Estratégias, ferramentas e mais: Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital!

O marketing digital é uma estratégia indispensável para quem quer atrair clientes e criar relacionamento na internet.

Mas são tantos cursos, livros e palestras falando sobre o assunto que, muitas vezes, fica difícil entender de fato o que é o marketing digital.

Pensando nisso, criamos um post especial para quem quer ter uma visão rápida e objetiva sobre o tema.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital, como implementar a estratégia e dar dicas de cursos e livros sobre o assunto. Boa leitura!

O que é marketing digital?

 

O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Marketing Digital é um conjunto de estratégias que tem como objetivo promover um negócio ou criar um relacionamento com as pessoas no ambiente online.

Mas essa é a definição mais simples do conceito. Para começar a entender de fato o que é Marketing Digital, vamos expandir um pouco mais a visão sobre ele.

O marketing digital é uma estratégia muito democrática, afinal, pode ser realizado por pessoas físicas, empresas, ONGs, igrejas e todos aqueles que desejam divulgar um produto ou serviço na internet.

Marketing digital: estratégia democrática

Marketing digital: estratégia democrática

O Marketing Digital já está tão inserido em nosso dia a dia que é até difícil lembrar como as empresas se relacionavam com consumidores antigamente.

No “mundo offline”, era necessário investir grandes valores em publicidade, e nem sempre era possível analisar com precisão o retorno.

Para pequenos e médios empreendedores, o marketing boca a boca era o mais utilizado, o que nem sempre era garantia de conseguir clientes.

Com a internet e o marketing digital, houve um crescimento do poder de alcance de pessoas.

Estratégias que já eram utilizadas no offline foram otimizadas, e surgiram novas técnicas e ferramentas que revolucionaram a forma de conquistar clientes.

Veja também: Marketing digital para arquitetos e designers de interiores

Como fazer marketing digital: 4 etapas essenciais

 

Agora que você já sabe o que é marketing digital, vem a pergunta de ouro: Afinal, como fazer marketing digital?

Como fazer marketing digital?

Como fazer marketing digital?

Existem vários pontos que devem ser avaliados na hora de fazer marketing digital.

Cada tipo de negócio tem suas especificidades e objetivos, mas, em linhas gerais, uma estratégia de marketing digital tem 4 passos. Confira:

1- Determine a sua persona

 

Uma persona é uma espécie de “cliente ideal”.

É nessa pessoa que você precisa pensar na hora de definir os canais de contato utilizados, os assuntos abordados, o tom da linguagem, entre outras atividades de marketing digital.

Marketing digital: persona

Marketing digital: persona

E como definir uma persona para sua estratégia de marketing digital?

Pense no cliente que você quer atrair. Qual é a sua faixa-etária? Sua profissão? Seus hobbies e sonhos? A partir dessas respostas, a sua persona começa a nascer.

Também é importante pensar nas características do seus clientes atuais. Vale lembrar que o perfil da persona pode mudar ao longo do tempo, por isso é importante sempre reavaliar as informações.

Vamos agora para a nossa segunda etapa de como fazer marketing digital.

2- Defina quais serão os canais utilizados

 

A divulgação de um negócio na internet pode ser feita através de vários canais, por exemplo:

  • site
  • blog
  • youtube
  • redes sociais
  • e-mail
  • push notification

Após definir o perfil da sua persona, avalie quais são os canais que podem alcançá-la mais facilmente.

Marketing digital: canais

Marketing digital: canais

Sem dúvida, ter um site é um dos requisitos básicos para quem quer fazer marketing digital.

É por meio dele que você pode ser encontrado no Google, que é um dos principais canais de buscas de consumidores na internet.

Para que o seu site ou blog se destaque entre milhares de resultados, as estratégias de marketing digital utilizadas são os anúncios patrocinados e o SEO. Confira o que já publicamos sobre os assuntos:

Além das estratégias de marketing digital para atrair acessos aos site e redes sociais, é importante pensar na captação de leads. Trata-se de pessoas que se interessam pelo seu negócio e que podem, futuramente, tornar-se clientes.

Para começar uma relação com os leads, o primeiro passo é criar alguma página de captura no seu site.

Criamos um post especial sobre o assunto, confira: Precisando de leads? Descubra o que é e como criar uma landing page!

3- Escolha ferramentas de marketing digital

 

Quando falamos de estratégias de marketing digital, existem diversas ferramentas que ajudam a otimizar o trabalho e potencializam os resultados.

Marketing digital: ferramentas de e-mail

Marketing digital: ferramentas de e-mail

Vamos começar falando sobre ferramentas de e-mail marketing. Elas são interessantes para organizar sua base de contatos e analisar os resultados com mais facilidade e precisão. Veja alguns exemplos:

Ferramentas de e-mail marketing

 

Para aumentar sua base de contatos no marketing digital, uma das formas mais simples é criando uma landing page. Veja quais são as ferramentas indicadas:

Ferramentas de criação de landing page

 

Marketing digital: ferramentas de redes sociais

Marketing digital: ferramentas de redes sociais

Como fazer marketing digital sem atuar ativamente nas redes sociais, não é mesmo? Nessa etapa, as ferramentas auxiliam no agendamento automático de posts, criação e edição de imagens, conquista de novos seguidores, entre outras atividades importantes. Veja quais são as mais utilizadas:

Ferramentas para redes sociais

 

Já na hora de produzir conteúdo para marketing digital, ferramentas de palavra-chave ajudam a identificar quais são os termos relacionados ao seu negócio mais buscados na internet.

