Instagram ou Pinterest? Veja qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio

Você também pode ouvir as dicas se preferir:

Atualmente o Instagram possui mais de 300 milhões de usuários e recentemente o Instagram Stories chegou a 250 milhões de pessoas ativas. O que dá mais de 500 milhões de usuários no total. No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas estão ativas na rede.

Já o Pinterest conta com “apenas” 175 milhões de usuários cadastrados. Os números de usuários no Brasil não são públicos, mas a empresa já conta com mais de 11 bilhões de Pins (posts) criados somente para decoração!

E sabe qual é um dos assuntos mais procurados no Pinterest Brasil? Decoração! Então, se você é arquiteto ou designer de interiores você precisa olhar isso com mais carinho, pois atualmente já são mais de 11 bilhões de ideias. É uma ótima oportunidade para quem quer ser um influenciador digital.

Mesmo assim, acho que você ainda pode estar pensando: “hummm… eu estava certa(o). No instagram tem muito mais usuário e muito mais pessoas cadastradas no Brasil. É a escolha mais óbvia e certeira.”

Pinterest ou Instagram? vantagens e desvantagens:

 

Vamos aos números! E espero que esse gráfico abaixo surpreenda você e te mostre que nem sempre quantidade de pessoas e usuários é a melhor métrica de sucesso.

Pinterest ou Instagram vantagens e desvantagens

Pinterest ou Instagram: dados de acessos da viva decora

Se você reparar, 87,39% dos acessos ao site da Viva Decora que vem de redes sociais são oriundos do Pinterest!

12,39% vem do Facebook.

E somente 0,10% vem do instagram! Isso mesmo que você leu. Apenas 0,10%.

Antes de entrarmos mais a fundo nas dicas, vantagens e desvantagens entre Pinterest ou Instagram, que tal entender melhor como cada uma funciona?

Você também pode checar os dados do seu blog aprendendo para que serve o Google Analytics e como usá-lo para analisar sua estratégia.

Instagram: como funciona?

 

Pinterest ou Instagram vantagens e desvantagens

Pinterest ou Instagram?

O Instagram funciona de maneira bem simples e ao mesmo tempo bastante completa. Com ele você pode enviar fotos, vídeos, fazer stories, fazer lives e muito mais.

Através das hashtags você pode encontrar temas relacionados ao seu gosto e também pode fazer pessoas encontrarem suas fotos. É uma excelente forma de se destacar, conseguir novos seguidores e encontrar perfis semelhantes.

Até porque, desde que o Facebook comprou o Instagram muita coisa mudou. Antigamente toda e qualquer postagem no seu perfil ia para todos os seus seguidores. Atualmente, isso já não funciona mais.

Os usuários vêem as postagens baseados nos seguintes critérios:

  • Número de curtidas e comentários
  • Nível de interação
  • Horário de publicação
  • Para quem o usuário envia mensagens diretas e que tipo de conteúdo ele consome

Então, provável que um post seu não seja visto por todos os seus curtidores e que você precise otimizar cada vez mais sua página para que as pessoas vejam suas atualizações.

Você já acompanha as métricas do seu perfil? Não? Confira nosso post com as principais métricas e ferramentas do Instagram.

Pinterest: como funciona?

 

Pinterest ou Instagram vantagens e desvantagens

Pinterest ou Instagram?

O Pinterest pode ser considerado um buscador de imagem, uma ferramenta de descoberta visual, uma pasta de inspiração ou até mesmo uma plataforma de planejamento.

Diferentemente do Instagram, o Pinterest não usa a tecnologia para dizer o que é melhor para o usuário. Tudo é feito através da curadoria, pois a plataforma ajuda os usuários a encontrarem respostas para suas perguntas ou pesquisas. E essas respostas variam de pessoa para pessoa.

Normalmente as pessoas usam o Pinterest para descobrir algo, se inspirar, salvar aquilo e depois fazer.

E o grande diferencial do Pinterest é que não importa se você é famoso ou uma pessoa que acabou de entrar no site. Os Pins não tem data de validade. Se ele for uma resposta útil para uma pergunta ele sempre será mostrado nas pesquisas.

Na Viva Decora, por exemplo, um dos nossos Pins mais acessados e que leva mais tráfego para nosso site é de anos atrás. Ou seja, assim como no SEO, os Pins tendem a ser constantes e melhorarem com o tempo.

Vantagens e Desvantagens do Instagram

 

Para ficar claro: esse não é um texto de promoção ao Pinterest para mostrar que o Instagram não funciona. Pelo contrário, estamos fazendo uma comparação entre entre Pinterest ou Instagram. Portanto, e um texto para mostrar as diferenças claras que existem entre os dois, assim como os pontos positivos e negativos de cada plataforma.

