7 motivos que mostram a importância de ter um canal no YouTube

Mesmo que você esteja conhecendo o mercado digital agora, é provável que já tenha escutado que, se você quer alavancar seu negócio na internet, precisa ter um perfil em todas as redes sociais, incluindo ter um canal no YouTube.

Isso é muito difundido porque, a partir do momento que você está conectado em muitos canais de comunicação online, consegue se fazer conhecido por mais pessoas do que imaginava. Além disso, você divulga sua marca em todos os locais possíveis.

É claro que ter um blog, criar um perfil profissional no Facebook, no Instagram, no Pinterest ou em qualquer outra rede social é muito importante. Porém, você já parou para pensar por que você deveria também ter um canal no YouTube?

Para te ajudar a acabar de vez com essa dúvida, separamos neste post os 7 principais motivos para que você descubra de uma vez por todas a importância de ter um canal no YouTube.

Esperamos que, ao final da sua leitura, você queira também começar a usar essa estratégia em seu negócio. Vamos lá?

Uma breve história sobre conteúdos online

 

canal-no-youtube-conteudo-online

canal no youtube: conteúdo online

Consumir conteúdos online tem sido cada vez mais comum e rápido. Hoje, as pessoas não precisam esperar para aprender algo novo. Elas têm a possibilidade de pesquisar por aquilo que precisam e, em poucos segundos, abre-se uma gama de informações online para que elas possam escolher a que mais chama atenção.

Os hábitos de consumo, em geral, estão mudando, e isso não é diferente quando pensando sobre internet.

É claro muitos usuários estão sempre procurando artigos para conseguirem se informar mais sobre o que eles procuram. É por isso que ter um blog continua sendo uma estratégia muito importante para quem quer ter um negócio online.

Mas precisamos te mostrar algumas informações sobre o consumo de conteúdo em vídeo.

Em 2016, de acordo com uma pesquisa da Tecmundo, o YouTube conseguiu atingir a marca de mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos diariamente. Isso só foi possível porque o número de usuários dessa rede cresceu exponencialmente.

Hoje, o YouTube já é considerado o segundo maior buscador de conteúdos, ficando atrás apenas do Google, não é incrível?

Então, o que percebemos é que as pessoas têm optado consumir conteúdo em formato de vídeo. E isso se deve ao fato de que conteúdos audiovisuais, geralmente, são muito mais fáceis de serem consumidos e compreendidos.

Mas, se mesmo depois de saber que o YouTube tem um número gigante de usuários e que as pessoas utilizam essa rede cada vez mais para fazerem suas pesquisas,você ainda não está convencido a criar um canal no YouTube, vamos te mostrar mais algumas razões para que você comece a criar seus vídeos.

1. Ganhar visibilidade

 

canal-no-youtube-visibilidade

canal no youtube: visibilidade

Um dos principais motivos para você ter um canal no YouTube é o que já citamos anteriormente: para que seu negócio ganhe mais visibilidade.

Nem todas as pessoas acompanham assiduamente todas as rede sociais ou já conhecem seu blog. Por isso, se você estiver também no YouTube, poderá divulgar sua marca para pessoas que seguem apenas essa rede.

Além disso, você ganha visibilidade também por meio dos vídeos sugeridos.

Lembra que nós dissemos que o YouTube funciona como um grande buscador?

Pode ser que um usuário busque por uma palavra-chave que leve para sua marca e, mesmo que ele ainda não conheça seu produto/serviço, terá acesso ao que você faz por causa de seu canal no YouTube.

2. Criar conteúdo de valor

 

canal-no-youtube-conteudo-de-valor

canal no youtube: conteúdo de valor

Sempre que você fizer um vídeo, pense na experiência do usuário com sua marca. Ou seja, evite fazer apenas propagandas e lembre-se de criar um conteúdo que gere valor para quem está assistindo seus vídeos.

Mostre para as pessoas possíveis soluções para problemas que elas enfrentam e dê dicas que podem ser realmente utilizadas. Assim, você consegue mostrar que seu canal no YouTube não é apenas uma propaganda constante do que você vende, e que você se importa com o que seus usuários precisam.

Quanto mais você entregar conteúdo de valor para as pessoas, mais tempo elas passarão no seu canal e mais engajadas elas ficarão com sua marca.

É bem mais fácil vender para alguém que já entende o valor daquilo que você faz.

3. Divulgar seu produto/serviço

 

canal-no-youtube-divulgacao-de-produto

canal no youtube: divulgação de produto

Mesmo que você esteja focado em entregar dicas valiosas e interessantes para seus usuários, pois isso é o mais importante em seu canal no YouTube, você não pode se esquecer de que essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam seu produto/serviço.

