Dicionário do marketing digital: todos os termos que você precisa conhecer para não ficar de fora!

Já aconteceu com todo mundo: aquela reunião importante rolando, e todos começam, de repente, a discutir o assunto “XPTO Plus”. E você totalmente por fora, fica acenando com a cabeça e dizendo – Aham… – até a reunião terminar.

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dicionário do marketing: confuso

Quando estamos aprendendo um pouco mais sobre o mundo do marketing digital, é normal que nos deparemos com uma série de termos e abreviações que, muitas vezes, desconhecemos.

Para que você não precise mais quebrar a cabeça com as siglas do marketing digital, criamos um breve glossário do marketing digital! Afinal, nada mais chato que “ficar boiando” no meio de uma reunião, sem saber exatamente do que estão falando.

Confira abaixo o nosso dicionário do marketing digital e fique por dentro de todos os termos mais importantes.

E se quiser aproveitar para usá-los na prática, não deixe de ler também: Como divulgar seu negócio nas redes sociais? Siga essas 5 dicas e promova seu trabalho!

Breve dicionário do marketing digital

 

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dicionário do marketing digital: óculos

1 – AIDA

 

Esta sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação e diz respeito ao processo de interesse e construção de relacionamento entre uma empresa e seu cliente. Também está relacionada com o Funil de Vendas.

2 – Banner

 

Resumidamente, anúncios em formato de vídeo ou imagem. Normalmente são patrocinados ou colocados para levar o visitante a algum link ou página específica (o que também constitui uma estratégia de marketing).

3 – Blog

 

Originalmente criado para ser uma espécie de diário virtual, o blog tornou-se uma estratégia de marketing online valiosa. Nele, as empresas falam mais sobre os seus serviços, oferecem material relevante ao público alvo e, claro, divulgam os seus projetos.

Veja também: Storytelling – a incrível arte de contar histórias e envolver pessoas

4 – Buyer Persona

 

Este é um conceito bastante extenso, mas podemos dizer que é o “cliente ideal” de uma empresa. Uma buyer persona bem definida é fundamental para que as estratégias de marketing online funcionem corretamente – afinal, você precisa saber para quem é criado o seu conteúdo.

Veja mais detalhes sobre este termo de nosso dicionário do marketing digital: Buyer persona ou público alvo? Entenda as diferenças e a importância para o seu negócio

5 – Call to action (CTA)

 

O call to action, “chamado para a ação”, é a frase ou botão que conduz um usuário para uma ação determinada. Pode ser um “clique aqui para fazer um download”, por exemplo.

6 – CRM

 

Sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com clientes). Envolve organização de reuniões, feedbacks, controle de informações, conversas, troca de e-mails, ligações, etc. para conhecer seu cliente profundamente e saber como satisfazer suas necessidades, com o objetivo de fidelizá-lo e estreitar o relacionamento com ele.

7 – CTR

 

Sigla para Click Through Rate, calcula a porcentagem de pessoas que, ao serem expostas a um link, clicaram sobre ele. Muito útil para medir o sucesso de uma campanha de email marketing.

8 – Engajamento

 

São as interações entre os possíveis consumidores e o material publicado por uma empresa. Se estivéssemos pensando no Facebook, o engajamento poderia ser medido por likes, compartilhamentos ou comentários, por exemplo.

Dúvidas de como aplicar esse conceito? Esclareça aqui: 8 dicas essenciais para aumentar o engajamento nas redes sociais sem gastar nada

9 – Facebook Ads

 

Plataforma de anúncios criada pelo Facebook. Por meio dela, você pode anunciar para um público específico, aumentando as suas chances de adquirir retorno.

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10 – Funil de vendas

 

Qualquer dicionário do marketing digital precisa incluir este termo, que é tão importante que merece seu próprio artigo. De forma muito básica – isso é quase uma injustiça, mas vamos lá! -, o funil de vendas é uma estratégia de marketing pautada na produção de conteúdo “por estágios”.

O topo do funil é a apresentação de um problema ou questão ao seu possível cliente, o meio do funil é o processo de “convencimento” e aproximação e o fundo do funil é o momento da finalização do processo, ou seja, da compra.

11 – Geração de leads

 

“Gerar leads” significa transformar visitantes em Leads, ou seja, em potenciais clientes. Isto acontece quando um visitante se interessa pelo material oferecido por uma empresa e fornece seus dados em troca de conteúdo interessante (para receber sua newsletter, para baixar um arquivo, etc).

12 – Keyword

 

O conceito de Keyword ou palavra-chave é fundamental dentro do marketing online. Uma keyword é a palavra ou o conjunto de palavras que resume a ideia de um texto e as pessoas digitam em um mecanismo de busca para encontrarem o conteúdo que desejam.

Para contratar os serviços de um designer de interiores em sua região, por exemplo, você digita no Google “designer de interiores”. A frase entre aspas é a sua keyword.

Keyword sem conteúdo, não funciona. Leias este artigo e entenda o porquê: Descubra como estes escritórios de arquitetura cresceram produzindo conteúdo para web

13 – Landing Page

 

Este é outro conceito que não pode faltar em um dicionário do marketing digital, mas que também merecia muito mais destaque. A Landing Page, que também pode ser chamada de página de pouso ou página de aterrissagem, é o destino de um visitante que clica em um link patrocinado ou banner, mas as pessoas podem chegar até ela de outras maneiras também, digitando um Keyword no buscador do Google, por exemplo.

Importante: uma landing page não é simplesmente uma das páginas do seu website, mas uma forma de desenvolver uma estratégia de marketing digital. Ao chegar nela, o usuário é levado a executar alguma ação, como assinar uma newsletter ou cadastrar-se para baixar um e-book.

14 – Link patrocinado

 

Anúncio pago, normalmente exibido em local de destaque em uma página. A maior referência em links patrocinados é o Google Adwords (que é, claro, uma plataforma de anúncios).

15 – Meta descrição

 

Descrição pequena de um conteúdo que aparece em buscadores. Tem como objetivo atrair visitantes ao site, uma vez que oferece um resumo do que está disponível naquela página.

16 – ROI

 

Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. É a relação entre o dinheiro que você ganhou e o dinheiro que foi investido em uma estratégia de marketing. A partir do ROI, você consegue descobrir se a sua estratégia precisa ser reformulada ou não.

17 – SEO

 

Possivelmente a mais importante entre as siglas do marketing digital, “SEO” significa Search Engine Optimization – ou otimização de ferramentas de busca. O SEO tem como objetivo fazer com que as páginas de um site “subam” no ranking do Google, aparecendo primeiro entre os resultados de busca.

Comece a usar este conceito agora mesmo:

18 – Taxa de Abertura

 

Porcentagem de leads que abriram os e-mails enviados por sua companha. Também auxilia no acompanhamento das estratégias de marketing digital focadas em automação de marketing.

19 – Taxa de Conversão

 

Porcentagem de usuários que cumprem uma meta estabelecida e que se tornam clientes ou potenciais clientes (leads), entre outras “conversões” possíveis, como baixar um e-book, por exemplo.

20 – Webinar

 

Conteúdo em formato de vídeo, ao vivo ou gravado, que é disponibilizado para o seu público. Pode ser um seminário ou um debate, por exemplo.

Esperamos que este dicionário do marketing digital tenha ajudado a entender um pouco mais sobre este campo tão amplo e eficiente do marketing.

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