Museu Oscar Niemeyer: História, Arquitetura + Curiosidades

Museu Oscar Niemeyer foto iStock

O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba (PR), é uma das obras mais impactantes de Oscar Niemeyer. O prédio, que parece uma obra de arte, é a união perfeita das arquiteturas moderna e contemporânea. Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre ele? No post de hoje, vamos falar mais sobre a história do Museu Oscar Niemeyer. Boa leitura!

Museu Oscar Niemeyer: História e Arquitetura

O Museu Oscar Niemeyer concentra-se nas artes visuais, arquitetura e design e atrai centenas de visitantes do Brasil e do mundo. Sua história começa em 1967, quando Oscar Niemeyer criou o projeto do que é hoje o prédio principal, inaugurado apenas em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar no, inicialmente batizado, Novo Museu.

O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho, também de autoria de Oscar Niemeyer. Reinaugurado em 8 de Julho de 2003, ele passa a ser chamar oficialmente Museu Oscar Niemeyer.

A obra tem 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.

Museu Oscar Niemeyer: vista aérea (foto: Jornal Plural – Joel Rocha)

Agora vamos falar um pouco sobre a arquitetura e estrutura do Museu Oscar Niemeyer?

O prédio principal é distribuído em 3 pisos (subsolo, térreo e primeiro pavimento). Como não podia deixar de ser, ele tem estilo moderno e é totalmente estruturado a partir de linhas retas. Bem a cara de Oscar Niemeyer, não é mesmo?

A estrutura do prédio principal do Museu Oscar Niemeyer é de concreto protendido, que permite vencer os grandes vãos da edificação com um enorme arrojo estrutural.

Uma curiosidade é que o Museu Oscar Niemeyer tem um dos maiores vãos livres do Brasil, com uma distância de 65 metros entre os pilotis mais distantes um do outro.

Museu Oscar Niemeyer: vão livre (foto: Wikipédia)

Museu Oscar Niemeyer: rampa (foto: Monique Renne)

A Torre do Museu Oscar Niemeyer, também conhecida popularmente como “Olho”, totaliza o complexo com seus quatro andares de espaço para exposições. A sua fachada é espelhada com vidros escuros e a base é revestida com azulejos amarelos. O painel que mostra uma bailarina de braços abertos segurando uma fita também faz parte da arquitetura desse prédio icônico.

Museu Oscar Niemeyer (foto: iStock)

Inclusive, existe a interpretação de que o formato da torre do Museu Oscar Niemeyer é inspirado nessa imagem, pois representa o espaço entre os braços da bailarina e a fita. A torre seria seu tronco e as pernas seriam as rampas. Mas não existe uma confirmação oficial de qual foi a inspiração do arquiteto para a criação dessa obra.

Museu Oscar Niemeyer: bailarina (foto: Blog Fotografando Curitiba)

Veja também: 9 grandes obras de arquitetura em Curitiba que todo arquiteto precisa conhecer

O que tem no Museu Oscar Niemeyer?

Quem visita o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, pode conferir maquetes das obras mais importantes do arquiteto, croquis, salas expositivas e um acervo de cerca de 4 mil peças.

Entre as obras, estão trabalhos de grandes artistas paranaenses como João Turin, Theodoro De Bona e Guido Viaro, além de obras dos consagrados Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Andy Warhol, Di Cavalcanti e Francisco Brennand.

Museu Oscar Niemeyer: exposição (foto: José Gomerindo)

Museu Oscar Niemeyer: exposição Afinidades (foto: André Nacli)

Qual a altura do Museu Oscar Niemeyer?

No total, o Museu Oscar Niemeyer tem 70 m de extensão por 30 m de largura, contendo balanços laterais de 30 m. A obra caracteriza-se pela utilização de concreto de alta resistência e apoia-se em uma torre com 21 m de altura.

Quanto custa entrar no Museu do Olho?

Compre seu ingresso online clique aqui, ou diretamente na bilheteria do Museu do Oscar Niemeyer.

Entrada gratuita, mediante apresentação de documento comprovatório: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias de turismo acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), membros do International Council of Museums (ICOM).

Gostou de aprender mais sobre o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!