Como Organizar Feed do Instagram? 7 Dicas Impossíveis de Serem Ignoradas

Ter um feed do Instagram organizado e atraente é o sonho de muitos usuários.

Mas para arquitetos e designers de interiores trata-se de uma necessidade, afinal a rede social é uma ótima ferramenta para divulgar projetos e atrair clientes.

Na hora de organizar as fotos é comum que surjam algumas dúvidas, não é mesmo? Para te ajudar a criar um feed do Instagram de cair o queijo, preparamos um post especial com 7 dicas práticas.

Preparado para virar um organizador de feed do Instagram? Então, vamos lá!

Por que organizar o feed do Instagram?

Muitos profissionais ainda se perguntam como organizar o feed do Instagram pode trazer mais projetos e reconhecimento no mercado.

Se esse é o seu caso, vamos explicar rapidamente a trajetória de um usuário pelo Instagram para que você entenda melhor.

Feed do Instagram: caminho do usuário

Feed do Instagram: caminho do usuário

O Instagram tem algumas funcionalidades que sempre levam conteúdo novo para os usuários, como a aba Explorar e os anúncios, tanto na timeline como no Stories.

Imagine que alguma foto do seu perfil chamou a atenção do usuário nessas situações e ele foi até o seu feed ver mais conteúdo.

Chegando lá, ele encontrou um feed do Instagram bagunçado e bem pouco atrativo. Com certeza, esse usuário não vai virar um seguidor e nunca mais voltará.

Por isso, ter um feed do Instagram organizado é importante para passar uma boa primeira impressão e atrair mais clientes.

Veja também: Confira o Guia Completo do Snapseed e edite suas imagens com perfeição

Como organizar feed do Instagram? Confira 7 dicas práticas

  1. Defina os tipos de post
  2. Escolha uma paleta de cores
  3. Faça fileiras de fotos que combinam entre si
  4. Crie blocos de imagens
  5. Use sempre os mesmos filtros
  6. Crie um mosaico de fotos
  7. Baixe apps para organizar feed do Instagram

1- Defina os tipos de post

O primeiro passo para criar um feed do Instagram atrativo é planejar o tipo de postagem.

Nesse momento, é necessário definir os tipos de fotos e os assuntos que estarão presentes.

Veja alguns exemplos do que pode ter no seu feed do Instagram:

  • fotos pessoais
  • bastidores do escritório
  • andamento de projetos
  • projetos prontos
  • frases motivacionais
  • dicas
  • paisagens
  • objetos
Feed do Instagram: quais assuntos postar?

Feed do Instagram: quais assuntos postar?

Procure definir 6 temas principais para o seu feed do Instagram. Após a escolha, é só criar uma organização para as images.

Veja nossa sugestão de feed do Instagram para escritórios de arquitetura:

Como organizar o feed do Instagram - sugestão para escritórios de arquitetura

Como organizar o feed do Instagram – sugestão para escritórios de arquitetura

Se você quer criar um feed do Instagram mais pessoal, confira a dica do site Postagrain:

Como organizar o feed do Instagram - exemplo

Como organizar o feed do Instagram – exemplo

Veja também: Aplicativo de desenhar – solte a criatividade com nosso TOP 13!

2- Escolha uma paleta de cores

Nossa próxima dica para organizar o feed do Instagram é escolher uma paleta de cores.

Dar atenção a esse aspecto do feed do Instagram é essencial, pois imagens que chamam mais a atenção se destacam pelo uso consciente da cores.

Só para citar um exemplo, veja o feed do Instagram da Nubank. O roxo aparece como destaque, criando um perfil marcante e cheio de personalidade.

Feed do Instagram: Nubank

Feed do Instagram: Nubank

Outro exemplo é o feed do Instagram da designer de interiores Abigail Ahern (@abigailahern) em que predominam os tons de cinza e marrom.

Feed do Instagram: @abigailahern

Feed do Instagram: @abigailahern

Você pode escolher um tom principal e duas ou três cores secundárias.

O objetivo é fazer com que o tom base seja destaque em todas as fotos, dando personalidade ao seu feed do Instagram.

Dessa maneira, você ganha um pouco mais liberdade para postar uma sequência de fotos, já que a única “exigência” é que a imagem tenha determinada cor.

E como escolher as cores para o feed do Instagram? Você pode definir os tons que são tendência no momento, que estão presentes na sua logomarca ou até mesmo aqueles que refletem a sua personalidade artística.

Veja também: Cores primárias: entenda a classificação e acerte na escolha dos tons

3- Faça fileiras de fotos que combinam entre si

Se você não quer ser prender a assuntos e mesmo assim, quer ter um feed do Instagram organizado, essa é uma dica simples e prática.

Tire três fotos do projeto, de ângulos diferentes, e poste na sequência. Essa técnica também pode ser utilizada com outros tipos de imagens, como fotos de inspiração.

A ideia aqui é passar uma sensação de ordem, além de detalhar seu projeto no feed do Instagram.

Veja o exemplo abaixo, da arquiteta Eduarda Corrêa (@eduardacorreaarquitetura).

Feed do Instagram: Fileira de fotos combinando (@eduardacorreaarquitetura)

Feed do Instagram: Fileira de fotos combinando (@eduardacorreaarquitetura)

Veja também: Conheça Patricia Pomerantzeff – a arquiteta por trás do Doma Arquitetura

4 – Crie blocos de imagens

Seguindo a mesma linha da dica anterior, uma outra forma de organizar o feed do Instagram é criar blocos de imagens semelhantes entre si.

Eles podem ter 6, 9, 12 ou mais fotos, tudo depende da sua criatividade e quantidade de fotos disponíveis.

Elas não precisam ser necessariamente do mesmo projeto, mas ter características semelhantes, que pode ser alguma cor, filtro ou ambiente.

Veja o exemplo abaixo, do feed do Instagram do escritório PS Arquitetos (@pascalisemerd).

Feed do Instagram: bloco de fotos (@pascalisemerd)

Feed do Instagram: bloco de fotos (@pascalisemerd)

Veja também: Portfólio de Arquitetura – 6 Passos Para Se Destacar e Conseguir Mais Clientes

5 – Use sempre os mesmos filtros

Como organizar o feed do Instagram sem falar dos filtros, não é mesmo?

Sempre que possível, evite postar uma foto sem utilizá-los. Dificilmente uma imagem vai ficar tão boa no feed do Instagram sem os filtros e edições.

Feed do Instagram: filtros

Feed do Instagram: filtros

Escolher sempre os mesmos na hora de editar as fotos é uma forma de manter a harmonia das imagens no feed do Instagram.

Dessa maneira, as cores, os contrastes e o brilho sempre vai ficar parecidos.

É claro que sempre vai ter algum filtro que vai ficar melhor que outro de acordo com a foto, mas tente pensar no seu feed do Instagram como um todo.

Veja também: 14 aplicativos de fotos que vão deixar seu feed incrível!

6 – Crie um mosaico de fotos

O mosaico de fotos é um conjunto de imagens que, juntas, formam um grande retrato no feed do Instagram.

Essa técnica é interessante para mostrar uma foto que merece destaque no feed do Instagram, como um grande projeto, um evento importante, um lugar diferente, entre outras.

Veja o exemplo no feed do Instagram do arquiteto Jean Nouvel (@ateliersjeannouvel). Ele usou o mosaico para divulgar um dos seus mais recentes projetos inaugurados, o Museu Nacional do Qatar.

Feed do Instagram: mosaico no Instagram de Jean Nouvel

Feed do Instagram: mosaico no Instagram de Jean Nouvel

E como como organizar o feed do Instagram com um mosaico?

Você pode baixar o Instagrid Post, um aplicativo criado exclusivamente para criação desse tipo de imagem.

Veja também: Conheça a história do mosaico e veja como aplicar em projetos

7 – Baixe apps para organizar feed do Instagram

Existem alguns apps que funcionam como uma espécie de organizador de feed do Instagram.

Eles ajudam a ter uma noção de quais fotos combinam mais e qual a melhor forma de postá-las.

Um exemplo de app para organizar feed do Instagram é o UNUM.

Com ele você pode fazer o upload das imagens que pretende postar e organizá-las até encontrar o posicionamento correto no feed do Instagram.

Além disso, também é possível programar as imagens, entre outras funcionalidades.

Veja outros exemplos de app para organizar feed do Instagram.

App para organizar feed do Instagram:

  • UNUM
  • Preview
  • Planoly
  • Feed Master

Importante: Não é uma tarefa fácil organizar o feed do Instagram, por isso não desanime caso as primeiras tentativas não deem certo.

Além disso, pode parecer que ter o feed do Instagram organizado está travando a sua criatividade.

Mas lembre-se que é importante pensar no feed como um todo para passar a melhor imagem para os seguidores.

Veja mais dicas para atrair clientes nas redes sociais:

Comentários

Não há comentários em "Como Organizar Feed do Instagram? 7 Dicas Impossíveis de Serem Ignoradas"