Pontos a favor do Instagram

 

  • É fácil de configurar e em apenas alguns minutos você consegue criar uma conta nova
  • As hashtags tornam fácil encontrar assuntos do seu interesse e também tornam mais fácil ser achado por novas pessoas
  • O Stories tem sido um dos melhores lançamentos tecnológicos dos últimos anos e com cada vez mais adeptos
  • Você pode alternar entre fotos, vídeos gravados, lives etc

Pontos contra o Instagram

 

  • Não permite a inclusão de links (atualmente no stories é permitido para contas acima de 10.000 seguidores). Para quem não tem isso o máximo que você consegue é colocar um link na sua bio
  • Algoritmo prioriza empresas ou pessoas com muitos seguidores
  • Por não mostrar o post para toda a base, o algoritmo incentiva que você pague por anúncios para aumentar seu alcance
  • Seus posts são temporais. Dificilmente você terá engajamento com um post da semana passada, por exemplo
  • Difícil para mensurar resultados reais

Como você pode perceber, existem alguns bons pontos e outros que precisam melhorar de forma urgente caso o Instagram queira mesmo ter empresas atuando de forma forte na plataforma.

Dependendo do seu modelo de negócio e do mercado que você atua, o Instagram pode ser uma excelente plataforma ou completamente supérflua.

O que você precisa definir de maneira clara é qual o seu objetivo. Se você deseja ter mais seguidores, ter mais curtidas em fotos, então o Instagram pode ser uma excelente estratégia.

Entretanto, se você deseja levar pessoas para seu site, focar em acessos e tentar vender seus serviços ou produtos é um caminho um pouco mais longo fazer isso pelo Instagram.

Existem empresas vendendo por lá? Sim! Existem empresas que conseguem um bom rendimento? Sim! Entretanto, são exceções. E você precisa ter uma estratégia muito bem elaborada para fazer isso ocorrer da maneira recorrente.

O Instagram e o Pinterest não são as únicas redes sociais para arquitetos divulgarem seus trabalhos. Saiba quais são todas elas em nosso post.

Vantagens e Desvantagens do Pinterest

 

Seguindo na nossa análise e tentando manter a imparcialidade, abaixo alguns pontos que você também precisa prestar atenção em relação ao Pinterest.

Pontos a favor do Pinterest

 

  • Os Pins são atemporais, então você sempre pode receber acessos mesmo se for de algo postado muito tempo atrás
  • Você não precisa ter milhões de seguidores para ter acessos e visibilidade
  • Para criar uma conta é super simples e usual
  • Para o mercado de decoração, arquitetura e interiores o Pinterest é disparado a maior e melhor rede social, pois é um dos assuntos mais procurados no site
  • O Pinterest permite links em todas as imagens, então você consegue redirecionar o tráfego para seu site

Pontos contra o Pinterest

 

  • Para ter acessos você precisa de um site ou blog (e muitas vezes você ainda não está nesse estágio)
  • Para se destacar é ideal você postar boas imagens, infográficos e conteúdos mais visuais (você também pode não estar nesse estágio, apesar de existirem dezenas de ferramentas gratuitas de marketing digital e design para te ajudar nisso)
  • Por ser uma rede social ainda em desenvolvimento no Brasil, não possui tantos usuários ativos e depende muito de mercado para mercado para funcionar

Esse último ponto é bem relevante, pois hoje os conteúdos de maior interesse no Pinterest são decoração, moda feminina, beleza, receitas e viagens.

Então, se você está em algum desses segmentos você com certeza deve estar lá. Entretanto, se você atua em outros tipos de mercado talvez você ainda não tenha tantos usuários presentes na rede e seu esforço não será tão recompensado assim.

E você, que é arquiteto ou designer de interiores e está buscando se destacar, exibir seu portfólio, conseguir mais clientes, o Pinterest é um caminho bem mais certeiro que o Instagram por tudo que foi citado aqui. Mas tudo vai depender de que tipo de mensuração e resultado você deseja.

Já tem um portfólio pronto para postar nas redes? Não?! Então veja como fazer um portfólio de arquitetura incrível e impressionar seus futuros empregadores.

Pinterest ou Instagram? Ainda na dúvida?

 

Para te ajudar preparamos um super guia com 10 dicas para fazer você bombar no Pinterest. E em breve iremos fazer um também para te ajudar a bombar no Instagram.

Agora, algumas perguntas que você deve responder antes de escolher a rede social que irá focar mais:

  1. Qual o seu objetivo em cada rede social?
  2. Qual a sua métrica de sucesso? Seguidores? Vendas? Acessos? Ego?
  3. Quanto tempo você irá investir?
  4. Quanto de dinheiro você irá investir (se necessário)?
  5. Qual o seu segmento de mercado? Ele está mais presente em qual rede social?

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender qual é melhor para o seu negócio, na comparação entre Pinterest ou Instagram, por meio de dados. Assim, você poderá determinar qual deve ser seu foco e qual estratégia de marketing digital pode ser melhor para sua empresa.

E não esqueça de baixar o super infográfico 10 dicas para você ter um perfil diferenciado no Pinterest.

Gostou da nossa análise sobre estas famosas redes? Então você vai adorar conhecer os cursos do Viva Decora PRO Academy, feitos especialmente para arquitetos e designers que desejam encantar seus clientes. Confira!