O que é 3DS Max: conheça prós, contras e mais 10 plugins para turbinar seu projeto

3ds-max-piscina

3ds max: piscina

Você sabe o que é 3Ds Max?

3DS Max é um software para criação de desenhos em 3 dimensões, os famosos 3Ds. Com o programa, o usuário modela, faz animações, renderização e cria visualizações em 3D.

Para se ter uma ideia de o que é o 3DS Max, basta ver seus resultados: cenas impressionantes e detalhadas com perfeição, projetos completos e cenários realísticos podem ser montados com o software.

Normalmente usado em confecção de games, o 3DS Max é uma poderosa ferramenta para a criação de cenas de vídeos, como filmes, comerciais e produção de vinhetas, além de qualquer projeto voltado para criação virtual.

Completo e tradicional, é um dos melhores na categoria de modelagem tridimensional. Implementações, melhorias e adaptação com plugins diversos o tornam o principal programa para profissionais envolvidos com trabalhos virtuais.

Por isso, se você trabalha com modelagem de projetos de arquitetura e design de interiores, pode ser bem interesante saber mais sobre o que é o 3DS Max e seus plugins. Imagina que incrível apresentar um vídeo do seu projeto em alta resolução?

Você conhece tudo que a tecnologia oferece em termos de apresentações para arquitetos e designers de interiores? Confiar estes posts de nosso blog:

Vantagens e desvantagens do 3DS Max

 

Um programa para profissionais da área de animação, renderização e composição, o 3DS MAX é um poderoso e consagrado software de produção e efeitos visuais em 3D, mas além das vantagens que vamos apresentar, há uma pequena desvantagem nessa grandiosa impressionante ferramenta, que falaremos logo a seguir.

Seus recursos vão desde de trazer plugins flexíveis para diferentes tipos de projetos, até o desenvolvimentos de plugins para 3DS Max customizados – em módulos internos: os scripts.

Software de ponta, seu custo elevado pode afastar os profissionais iniciantes. Por outro lado, as vantagens em conhecer o que é o 3DS Max e saber suas habilidades compensam o valor alto pago por ele.

Confira os principais pontos positivos e a desvantagem do programa:

Prós do 3DS Max:

 

  • Tecnologia avançada que permite aos usuários criarem o próprio plugin;
  • Tutoriais que ajudam o profissional a se inteirar de forma completa dos recursos do programa;
  • Dezenas de efeitos visuais variados e realísticos;
  • Controle e configurações de câmera, podendo gerenciar profundidade de campo, exposição, entre outras opções;
  • Alto padrão DPI;
  • Pesquisa instantânea via biblioteca.

Para usar um programa desse nível, uma boa máquina faz toda a diferença. Veja este posts com dicas de notebooks para arquitetos.

Contra:

 

  • Custa em torno de R$ 3.700 no plano anual.

Ainda não tem a verba para o 3DS Max? Veja nossa lista de programas de arquitetura online grátis ou confira mais 12 programas de arquitetura!

Confira 10 plugins do 3DS Max

 

Um plugin é um programa instalado no computador para atualizar ou adicionar recursos a programas maiores. No caso do 3DS Max, seus plugins turbinam as possibilidades de ferramentas e ajudam profissionais a tornarem seus projetos mais completos.

Há centenas de plugins para 3DS Max com o objetivos de melhorar projetos trazendo mais ferramentas e recursos para deixar os trabalhos feitos no software cada vez mais realistas.

Boa parte deles são pagos, mas há uma lista considerável de opções totalmente gratuitas.

Confira a lista abaixo de plugins para 3DS Max pagos e gratuitos:

 

  • Loop Regularizer (grátis): Reorganiza e aceita múltiplos loops, além de trabalhar com edge loops. Este vídeo (em inglês) mostra como usar:

  • Multi Texture Map (grátis): Traz diversas opções de texturas com controle de variações automáticas de cor, saturação e gamma. Roda com Vray, FinalRender e Brazil.
3ds-max-multitexture-map

3ds max: multitexture map

  • Floor Generator (grátis): Sua intenção está expressa no próprio nome. O Floor Generator é um plugin para gerar pisos no estilo tábuas (assoalhos), excelente para profissionais de arquitetura. Os pisos podem receber texturas diversas com o plugin citado acima, o Multi Texture Map.
3ds-max-floor-generator

3ds max: floor generator

  • Advanced Painter (grátis): Permite aplicar pinturas em objetos em superfícies, como grama, pedras ou qualquer outro item. Ao todo são 7 brushes.
3ds-max-advanced-painter

3ds max: advanced painter

  • TextTools (grátis): Pequeno utilitário para texturização e UV.
  • Forest Pack Pro (pago): Ideal para arquitetos, o plugin gera vegetação realista e viva. Vem com recursos variados, como tipo de plantas e outros voltados para animação de figuras. A versão gratuita, Forest Pack Lite, tem menos recursos, mas que podem cair como uma luva para projetos pequenos. Confira o vídeo (em inglês):

  • Rayfire (pago): Plugin unânime entre os usuários do 3DS Max por dar efeito de destruição de calçadas e construções em geral. A visualização é viva e impactante.
3ds-max-rayfire

3ds max: rayfire

  • Might Tiles (pago): Enquanto o anterior destrói, este é voltado para criação de superfícies. Constrói chão e paredes de tijolos, mosaicos, azulejos e demais alternativas que o profissional precisar.
3ds-max-mighty-tiles

3ds max: mighty tiles

  • Krakatoa (pago): Faz simulação de poeira, levanta diversos tipos de partículas pelo ar fazendo a maior bagunça na tela. É um dos simuladores mais utilizados da categoria. Inclui areia, fumaça, tinta, plasma, objetos sólidos e muito mais.
  • RealFlow (pago): Unanimidade em projetos de cinema, o RealFlow é especialista em simulação de fluidos, mas consegue trabalhar com gases e sólidos.Veja mais este vídeo impressionante:

Preparado para usar o melhor deste programa de animação em seus projetos?

Conhecer as últimas tecnologias para encantar clientes com apresentações espetaculares é fundamental para arquitetos e designers de interiores.

Mas você saber como divulgar seu nome, de sua marca e de seu escritório para gerar as oportunidades necessárias para usar todo seu talento em apresentações como essas?

Se você quer saber tudo sobre marketing para arquitetos e designers de interiores, não deixe de conhecer o site de cursos online Viva Decora PRO Academy, um espaço especializado na capacitação de designers de interiores e arquitetos nos segredos do marketing e da captação de clientes.