Ao identificá-los, você pode criar um conteúdo que vai ao encontro das necessidades da sua persona e atrair mais tráfego aos seus canais.

Marketing digital: ferramentas de busca de palavra-chave

Marketing digital: ferramentas de busca de palavra-chave

Ferramentas de busca de palavra-chave

 

A publicidade online é uma das estratégias de marketing digital mais importantes.

Os maiores canais de tráfego da internet, como Google e Facebook, oferecem ferramentas para quem deseja investir em anúncios.

Dentro do Google Ads e do Facebook Ads é possível criar anúncios para todas as redes sociais que fazem parte das empresas, como Youtube e Instagram.

Marketing digital: Google Ads

Marketing digital: Google Ads

Importante: Vale lembrar que investir dinheiro na divulgação do seu negócio na internet não é garantia de retorno garantido.

É preciso alinhar todas as outras frentes (redes sociais e conteúdo) para que as pessoas que chegam através dos anúncios se interessem pelo seu negócio.

Veja também: Aprenda como criar uma página de sucesso no Facebook

4- Analise os resultados

 

Marketing digital: análise de resultados

Marketing digital: análise de resultados

Depois de muito trabalho, por fim chega o momento de analisar os resultados das suas estratégias de marketing digital.

Nessa etapa, é possível avaliar os erros, acertos e direcionar quais são os próximos passos.

Uma das principais vantagens do marketing digital é que a mensuração de resultados pode ser feita de forma muito prática e objetiva.

A maioria das ferramentas de marketing digital que citamos aqui oferecem relatórios de resultados intuitivos e precisos.

Para monitorar os acessos ao seu site/blog e de onde vem o tráfego, a ferramenta de marketing digital mais indicada é o Google Analytics.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta de marketing digital, preparamos um post especial sobre o assunto, confira: Para que serve o Google Analytics? Monitore seu site e descubra as falhas em sua estratégia!

Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

 

Uma dúvida muito comum de quem quer atrair clientes na internet é se vale a pena investir em uma agência de marketing digital.

Como vimos ao longo do texto, investir em marketing digital exige bastante conhecimento em ferramentas, estratégias, produção de conteúdo, entre outras atividades.

Agência de marketing digital: vale a pena contratar?

Agência de marketing digital: vale a pena contratar?

Claro que é possível começar uma estratégia de marketing digital por conta própria, afinal, existem vários livros e cursos que ensinam tudo isso.

Mas o fato é que, muitas vezes, os resultados podem demorar pra chegar, já que a fase inicial pode ser marcada por muitos erros e dúvidas.

Além disso, é um desafio para o pequeno e até médio empreendedor ter tempo hábil no dia a dia para se dedicar ao marketing digital, pois existem outras tarefas no negócio que precisam ser feitas diariamente.

Uma agência digital conta com uma equipe especializada, que pode montar um projeto completo e conseguir resultados eficazes em um espaço menor de tempo.

Diante desse contexto, para definir se vale a pena investir em uma agência de marketing digital é preciso fazer uma reflexão.

Quais são suas metas a curto, médio e longo prazo? Em quanto tempo você espera ter resultados com o marketing digital?

Antes de tomar uma decisão, faça uma pesquisa sobre as agências de marketing digital da sua cidade, solicite os valores e também peça a opinião de quem já utiliza o serviço.

Vantagens e desvantagens de uma agência de marketing digital

Vantagens

 

  • Equipe capacitada
  • Eliminação de erros
  • Tempo hábil para a realização de ações
  • Conhecimento do mercado
  • Projeto com começo, meio e fim

Desvantagens

 

  • Maior custo
  • Menor controle das atividades por parte do negócio
  • Centralização das suas estratégias de marketing digital em uma única empresa

Livro de marketing digital: 12 exemplos sensacionais

 

Livro de marketing digital

Livro de marketing digital

O assunto marketing digital é muito amplo. O que passamos nesse artigo é apenas um resumo de todas as estratégias de marketing digital que você pode utilizar.

Para expandir seu conhecimento, uma dica simples e barata é ler um livro de marketing digital.

Preparamos um post especial sobre o assunto, confira: 12 livros de marketing digital essenciais para alavancar suas vendas online (clique aqui).

6 cursos de marketing digital para dar um UP no seu negócio

 

Curso de marketing digital

Curso de marketing digital

Ainda não sabe como fazer marketing digital e quer se aprofundar no assunto?

Separamos 7 cursos de marketing digital que podem te ajudar, confira:

  • Marketing Digital Completo – Udemy (online)
  • Curso Completo de Instagram Marketing – Udemy (online)
  • Google Ads (Adwords) COMPLETO + Remarketing + Youtube Ads – Udemy (online)
  • Estratégias de Marketing nos Meios Digitais e Redes Sociais – Senac (SP)
  • Marketing Digital para o Empreendedor – Endeavor (online)
  • Gestão de Marketing Digital de Alta Performance – ComSchool (SP)
  • Cursos de Marketing Digital da Rock Content

O marketing digital é apenas uma das estratégias para conquistar mais clientes. Se você quer dar um UP na carreira, receba o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido para arquitetos e designers de interiores empreendedores: