Arquitetura digital: o futuro que já chegou

arquitetura-virtual

arquitetura digital

A arquitetura digital é um conceito que veio para revolucionar a forma como se conduzem os projetos em todas as etapas de sua concepção, que incluem a criação, a estrutura e o design.

Hoje é possível integrar softwares e recursos inteligentes que facilitam a vida do arquiteto na rotina de trabalho e simplificam a compreensão da obra pelo cliente, que pode vivenciar o projeto de modo cada vez mais realista. Mesmo antes de se assentar o primeiro tijolo.

Por meio das plataformas digitais, o cliente tem a experiência de estar integrado ao projeto. O Google é pioneiro nesse tipo de ferramenta e disponibiliza diversos produtos que apresentam simulações. O panorama da arquitetura digital é cada vez mais amplo e um setor que tende a crescer a cada dia.

Nesta postagem você vai conhecer mais sobre arquitetura e projeto na era digital. Complemente a leitura com essas outras postagens de nosso blog:

Conceitos da arquitetura digital – convergência e imersão

 

É incrível como a tecnologia transformou a interação entre as pessoas (clientes) e empresas. A transparência proporcionada na apresentação dos trabalhos é um dos fatores que tornam o conceito da arquitetura digital algo de extrema relevância para os profissionais da área.

Os projetos manuais, além de lentos na execução, estavam mais propensos a falhas. Hoje é possível realizar testes que incluem a iluminação, estrutura, dimensão dos cômodos e combinações de revestimentos.

No design de interiores e decoração, a arquitetura digital é peça importante, pois como trata com detalhes, poder vivenciá-los com a realidade proporcionada pelos softwares é de grande ajuda.

O conceito de arquitetura digital na prática

 

arquitetura-virtual-mars-city

arquitetura digital: mars city

A empresa Kieran Timberlake, nos Estados Unidos, desde o ano de 2000, fez uma parceria com a NASA e institutos de inteligência americana para desenvolver uma cidade operária virtual em Marte.

O objetivo é criar uma metrópole e considerar os principais problemas enfrentados e as possíveis soluções, tais como geração de energia, construção de prédios e propiciar maior contato com a natureza.

Quer usar os programas mais sofisticados para arquitetura e projetos na era digital? Comece providenciando um equipamento de ponta, como um bom notebook para arquiteto.

Realidade virtual e as vantagens para arquitetos e clientes

 

arquitetura-digital-para-o-cliente

arquitetura digital para o cliente

A chegada da arquitetura digital trouxe fortes transformações, se compararmos com a realidade de 30 anos atrás, quando não existiam as ferramentas atuais. Os projetos de criação tridimensional, embora não seja mais uma novidade, integram novos recursos que são aprimorados a cada dia e essências para qualquer arquiteto.

Parecido com os óculos 3D, porém mais sofisticados em suas funções, esses dispositivos possibilitam não só a visualização da casa ou projeto, como a interação com os objetos do cenário. Esses recursos são bastante semelhantes aos jogos eletrônicos e úteis em todos os processos da criação arquitetônica, que vão da estrutura até os detalhes da decoração.

A ideia da realidade virtual na arquitetura é perfeita por conta do contato maior com os detalhes e a visão ampla e minuciosa de todo o projeto pelos clientes. É definitivamente o fim das maquetes elaboradas que levam tempo e são de difícil transporte, além de representar uma opção prática à decoração de imóveis físicos para atrair possíveis compradores em empreendimentos imobiliários.

Muitas vezes é complicado compreender exatamente qual o desejo do cliente para determinado espaço, principalmente quando o trabalho envolve decoração e riqueza em detalhes. Na arquitetura digital essa questão é facilmente solucionada, uma vez que o cliente pode visualizar na galeria virtual a disposição dos objetos, avaliar cores e revestimentos.

No lugar de ver o projeto já decorado, o cliente pode decorá-lo como quiser e em tempo real. A convergência tecnológica cresce e de forma rápida, até assustadora. Sabemos das inúmeras possibilidades geradas pelo smartphone e tudo isso encanta, sobretudo os amantes da tecnologia e da decoração.

Digitalização arquitetônica na comercialização de empreendimentos imobiliários

 

arquitetura-digital-empreendimento

arquitetura digital: empreendimento

As vantagens da arquitetura digital também são inúmeras para as construtoras, ajudando a diminuir recursos e tornar ágeis todos os processos, da concepção até a venda do imóvel.

Ao visitar um empreendimento, uma pessoa interessada em comprar um apartamento poderá se servir da realidade virtual para ver diversos modelos de imóveis decorados, sem a necessidade de que se monte um apartamento modelo para isso.

Isso pode acontecer até mesmo se o cliente visitar o escritório da construtora e conhecer diversos empreendimentos diferentes e seus ambientes decorados sem ter que se deslocar até esses locais.

Você conhece estas tecnologias?

Arquitetura digital e sua importância nas construções complexas

 

Um dos pioneiros da arquitetura digital, Frank Gehry, usou essa tecnologia para a construção da Beekman Tower, um prédio de 78 andares e mais de 900 apartamentos localizado em Manhattan. O Digital Project (software formatado por ele mesmo) foi usado na obra, além do gerenciamento BIM, primordial para a concretização do projeto com estrutura arquitetônica inovadora e complexa.

arquitetura-virtual-frank-gehry-beekman-tower

arquitetura digital: frank gehry beekman tower

Alguns pontos fortes dessa construção foram a redução de custos e a textura inusitada que reveste o arranha céu, considerado a torre mais alta de Nova York, depois do World Trade Center. Após o atentado 11 de setembro, o cuidado com a estrutura e a segurança foram questões muito bem avaliadas.

Exemplos de tecnologias digitais na arquitetura

 

BIM

 

Os softwares baseados na tecnologia BIM (Building Information Modeling) são um recurso que vem chamando atenção dos arquitetos no Brasil e no exterior já há algum tempo. Os trabalhos ricos em detalhes e que requerem mais esforço ficam sob a responsabilidade dos computadores, enquanto o arquiteto se preocupa em controlar o tempo para concretizar o projeto e em desenvolver todos os detalhes envolvidos na execução.

3D

 

arquitetura-virtual-3d

arquitetura digital: 3d

Os softwares em 3D permitem a criação com volumes e visualizações em vários ângulos. Através de algumas dessas dessas ferramentas é possível até quantificar o material a ser utilizado, incluindo tijolos, reboco e sua espessura, tinta e revestimento, de acordo com a dimensão exata da parede.

Além da estrutura da edificação, o arquiteto tem acesso ao orçamento e ao valor prévio a ser gasto na obra.

Portanto, a arquitetura digital não veio apenas para ajudar na criação e apresentação dos projetos, mas também facilita a administração das obras e o cálculo de orçamentos.

Você está preparado para tirar o máximo proveito dessas tecnologias? Veja mais algumas dicas de nosso blog e se certifique disso: