Criar site em WordPress: 8 dicas para arquitetos e designers de interiores

WordPress é uma excelente plataforma para promoção de conteúdos na Internet. Tanto é que, 28% (mais de 50 milhões) dos sites presentes na internet hoje o utilizam. Ele é, basicamente, um sistema de blog, mas dependendo dos plugins (componentes com funções adicionais) e temas que você instalar e utilizar, ele poderá se transformar em vários outros tipos de site.

Se você deseja criar um site em WordPress de arquitetura ou interiores, certamente precisará mostrar seus projetos. Então será necessário construir um site que consiga dar destaque ao seu portfólio. A melhor forma de começar a fazer seu site é pensando primeiro em tudo o que você precisa e planejar de quais formas fará o que é necessário.

Listo aqui alguns itens que são interessantes para um site de arquitetura:

  • Portfólio de projetos executados
  • Página de contato
  • Newsletter
  • Blog sobre o assunto
  • Integração com redes sociais

Como começar? Com o que devo me preocupar?

Abaixo falarei sobre assuntos que são importantes para criar um site em WordPress.

Escolhendo o tema

 

wix-ou-wordpress-tema-arquitetura-wordpress

criar site em wordpress: escolhendo o tema

O tema, também conhecido como template, é crucial e, por isso, o listei no topo. O template, além de ser a cara do seu site, também trará várias funcionalidades que, no nosso caso, devem ter relação com arquitetura. É bom saber que há sites com temas gratuitos que podem vir a atender o que você precisa, mas somente conseguirá algo mais profissional em um portal de vendas de temas.

O tema é um investimento. Para brasileiros é um custo considerável, visto que pagamos em dólares e, por isso, devemos ter todo o cuidado para fazer a escolha certa. Gosto sempre de utilizar o portal ThemeForest, da Envato para fazer a pesquisa por temas com os recursos que eu necessito.

No caso do ThemeForest há uma categoria específica para sites de arquitetura. Compare preços, funcionalidades, avaliações positivas, suporte do desenvolvedor e tudo mais que for importante para a sua escolha. Você até mesmo consegue ter uma demonstração de cada um dos temas.

A escolha do tema acaba sendo o princípio básico e o pontapé de partida para criar site em WordPress.

Cuide da qualidade de apresentação do seu portfólio

 

wix-ou-wordpress-portfolio-viva-decora

criar site em wordpress: exemplo de portfolio viva decora para seu site

A apresentação do seu portfólio é uma maneira de dizer para o seu futuro cliente o quanto você faz um serviço de qualidade. Apenas jogar informações e imagens desconexas não fará bem para o seu negócio. Jamais use imagens que não são suas.

Portanto produza fotos e até mesmo vídeos para fazer uma boa apresentação do seu conteúdo. Se você trabalha com design de interior e exterior vai entender bem o que estou falando 😉 o visual diz muito.

Veja também: 4 segredos para promover projetos de arquitetura

Use e abuse dessa área do site. Que tal apresentar para os visitantes as imagens do antes e depois? Quem sabe mostrar fotos da sua equipe trabalhando nos projetos? Ou ir mais além e montar um canal no youtube com diversos conteúdos sobre seus trabalhos? Com certeza isso gera um impacto positivo. Todo esse cuidado que você tem com a qualidade será notado pelos seus clientes e seu site deve mostrar isso a eles.

Integração com as redes sociais

 

criar-site-em-wordpress-redes-sociais

criar site em wordpress redes sociais

Você já deve saber o quão importante é estar bem próximo aos clientes na Internet. Digo até que as redes sociais podem ser cruciais para o seu sucesso. Elas têm um poder de promoção de marca incrível. Se possível, contrate um profissional para cuidar disso. Em alguns casos, as redes sociais se tornam a principal ferramenta de captação de novos clientes.

Através de plugins você pode integrar seu site às redes sociais. Dependendo do tema que você tenha escolhido nem irá precisar de plugins, temas mais recentes já trazem a integração com redes sociais pronta para ser utilizada.

Veja também: As principais redes sociais para arquitetos gerarem negócios

Formulário de contato

 

Precisa de uma área no site onde os seus clientes possam solicitar orçamento? Utilize um plugin para isso! No repositório oficial de plugins do WordPress há ótimas opções gratuitas.

Deixo aqui alguns como sugestão:

Páginas complementares

 

Outras páginas podem aumentar a qualidade do site e sua credibilidade. Cito algumas:

Sobre nós

 

Uma página dedicada a falar sobre você ou sua empresa, contando sua história, realizações e missões.

Como nos encontrar

 

Se você tem um escritório e deseja receber clientes você pode adicionar uma página com um mapa de sua localização. Aqui estão dois plugins que podem ter ajudar:

Serviços

 

Fale mais sobre o que você faz, que tipos de serviços você presta como arquiteto (a), planejamento, projetos ou se é design de interior e outros.

Aprenda como montar uma proposta de valor clara usando a metodologia do Círculo Dourado.

Time

 

É legal apresentar para seus clientes os profissionais que compõem sua equipe. Utilize fotos e informações sobre o que cada colaborador é responsável. Assim você cria um vínculo mais pessoal com seus clientes.

Blog sobre o assunto

Que tal além de já prestar um serviço de qualidade para seus clientes ainda ser referência no assunto? O conhecimento é melhor quando compartilhado. E ainda você pode utilizar o Email Marketing da KingHost para divulgar seus serviços, projetos e novos posts para toda a sua rede de clientes cadastrados.

E sabe o que é o melhor disso tudo? Criando conteúdos e os indexando no Google a chance de atrair novos clientes pela busca orgânica cresce bastante. Então una a sua paixão pela arquitetura com a possibilidade de atrair novos clientes.

SEO – Seja encontrado na Internet

 

criar-site-em-wordpress-seo

criar site em wordpress seo

Até aqui vimos o quanto a qualidade de apresentação do conteúdo, integração com as redes sociais e até mesmo a criação de um blog sobre o assunto podem ser positivos para o sucesso do seu negócio. Para que você seja encontrado com maior facilidade por quem procura por temas relacionados à arquitetura no Google e demais buscadores é preciso fazer um trabalho de SEO – Search Engine Optimization.

Você pode verificar o quão efetivo o seu site e até mesmo verificar o que pode ser melhorado para alcançar resultados melhores utilizando a ferramenta de SEO da KingHost, o SEO Certo. Você também precisará de uma ferramenta para te ajudar a melhorar o conteúdo pois é necessário se enquadrar numa série de regras para ter um melhor resultado. Sugiro o plugin Yoast.

Segurança e performance ao se criar site em WordPress

 

criar-site-em-wordpress-hospedagem

criar site em wordpress segurança

Por último, mas não menos importante, tratar da segurança e performance do seu site.
Manter atualizados todos os plugins do site é crucial para a segurança e estabilidade da sua aplicação. Existem plugins que podem te ajudar com isso, visite a página para verificar diversos plugins relacionados a proteção do seu site.

Se você não deseja se preocupar com isso e precisa de um ambiente otimizado para o WordPress, confira os nossos planos para hospedagem WordPress que contam com uma estrutura customizada para a execução de sites construídos nesta incrível plataforma.

Além disso,  em nosso blog temos diversos conteúdos sobre isso devido à sua grande importância, confira.

Esse post foi escrito por André Brasil, especialista senior na Kinghost, empresa referência em hospedagem no Brasil.