Parque Urbano: Tudo Sobre o Assunto +7 Áreas Verdes Para Visitar

Parques urbanos são grandes espaços verdes de uso público construídos em áreas urbanizadas com o objetivo de oferecer momentos de contemplação junto à natureza, recreação e lazer aos seus visitantes.

O que seria de nós, se não fossem os pequenos paraísos verdes construídos em meio à selva de pedra e concreto das grandes cidades? Pois é, o parque urbano que se trata desse grande espaço verde de uso público, além de ser o cenário perfeito para a prática de atividades físicas como caminhadas e pedaladas, também exerce um papel fundamental sobre as questões ambientais da região uma vez que ajuda a combater a poluição e controla a umidade e a temperatura local, reduzindo as ilhas de calor.

Logo, se você tem interesse na área de paisagismo ou quer aprimorar seus conhecimentos, conhecer mais sobre os parques urbanos é uma forma de aprender e se inspirar. Por isso, preparamos esse post para você! Boa leitura!

O Parque Municipal Américo Renê Giannetti é um parque urbano localizado em Minas Gerais

O Parque Municipal Américo Renê Giannetti é um parque urbano localizado em Minas Gerais. Fonte: Clarissa Pacheco – Flickr

O que é um parque urbano?

Parques urbanos são grandes espaços verdes de uso público construídos em áreas urbanizadas com o objetivo de oferecer momentos de contemplação junto à natureza, recreação e lazer aos seus visitantes.

Vale comentar que grande parte dos parques urbanos também contam com a presença de museus, hortos, teatros e casas de espetáculos favorecendo atividades culturais e educacionais na região. Além disso, estão diretamente ligados às atividades recreativas e esportivas uma vez que nesses espaços verdes também é possível encontrar playgrounds, quadras, ciclovias, pistas de corrida e caminhada.

O Parque Nacional da Tijuca é um parque urbano localizado no Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca é um parque urbano localizado no Rio de Janeiro. Fonte: Rodrigo Soldon – Flickr

Veja também: Urbanismo: Tudo Que Você Precisa Saber + Os Maiores Urbanistas do Mundo

Segundo registros na história, a ideia da construção do parque urbano surgiu em meados do século XIX, em algumas regiões da Europa e Estados Unidos, inspirado pelo movimento higienista. 

O movimento higienista que trouxe um discurso sobre a importância de estabelecer o equilíbrio das dimensões do indivíduo, sob o aspecto físico, intelectual e moral identificou e realçou o cenário problemático que a população estava vivendo em plena Revolução Industrial. 

Sob o olhar da Revolução Industrial era possível retratar que grande parte dos cidadãos estavam marcados por baixo nível de qualidade de vida, exercendo suas atividades em condições insalubres e com acesso restrito ou impossível, às áreas verdes.

Dentro desse contexto, foi possível formar essa corrente de pensamento que por sua vez constatou, que a construção de parques urbanos iria de fato exercer um papel fundamental no bem-estar físico e psicológico da população nas grandes cidades, resultando inclusive em um melhor desempenho na produção das indústrias e fábricas.

O Parque das Nações Indígenas é um parque urbano com grande lago, localizado em Campo Grande, Mata Grosso do Sul

O Parque das Nações Indígenas é um parque urbano com grande lago, localizado em Campo Grande, Mata Grosso do Sul. Fonte: Pinterest

Veja também: Urbanização – Entenda o Processo no Brasil e no Mundo

Qual foi o primeiro parque urbano projetado no mundo?

Birkenhead Park é considerado o primeiro parque urbano do mundo construído para uso público. Projetado por Joseph Paxton em 1843, na cidade de Liverpool – Inglaterra. O parque urbano Birkenhead Park foi inclusive financiado com fundos públicos.

Conheça 7 dos parques urbanos no Brasil para desfrutar suas horas de lazer 

Para inspirar e tornar suas horas de lazer ainda mais agradáveis, reunimos sete dos mais belos e aconchegantes parques urbanos no Brasil. A escolha dos diferentes tipos de parques urbanos abaixo levou em conta a beleza natural, a boa infraestrutura e as atrações culturais, educativas e esportivas que podem ser encontradas no local.

  1. Parque do Ibirapuera (São Paulo – SP)

Considerado um dos mais importantes parques urbanos da capital paulista, o Parque do Ibirapuera conta com uma área de 1.584.000 m², serpenteada por uma extensa pista de cooper e ciclofaixa. O local além de oferecer playground, bicicletário para aluguel de bicicletas, aparelhos de ginástica e quadras poliesportivas, também dispõe de um vasto gramado verde, lagos artificiais interligados, bem como, um viveiro de mudas responsável por fornecer mudas que tornam as ruas paulistas mais verdes (Viveiro Manequinho Lopes).

Atividades culturais e educacionais são muito desenvolvidas no espaço visto que o parque reúne a presença do Museu Afro-Brasil, o Auditório Ibirapuera, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca e o MAC/USP.

O Parque do Ibirapuera é considerado um dos mais importantes parques urbanos da capital paulista

O Parque do Ibirapuera é considerado um dos mais importantes parques urbanos da capital paulista. Fonte: Pinterest

  1. Parque da Independência (São Paulo – SP)

Esse parque urbano representa um marco na história de nosso país, visto que em 1822, Dom Pedro I declarava a independência do Brasil de Portugal nas dependências desse espaço. Inaugurado em 1988 para uso público, o parque também abriga o Museu do Ipiranga (fechado temporariamente para reformas de restauração), a Casa do Grito, o Monumento da Independência e a Cripta Imperial.

