propagar a sua marca entre os usuários. Isso tanto de forma geral quanto em localidades específicas.

Veja os 5 tipos de ads da categoria Consideração:

 

A segunda categoria, Consideração, foca em objetivos específicos:

  • Tráfego: trazer usuários para a sua página externa, serviço ou promoção;
  • Envolvimento: gerar engajamento por likes, participação em eventos ou comentários;
  • Instalação de aplicativos: leva o usuário diretamente para a página de instalação do app;
  • Visualizações de vídeo: mostram um vídeo na timeline, resultando em um engajamento maior do que um post estático;
  • Geração de cadastros: facilita a obtenção de informações dos usuários para um determinado fim, é conhecido como Facebook Lead Ads.

Por fim, temos a terceira categoria, Conversão.

Categoria Conversão

 

Baseado em métricas mais fáceis de analisar, permite ver quantas pessoas clicaram no anúncio.

Pode ser também do tipo Venda de Catálogo de Produtos, focando em um público específico, ou de Visitas a Estabelecimentos, mais localmente.

Ou seja:

  • Conversão: quantos usuários clicaram no anúncio;
  • Vendas do catálogo: mostre itens do seu catálogo que estão a venda;
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Como funciona o facebook ads: anúncio de conversão vendas do catálogo

  • Visitas ao estabelecimento: faça usuários que estejam por perto visitarem o seu negócio.

Para definir qual é a melhor opção, é necessário saber um pouco mais sobre como funciona o Facebook Ads e ter um objetivo definido.

Veja, a seguir, alguns conceitos importantes.

Além de anúncios, conteúdo é importante para atrair visitantes e fãs para sua fanpage: Aprenda em 5 passos como fazer um post perfeito no Facebook

Como usar o Facebook Ads

 

Configuração da conta

 

A primeira tela apresentada será a tela de configuração de conta, onde você escolherá o país, a moeda e o fuso horário local. Após a escolha, clique em Continuar:

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Como funciona o facebook ads: Configuração da conta de anúncio

Tráfego

 

Começaremos agora a preencher algumas informações sobre nosso anúncio. Começando pela aba de tráfego, temos as opções: Site, Aplicativo e Messenger, ao lado das duas últimas, está um ícone que, ao passar o mouse, informa as diferenças de cada uma.

No nosso caso, escolhemos Site.

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Como funciona o facebook ads: Escolhendo o Tráfego

Público

 

Em primeiro lugar, é importante reconhecer o seu público.

O Facebook Ads permite uma boa segmentação neste quesito, permitindo a criação de critérios como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Localização.

Isso para mencionar apenas alguns.

Os filtros podem ser tão sofisticados a ponto de segmentar formação escolar, sistema operacional e preferências políticas.

Quanto melhor a segmentação, mais alcance uma campanha pode ter.

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Como funciona o facebook ads: Segmentando o público

Direcionamento

 

Esta é uma das etapas mais importantes, pois é nela que definiremos para quem os anúncios serão mostrados.

Procure colocar o maior número de palavras chave que se relacionem ao seu negócio. Quanto mais palavras chaves inseridas, maior é a chance de o Facebook direcionar o anúncio para pessoas interessadas nos seus serviços.

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Como funciona o facebook ads: Direcionamento

Como criar uma campanha de Facebook Ads

 

Não sabe como definir o público-alvo?

O Facebook possui uma ferramenta chamada Facebook Audience Insights, que analisa esses dados para você de acordo com a campanha escolhida.

Orçamento

 

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como funciona o facebook ads: orçamento

O próximo passo é estipular um orçamento. Ele pode ser de dois tipos: diário e vitalício.

Esse é um ponto importante para entender como funciona o Facebook Ads.

  • No primeiro caso, a campanha chegará a esse limite no dia e cessará.
  • No segundo, o valor engloba toda a campanha, atuando de acordo com os parâmetros de publicação diários, até chegar ao fim.

Como anunciar no Facebook

 

Identidade

 

Nesta etapa definimos a qual página será vinculada o anúncio.

Também podemos vincular uma conta do Instagram.

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Como funciona o facebook ads: Identidade

Aproveite e veja nosso post sobre como conquistar seguidores no Instagram e aumentar a visibilidade do seu anúncio.

Formato

 

Nesta tela decidimos o formato do nosso anúncio entre as opções disponíveis:

  • Carrossel;
  • Imagem única;
  • Vídeo único;
  • Apresentação multimídia;
  • Coleção

Confira a descrição de cada um e escolha o formato que mais se adapta ao seu público.

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como funciona o facebook ads: formato

Imagens

 

Nesta etapa, escolhemos a imagem que irá aparecer em nosso anúncio.

Você pode carregar uma imagem própria do seu produto ou escolher uma do banco de dados do Facebook.

Tela 8- Midias

Como funciona o facebook ads: Imagens

Por falar em imagens, você já sabe como usar o Pinterest? Essa rede social é ótima para inspirar usuários que ainda não conhecem a sua marca.

Links

 

Nesta etapa, configuramos o link para onde o anúncio será redirecionado. Fazemos isso através do campo Destino.

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Como funciona o facebook ads: Destino

No campo Texto, definimos o cabeçalho do nosso anúncio. Seja criativo e escreva uma chamada atraente para o consumidor.

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Como funciona o facebook ads: Texto

No campo Título, definimos o título do nosso anúncio.

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Como funciona o facebook ads: Título

Se estiver com dificuldades de criar um título que chame atenção, de uma olhada nesse post com modelos de títulos criativos.

Call To Action (CTA)

 

Chegamos a uma das partes mais importantes do seu anúncio. O CTA é a chamada no qual você convida o usuário a tomar uma ação, como solicitar algum serviço.

O Facebook disponibiliza os seguintes modelos de CTA:

  • Nenhum botão;
  • Enviar mensagem;
  • Solicitar agora;
  • Reservar agora;
  • Fale conosco;
  • Baixar;
  • Obter oferta;
  • Obter horário das sessões;
  • Saiba mais.

Escolha o que melhor se adéqua ao seu anúncio.

Otimização

Para finalizar, é necessário escolher a otimização da campanha.

São duas opções:

  • CPM (Custo por Mil impressões);
  • CPC (Custo por Clique).

O primeiro caso costuma ser mais acessível, mas é recomendado apenas para anúncios de reconhecimento de marca.

No segundo, o Facebook foca em pessoas de acordo com o perfil escolhido, com uma probabilidade maior de engajamento.

Com todas essas informações, agora é hora de experimentar, analisando como funciona o Facebook Ads e o retorno sobre investimento (ROI) de cada campanha.

O ideal é começar com pequenos valores em diferentes segmentos, vendo qual oferece o melhor resultado.

Após essa fase inicial, basta focar na formulação que trouxe mais resultado, dentro do objetivo inicial, e começar uma campanha de sucesso.

Quer se aprofundar ainda mais em marketing digital?

Confira alguns posts de nosso blog:

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