Métricas e ferramentas para Instagram: as 8 principais que você precisa saber

Seus esforços no Instagram podem ser transformados em vendas de projetos? Claro que sim! Pequenos ou grandes negócios podem utilizar a plataforma para serem descobertos de várias maneiras, mas para isso você precisa focar nas métricas certas e usar as ferramentas para Instagram adequadas.

Para que isso aconteça, você precisa traçar uma estratégia de marketing digital. E os dois primeiros passos são: definir suas métricas de análise e escolher ferramentas que te auxiliem nesse processo.

Um pouco sobre o Instagram

 

A vantagem de incluir as redes sociais na sua estratégia de marketing é a possibilidade de análise minuciosa do retorno sobre o seu investimento. Já falamos sobre as principais redes sociais para arquitetos divulgarem o seu trabalho, e claro que o Instagram não poderia ficar de fora.

No caso do Instagram, é possível medir o engajamento dos seus seguidores, ou seja, o quanto que cada um curte ou comenta suas publicações – e, em comparação com outras redes sociais, essa métrica no Instagram se mostra entre quatro e doze vezes maior.

Atualmente, a rede social possui mais de 700 milhões de usuários e possui os melhores recursos para trabalhar imagens.

Você provavelmente já possui o seu perfil – pessoal ou profissional. Logo, você já sabe: o ponto-chave da rede é a imagem.

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ferramentas para instagram: um pouco sobre o app

Encontrar imagens não deve ser um problema para você, já que o seu trabalho é baseado na estética visual, certo?

Estruturando seu perfil

 

Em primeiro lugar, tenha em mente que as pessoas vão ao Instagram para buscar inspiração e descobrir novidades de seu interesse – o que inclui conteúdo de marcas e empresas.

Por isso, o primeiro passo que você deve dar é configurar sua conta para o Instagram para Empresas. Com uma conta empresarial, você pode:

  • Obter métricas em tempo real sobre o desempenho das suas histórias e publicações promovidas ao longo do dia.
  • Obter informações sobre seus seguidores e como eles interagem com suas publicações e histórias.
  • Adicionar informações a respeito de sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone.

Feito isso, você precisa garantir que as pessoas saibam do que se trata o seu perfil. Acrescente informações relevantes sobre o seu negócio na sua bio, pensando sempre nas palavras-chave – o que uma pessoa poderia digitar na barra de pesquisa espontaneamente para encontrar o seu perfil?

 

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ferramentas para instagram: Inclua palavras-chave na sua bio para que o público te encontre através de pesquisas orgânicas

Você sabe para que serve o Google Analytics? Descubra como usá-lo para checar as métricas de seu site e blog.

Chegou a hora de postar

 

Pense bem na qualidade das imagens que você está vinculando ao seu perfil – lembre sempre: no Instagram, quanto mais esteticamente bonito, melhor! O melhor jeito para ter novas ideias e referências é seguindo outros perfis do seu ramo.

Quando compartilhar suas fotos, marque sua localização, ou a cidade em que você desenvolveu determinado projeto. Assim, fica mais fácil de ser encontrado nas sugestões do próprio Instagram.

Outro recurso para o mesmo fim, é a utilização das hashtags. Pesquise as palavras-chave que se relacionam melhor com o seu ramo e inclua-as nas suas postagens, após a legenda das imagens ou no primeiro comentário.

Quer saber mais dicas de como estruturar as suas postagens? Leia mais sobre como conquistar seguidores no Instagram e aumentar a visibilidade do seu trabalho.

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ferramentas para instagram: Pesquise pelas hashtags com melhor performance para incluir nas suas postagens

Conte a sua história

 

Além de vender o seu produto, as redes sociais são meios fantásticos para mostrar as pessoas quem você é, o que você vende e o que te move. O Instagram, por sua vez, é o lugar perfeito para apresentar ao seu público os bastidores do seu negócio.

Analise se as fotos que você posta são ferramentas visuais para contar a sua história ou se você apenas posta imagens. 

É importante que você construa uma narrativa a partir das imagens que você posta, com unidade na linguagem e atrativos visuais, para atrair novos seguidores que se interessem não só pelo seu produto ou foto – mas pela sua história.

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ferramentas para instagram: Não publique apenas fotos! Crie uma relação com seu público através das imagens

Vale usar o Instagram Stories para mostrar o desenvolvimento dos seus projetos e novidades.

Principais métricas do Instagram 

 

Como falamos no início, para utilizar o Instagram de forma estratégica, você precisa definir as métricas que você deve prestar atenção.

Agora que o seu perfil já está certinho, é hora da análise. Aqui vão 4 métricas para você não perder de vista. E logo depois você poderá ver 4 ferramentas para Instagram para te ajudar nesse trabalho.