O simétrico jardim francês construído em frente ao Museu do Ipiranga é o cenário perfeito para uma caminhada tranquila, enquanto a rampa de concreto que se estende do Monumento da Independência até o museu é usada pelo público como pista de skate, patins e bicicleta. As laterais do parque urbano são marcadas pela presença de um grande gramado protegido por robustas árvores.

O Parque da Independência é um parque urbano que representa um marco na história de nosso país

O Parque da Independência é um parque urbano que representa um marco na história de nosso país. Fonte: Pinterest

Veja também: Conheça o paisagismo de tirar o fôlego do Parque da Independência

  1. Parque Lage (Rio de Janeiro – RJ)

Considerado um dos mais belos recantos cariocas, o parque urbano Lage está localizado aos pés do Corcovado onde está a marcante presença do Cristo Redentor. Muito procurado por turistas e moradores locais, o parque urbano Lage conta com gramados para piqueniques, além de chafariz, lagos, pontes, grutas e cavernas artificiais.

Vale mencionar que em 1957, a área verde e as construções arquitetônicas foram tombadas como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural. E nos dias de hoje, na estrutura do palacete funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma cafeteria e demais galerias expositivas.

O parque urbano Lage é considerado um dos mais belos recantos cariocas

O parque urbano Lage é considerado um dos mais belos recantos cariocas. Fonte: Pinterest

Veja também: Quinta da Boa Vista: conheça o parque que ajuda a contar a história do Brasil!

  1. Parque Mangal das Garças (Belém – PA)

O parque urbano instalado em Belém moldado por matas de terra firme, lagos, gramados e construções arquitetônicas contemporâneas certamente é de tirar o fôlego. Criado em 2005 pelo Governo do Pará, o parque urbano é resultado de um projeto de revitalização de uma área de 40m² às margens do Rio Guamá.

Garças e flamingos são os grandes protagonistas do local. O borboletário e o orquidário também estão entre as atrações do parque urbano Mangual das Garças, bem como, o passeio ao mirante que permite uma vista ampla e deslumbrante do rio Guamá.

O parque urbano instalado em Belém certamente é de tirar o fôlego

O parque urbano instalado em Belém certamente é de tirar o fôlego. Fonte: Pinterest

  1. Parque Municipal de Belo Horizonte (Belo Horizonte – MG)

O Parque Municipal de Belo Horizonte, também conhecido como Parque Municipal Américo Renê Giannetti foi construído, em 1897, na então Chácara Guilherme Vaz de Mello. Na época, o espaço verde serviu de moradia para o seu criador, o famoso arquiteto e paisagista Paul Villon, e Aarão Reis engenheiro-chefe encarregado de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais.

Com 182 mil m² de área, o parque urbano contempla a presença de orquidários, bosques, monumentos, teatros e lagos que permitem passeios de pedalinhos e barcos a remo. Além disso, há quadras de tênis, ciclovias, pistas de caminhadas e aparelhos de ginásticas para a prática de atividades físicas. 

Parque Municipal de Belo Horizonte é também conhecido como Parque Municipal Américo Renê Giannetti

Parque Municipal de Belo Horizonte é também conhecido como Parque Municipal Américo Renê Giannetti. Fonte: Pinterest

  1. Parque Tanguá (Curitiba – PR)

Inaugurado em 1996, o parque urbano Tanguá foi construído como parte de um projeto para preservar o curso do rio Barigui. Com área de 235 mil m², o parque conta com pista de caminhada e ciclovia, além de um elegante mirante e um jardim em estilo francês projetado em homenagem ao artista plástico Poty Lazzarotto.

Vale mencionar, que o espaço verde também conta com a presença de uma linda cascata, dois lagos e um túnel artificial de 45 metros de extensão o qual proporciona um passeio imperdível, que pode ser feito tanto por barco como a pé.

O Parque Tanguá é um lindo parque urbano situado em Curitiba que vem acompanhado de mirante e cascata

O Parque Tanguá é um lindo parque urbano situado em Curitiba que vem acompanhado de mirante e cascata. Fonte: Flickr

Veja também: Paisagismo: Entenda o Que é + 5 Dicas Sensacionais Para Usar em Seu Projeto

  1. Parque Farroupilha (Porto Alegre – RS)

Com mais de 37 mil hectares de área, o Parque Farroupilha conta com a presença de gramados extensos, jardins Alpino, Europeu e Oriental, além de 10 mil árvores como jacarandá e ipê-roxo. Além disso, o parque urbano abriga ainda 38 monumentos, sendo o Monumento ao Expedicionário o principal deles.

O espelho d’água e a fonte luminosa atraem os olhares de todos os visitantes e complementam a paisagem do parque urbano, tombado em 1997 como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre.

O Parque Farroupilha é um parque urbano localizado em Porto Alegre

O Parque Farroupilha é um parque urbano localizado em Porto Alegre. Fonte: André D‘Aguiar

Qual o maior parque urbano do mundo? 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o maior parque urbano do mundo não fica no exterior, mas sim dentro do próprio território brasileiro.

Inaugurado em 1978, em Brasília, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek (nome oficial do parque dado em homenagem a Sarah Kubitschek, ex-primeira-dama do Brasil), conhecido hoje como Parque da Cidade com 4 milhões e 200 mil metros quadrados, é considerado o maior parque urbano do mundo.

A estrutura grandiosa desse parque urbano conta com a presença de quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico, ciclovias, pistas de caminhada e áreas de patinação.

O Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo

O Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo. Fonte: Agência Brasil