Porcelanato Acetinado: Descubra Tudo Sobre Esse Revestimento Incrível

O porcelanato acetinado apresenta aparência e textura sedosa devido a um processo de escovação, conferindo menos brilho e mais naturalidade do que variantes como o esmaltado e o polido. 

Além de ter uma estética interessante que combina com vários estilos de decoração, o revestimento tem alta resistência, sendo adequado para áreas com derramamentos frequentes e alto tráfego, como cozinhas e banheiros. 

O porcelanato acetinado também é recomendado em ambientes com alto tráfego sem ficar manchado ou trincado.

Quer saber mais sobre as vantagens do porcelanato acetinado para o seu projeto? Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse material incrível. Acompanhe!

O que é porcelanato?

Nor Acetinado é um porcelanato acetinado indicado para diversos ambientes, como cozinhas, churrasqueiras e até fachadas – Foto: Ceusa

O porcelanato, originado na Itália na década de 1980 e produzido no Brasil desde 1995, é um revestimento cerâmico diferenciado, usado tanto em ambientes internos quanto externos. Suas principais características incluem resistência química, homogeneidade, durabilidade e baixa porosidade.

Feito de uma mistura de argila, areias, caulins e aditivos, ele se destaca pela maior resistência em comparação à cerâmica comum, além de cortes de acabamento superior e uniformidade das peças. 

York WH NAT é perfeito para conferir leveza a qualquer espaço – Foto: Portinari

Existem dois grupos principais de porcelanato: Toda Massa (ou técnico) e esmaltado. Dentro desses grupos, encontramos quatro tipos:

O que é um porcelanato acetinado?

Calacata Classico HD WH ACT simula a textura sofisticada do mármore italiano – Foto: Portinari

O porcelanato acetinado se destaca pelo seu aspecto natural e textura suave, proporcionando uma sensação de aconchego. 

Com uma baixa absorção de água de apenas 0,1%, é mais resistente que o porcelanato esmaltado, cuja absorção é de 0,5%. Frequentemente escolhido para banheiros, esse revestimento oferece durabilidade e segurança. 

Na paleta de cores, o porcelanato branco acetinado é popular em projetos devido à sensação de amplitude e leveza que confere, além de sua versatilidade decorativa, se adaptando facilmente a diferentes estilos e ambientes.

Onde usar porcelanato acetinado?

Wind acetinado pode ser aplicado em paredes internas, escadas e garagens – Foto: Ceusa

O porcelanato acetinado pode ser usado nas paredes, pisos e bancadas de qualquer ambiente, mas seu uso é mais comum em áreas molhadas como cozinha e banheiro.

Devido ao seu processo de fabricação, o porcelanato acetinado pode ter várias estampas, desde os padrões mais simples até as que reproduzem pedras, madeira e cimento. É um revestimento bastante versátil.

Na hora de se decidir pelo porcelanato acetinado, é importante considerar o fluxo de pessoas no ambiente. Por exemplo, se o espaço comercial é necessário verificar se não há opções que possam resistir ao maior tráfego.

No caso de áreas úmidas e com gordura, como banheiro e cozinha, o porcelanato acetinado é ideal porque sua limpeza é mais simples se comparada aos outros tipos de porcelanato.

Qual é a diferença entre porcelanato e cerâmica?

Revestimento acetinado Mondrian aplicado na parede atrás do vaso sanitário – Foto: Ceusa

A principal diferença entre a cerâmica e o porcelanato é a temperatura de queima durante a produção dos materiais. O piso cerâmico queima em torno de 850 ºC e o porcelanato por volta dos 1.250 ºC. 

Quanto maior a temperatura da combustão, mais resistente é a peça. É por isso que o porcelanato é o material mais indicado se a ideia é ter um piso resistente.

O que é o porcelanato acetinado retificado?

Abitare HD GR, aplicado no chão desta cozinha, é um porcelanato acetinado inspirado em árvores pinus das regiões serranas – Foto: Portinari

O porcelanato retificado tem bordas precisamente cortadas para um alinhamento perfeito e um encaixe quase imperceptível entre as placas. Essa característica minimiza a necessidade de rejunte, usando apenas cerca de 1,5 mm, tornando a linha de divisão entre as peças praticamente invisível. 

Isso cria uma sensação de continuidade visual, dando a impressão de que pisos ou paredes foram revestidos com uma única peça grande. Se busca um acabamento elegante e contínuo, o porcelanato retificado é uma excelente escolha.

Quais são as vantagens do porcelanato acetinado?

Loft DGR Bold pode ser usado em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio – Foto: Portinari

Agora que você já sabe o que é o porcelanato acetinado, é hora de conferir suas principais vantagens. Acompanhe! 

Como limpar porcelanato acetinado?

Use detergente neutro e água para limpar o porcelanato acetinado, evitando produtos ácidos ou abrasivos – Foto: Shutterstock

O piso acetinado é mais fácil de limpar do que os outros, porque não vem com camada de brilho por cima. Uma dica é esperar no mínimo 6 horas após a instalação para fazer a primeira limpeza no porcelanato acetinado. Descubra um passo-a-passo simples:

  1. Varrer a superfície: comece varrendo o porcelanato com uma vassoura de cerdas macias para remover a poeira e sujeira solta.
  2. Preparar a solução de limpeza: misture uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em cinco litros de água.
  3. Limpar com um pano úmido: molhe um pano na solução de limpeza que você preparou. Torça para retirar o excesso de água, deixando-o apenas úmido.
  4. Aplicar a solução: passe o pano úmido sobre o porcelanato acetinado, garantindo uma aplicação uniforme da solução de limpeza. Evite encharcar a superfície.
  5. Enxaguar (se necessário): se for indicado pelo fabricante do detergente, enxágue o porcelanato com um pano úmido apenas com água limpa para remover resíduos de sabão.
  6. Secar a superfície: finalize secando o porcelanato com um pano seco e limpo para evitar manchas ou marcas d’água.

E quando falamos sobre a limpeza do porcelanato acetinado, existem algumas situações específicas que podem acontecer no dia a dia. Veja como lidar com elas para manter o porcelanato acetinado sempre bonito:

Onde comprar porcelanato acetinado de qualidade? 

Porcelanato acetinado Romano aplicado no chão desta sala de jantar – Foto: Ceusa

Descubra na Viva Decora Shop uma seleção exclusiva de porcelanato acetinado das marcas Ceusa e Portinari, reconhecidas no mercado por sua excelência em design e sustentabilidade.

Desde os anos 1970, a Portinari tem se dedicado a criar ambientes acolhedores. Com revestimentos cerâmicos que evocam emoções, a marca é a única brasileira do setor com certificações de sustentabilidade como Floor Score e Indoor Air Quality, respeitando tanto a arte quanto o meio ambiente.

Pietra Di Savoie GR ACT é inspirada em Savoie, região histórica francesa, que é rica em belezas naturais – Foto: Portinari

Já a Ceusa, com seu espírito criativo e ousado, surpreende em cada projeto. A marca é conhecida por trazer alegria e autenticidade, misturando designs inovadores e detalhes pioneiros para criar ambientes inspiradores com porcelanatos acetinados de qualidade. 

Visite agora o marketplace da Viva Decora e encontre o porcelanato acetinado ideal para o seu projeto!