Nós sempre dizemos que o YouTube é excelente para que pessoas que ainda não conhecem sua marca passem a conhecê-la. Então, separe um tempo em seus vídeos para divulgar sua página de vendas, produtos ou serviços que você oferece. Mas lembre-se de não fazer propaganda o tempo inteiro, pois isso faz com que as pessoas abandonem seus vídeos.

Quando alguém procura por um vídeo no YouTube, o objetivo, na maioria das vezes, não é comprar algo, mas sim encontrar uma solução para algum problema. Porém, depois que você entrega essas possíveis soluções, pode mostrar, em poucos segundos, que você tem também algum produto ou serviço para ajudá-lo.

4. Ser reconhecido como autoridade em um nicho

 

canal-no-youtube-autoridade

canal no youtube: autoridade

Imagine ser reconhecido como uma grande autoridade de sua área de atuação?

Com um canal no YouTube que aborda os mais diversos temas de seu nicho, você consegue esse reconhecimento. Isso porque, se você falar sobre tudo o que souber de forma completa e segura, as pessoas passarão a procurar seu canal sempre que precisarem de alguma informação da área que você atua.

E quanto mais usuários você conseguir conquistar, mais fácil será para divulgar seu canal e, consequentemente, sua marca.

Falando em nicho, veja também: Tenha foco: o segredo de como ganhar dinheiro com arquitetura

5. Conhecer seus clientes em potencial

 

canal-no-youtube-conhecer-clientes

canal no youtube: conhecer clientes

Um canal no YouTube é também uma ferramenta excelente para que você conheça seus clientes em potencial. Isso porque, se uma pessoa procura por uma palavra-chave que leve a seu canal, é porque ela já percebeu que precisa de algo específico.

Essas pessoas são clientes em potencial porque elas já sabem que têm um problema e procuram soluções para eles.

Você pode criar vídeos bem específicos para um público bem direcionado. São estratégias assim que conseguem atrair mais visibilidade e compradores para seu produto/serviço.

6. Interagir com os usuários

 

canal-no-youtube-interacao

canal no youtube: interação

O YouTube permite que as pessoas interajam com seu canal. Elas podem curtir ou descurtir, deixar comentários e compartilhar seus vídeos em diversas redes sociais.

Todas as vezes que alguém curte ou não seus vídeos, você consegue perceber a taxa de aceitação do conteúdo que disponibiliza. Assim, é possível pensar em temas que as pessoas mais procuram e nos formatos de vídeo que mais agradam sua audiência.

Além disso, os comentários que as pessoas deixam em seus vídeos são ótimos feedbacks e servem para que você tenha insights sobre o que está fazendo.

Interagir com os usuários e responder suas dúvidas, críticas e sugestões também mostra que você está preocupado e sempre pensando em formas de criar uma boa experiência para as pessoas em seu canal no YouTube.

7. Humanizar a relação marca x clientes

 

canal-no-youtube-humanizacao

canal no youtube: humanização

Com toda essa era tecnológica e automatizada, muitas vezes, nos esquecemos de que estamos sempre lidando com pessoas e com suas percepções. Isso acontece principalmente quando temos um negócio online, em que o contato pessoal não acontece praticamente nunca.

É muito fácil você acabar esquecendo dos sentimentos e reações das pessoas que estão por trás de um computador ou dispositivo móvel. Por isso, quando você cria um canal no YouTube e começa a ter interação com quem te segue, há uma humanização da relação entre sua marca (representada por você) e seus clientes.

Mostrar seu rosto em alguns vídeos faz com que as pessoas te conheçam e possam se inspirar, bem como se enxergar em você. A partir do momento em que você se identifica, os clientes começam a ter a noção real de que estão tratando com outra pessoa, e isso cria um relacionamento mais humanizado e respeitoso.

Pronto para criar seu canal no YouTube?

 

Se você chegou até aqui, temos certeza de que percebeu que ter um canal no YouTube é uma ótima estratégia para seu negócio.

É claro que você não precisa abraçar todos os canais de comunicação da internet para conseguir divulgar bem seu negócio. Porém, criar vídeos com conteúdos interessantes pode te ajudar muito a educar mais sua audiência a respeito de suas soluções.

Se você gostou dessas ideias e quer começar a gravar vídeos, não perca as dicas que deixamos em nosso post sobre como melhorar a desenvoltura frente às câmeras.

E conheça também o canal do Youtube da Hotmart e da Viva Decora.

Esse post foi escrito por Bárbara Santos, analista de marketing da Hotmart, plataforma gratuita e completa para hospedar e vender cursos online.