1- Crescimento de seguidores

 

Não se iluda: o seu número de fãs não é o princípio e nem o fim da sua métrica. Porém, com certeza, o número ajuda a identificar se o que você está fazendo na plataforma está dando resultados.

O importante é avaliar a taxa de crescimento, que pode estar associada a um aumento ou queda na sua frequência de postagens, a quantidade de interações que você faz nas publicações de outros usuários (Sim! Não basta apenas publicar: é necessário interagir!), a promoções desenvolvidas ou a qualidade de fotos e vídeos que você carregou durante o período analisado.

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ferramentas para instagram: Utilize o Instagram para Empresas para analisar seu público e conhecê-lo ainda mais

2- Engajamento total dos seguidores

 

Sua base de seguidores já está num número confortável? É hora de analisar a qualidade das pessoas que te seguem.

Como fazer isso? Fácil: você precisa medir o engajamento – curtidas e comentários – relacionado ao número de seguidores.

Pegue o número médio de curtidas e comentários em cada post e divida-os pelo número total de seguidores. O resultado é a sua porcentagem média de engajamento por total de seguidores.

Desse jeito, você avalia se o conteúdo que você posta é realmente interessante para a sua base. Se o número estiver muito baixo, será necessário reavaliar a sua estratégia na plataforma e testar novos tipos de conteúdo.

Aproveite e veja 8 dicas de como aumentar seu engajamento nas redes sociais sem gastar absolutamente nada!

3- Principais hashtags

 

Você está inserindo hashtags nas suas postagens? Se sim, é preciso analisar qual é o impacto de cada uma delas nas suas curtidas e comentários. Quais parecem incentivar os maiores engajamentos?

4- Melhor horário para postar

 

Outra razão para a sua porcentagem de engajamento estar baixa pode ser o horário em que você publica no Instagram.

Utilize ferramentas para Instagram que te orientam sobre os os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos e, portanto, mais propensos a se engajarem com o seu conteúdo – falaremos sobre elas agora, mesmo!

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ferramentas para instagram: o Instagram para Empresas também fornece dados importantes sobre os horários em que seus seguidores estão mais ativos. Aproveite!

4 ferramentas para Instagram 

 

Instamizer

 

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ferramentas para instagram: instamizer

Para agendar as suas postagens, o Instamizer é uma excelente ferramenta.

Com ele, é possível criar as postagens e programar a data e hora, além de postar vídeos diretamente do desktop – sem necessidade de utilizar o celular -, além de ser possível incluir mais de uma conta para ser gerenciada.

O único contra é o fato do plano gratuito ser muito limitado. Para aproveitar o programa ao máximo, é necessário contratar um plano pago.

Iconosquare

 

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ferramentas para instagram: iconosquare

O Iconosquare, antigo Statigram, analisa os principais números da sua conta – as métricas que já mencionamos aqui.

Ele fornece informações como a foto mais curtida, média de likes, comentários e muito mais.

Você ainda terá acesso a análise com gráficos mensais e por categoria (como engajamento, conteúdo, etc.).

Assim como o Instamizer, o Iconosquare oferece planos gratuitos e pagos, e roda diretamente no seu browser.

Later

 

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ferramentas para instagram: later

Assim como o Instamizer, o Later é uma ferramenta que tem como principal objetivo auxiliar na programação do seu conteúdo, mas como alguns diferenciais.

Além do agendamento, é possível fazer edições básicas, como cortes, diretamente na plataforma.

É possível também visualizar as suas postagens em forma de calendário, para otimizar a sua gestão e ter uma visão geral do conteúdo que será publicado.

O Later funciona diretamente no seu browser e também oferece planos pagos e gratuitos.

Etus

 

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ferramentas para instagram: etus

O Etus também oferece o serviço de agendamento de postagens, mas abrange também outras plataformas, como o Facebook e Twitter – uma grande vantagem, caso você tenha que gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo e procura uma maneira mais simples de atualizá-las.

O Etus também permite que você predefina as hashtags que serão inseridas nos seus posts. A plataforma também permite que você insira emojis e personalize ainda mais o seu conteúdo.

A Etus pode ser acessada no browser e tem planos gratuitos e pagos.

Agora não tem mais desculpas para enriquecer o seu Instagram e planejar como você irá utilizá-lo para se tornar referência no mercado da sua região. Encante seus seguidores com seus projetos e deixe as imagens falarem! Como já dizia o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras.

A ferramentas de marketing digital podem facilitar muito sua vida tanto nas redes sociais, como em outros pontos de sua estratégia de marketing. Conheça as melhores em nosso post.

Tem alguma outra ferramenta para Instagram que você usa e não mencionamos no texto? Comente abaixo, pois vamos adorar ter novas ideias.

Gostou de aprender sobre as métricas e ferramentas do Instagram? Aproveite para receber nosso material e dar um UP no seu feed!

Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.

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